Com a previsão de vender mais de 15 mil pratos entre 16 opções no cardápio, o Cantina da Nonna, restaurante oficial do Festival Italiano de Nova Veneza – cidade que fica há 29 km de Goiânia – já está funcionando e realiza os preparativos do evento, que neste ano está em sua 19ª edição e será realizado entre os dias 5 e 8 de junho.
Um contingente de 250 pessoas estará no dia a dia da cozinha. E uma equipe de 30 pessoas já trabalha, desde o início de maio, nos cortes, temperos e porcionamento das 25 vacas adquiridas para o festival.
“Ao lado da carbonara, da polenta frita e da bolonhesa, a porpeta é um dos pratos mais pedidos, e precisamos nos antecipar muito para fazer as milhares de pelotas de carne”, explica a chef de cozinha e responsável pelo Cantina da Nonna, Vânia Alves.
Ela ainda antecipa o preparo 2,5 toneladas de frango. “As carnes são cortadas, temperadas, porcionadas e congeladas agora, pois não teríamos tempo hábil para desossar, moer e cozinhar as pelotas no dia. Todo o restante é fresco. O macarrão é cozido no dia e os molhos também preparados na hora”, explica Vânia Alves, cozinheira chefe da Cantina da Nonna.
Outra providência da cozinha é a seleção dos fornecedores e aquisição dos demais insumos, como fubá, macarrão, e contratação dos produtores locais para o fornecimento de hortaliças e frutas, como tomate e pequi.
“Neste início de maio já chegaram os 900 kg de fubá que solicitamos e estamos aguardando o macarrão que vem de um fornecedor exclusivo. Também vamos fazer 4 toneladas de tomate, que compramos aqui no estado e de pequi, ambos para os molhos, que são totalmente artesanais”, detalha a chef que frisa, ainda, que os molhos, assim como as carnes e o macarrão, são cozidos somente nos dias do festival.
O produtor rural Rodrigo Leles do Nascimento, ao lado do irmão Emanoel José Leles, produz tomate na região da cidade de Santa Bárbara é um dos fornecedores. Para ele, participar do festival, mesmo que de forma indireta, é gratificante. “Queremos contribuir para que o festival possa ser referência em gastronomia italiana”, diz ele, que vai entregar à organização cerca de 60kg de tomate cereja. “O lote foi plantado no mês de abril em estufas e será colhido na semana do evento”, explica.
Polenta frita
A coordenadora do Festival Italiano de Nova Veneza, Maria do Carmo Basílio, explica que, neste ano, precisou aumentar a quantidade de fubá, que é o ingrediente principal da polenta frita. “A polenta frita é a nossa batata frita. É um dos pratos que mais sai. No ano passado, o fubá acabou antes do festival terminar, no domingo, e teve gente que ficou sem. Então, para este ano, aumentamos a compra e adquirimos quase 1 tonelada. Vai ter para todo mundo”, brinca.
Depois do grande sucesso do prato criado no Festival Italiano do ano passado através de um concurso, o Rondelli Cremoso, a Cantina da Nonna prepara duas novidades para esta 19ª edição: um novo molho e uma sobremesa italiana.
“Após 18 edições, decidimos que era a hora de trazer uma sobremesa. Sobre o novo prato de macarrão, de sua autoria, a chef Vânia adianta, fazendo um pouco de segredo: “será um prato da alta gastronomia, à base de cogumelos frescos e filé”, diz.
Sobre o Festival
O 19º Festival Italiano de Nova Veneza será realizado entre os dias 5 e 8 de junho com o tema “Tradizione è la Nostra Storia” (Tradição é a Nossa História, em Português).
Gastronomia, danças típicas e música típica são atrações do evento que compõe o calendário cultural do Estado de Goiás. No ano passado, a cidade mais italiana de Goiás recebeu 130 mil pessoas nos quatro dias de festa, um recorde. A cidade fica a cerca de 29 quilômetros de Goiânia e pode ser acessada pelas rodovias GO-462 ou GO-222.
Serviço: 19º Festival Italiano de Nova Veneza
Quando: De 5 a 8 de junho
Onde: Praça Matriz de Nova Veneza
Entrada: Gratuita