De 18 a 21 de setembro (quinta-feira a domingo), o Festival do Boneco 2025 promoverá oficinas, espetáculos e rodas de teatro lambe-lambe em três cidades goianas: a capital Goiânia (dias 18 e 19/9) e as históricas Pirenópolis (20/9) e Cidade de Goiás (21/9).
O evento é produzido pela Bambolina Produções, com apoio da Cia de Teatro Nu Escuro e Oficina Cultural Geppetto conta com apoio institucional e realização do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2024 – Eventos Artísticos Calendarizados – do Ministério da Cultura, Governo Federal, iniciativa que tem garantido a manutenção de projetos relevantes em todo o país.
Neste ano, o Festival celebra a tradição e a inovação do teatro de bonecos em parceria com os artistas de uma forma teatral legitimamente brasileira, que é o Teatro de Lambe-Lambe, ampliando horizontes dessa linguagem intimista e poética, já reconhecida internacionalmente.
Programação em Goiânia: oficinas e estreia nacional
A abertura do Festival do Boneco 2025 acontece na quinta-feira (18/9), no Circo Lahetô, com a oficina Bonecos de Papel, ministrada por Izabela Nascente, às 14h.
Na sexta-feira (19/9), o público poderá mergulhar no universo lambe-lambe a partir das 19h, também no Circo Lahetô, com a apresentação de seis caixas cênicas intimistas: O ladrão de caixões (Radarani), O Mestre tocador (Gustavo Vale), O destino de Croquete (Bulacha), além de Carolina, Pastrana e Rosa, todas assinadas pela Cia Nu Escuro.
Logo em seguida, às 20h, o palco se abre para a atração nacional: o espetáculo “Circus – A Nova Tournée”, da Cia Circo de Bonecos, de Salto (SP), um clássico do teatro popular que promete arrancar gargalhadas e aplausos.
Pirenópolis: tradição e contemporaneidade
Já no dia 20 de setembro (sábado), as atividades se deslocam para o COEPI – Comunidade Educacional de Pirenópolis. Às 18h, mais uma roda de lambe-lambe reúne artistas de diferentes estados: Come-Come (Juliana Graziela, Cuiabá/MT), Pastrana e Julieta (Nu Escuro, Goiânia/GO), A Partida, Amor Título Provisório e Inalterável e Quinina (As Caixeiras Cia. de Bonecas, Brasília/DF).
Às 19h, a atriz e diretora Lia Motta, de Alto Paraíso de Goiás, apresenta “Eu Rio”, obra que transita entre o lirismo e a força cênica da oralidade popular.
Cidade de Goiás: encerramento na Praça do Coreto
O encerramento do Festival do Boneco 2025 será em clima de festa na Cidade de Goiás, em 21 de setembro, na Praça do Coreto. Às 16h, uma roda de lambe-lambe toma conta do espaço público com trabalhos de grupos de Goiânia, Anápolis e Cuiabá, entre eles Babi e o Umbigo, Babi e a Carroça e Babi e a Vilma, da Companhia de Teatro Pneuma (Anápolis/GO).
Às 17h, o público confere o espetáculo “Marieta, Benedito e o Boizinho”, da atriz e bonequeira Kely Rigodanzo, de Goiânia, que encerra o festival com a alegria e a musicalidade das tradições populares.
Encontro poético
De caixas cênicas que cabem nas mãos a grandes palcos tomados por bonecos, o Festival reafirma a potência da arte de animar. O teatro lambe-lambe, com sua intimidade e encantamento, se soma a espetáculos de maior formato, costurando memórias, rituais e humor.
“É um festival que valoriza a delicadeza do encontro entre artista e público, numa experiência que vai do micro ao grandioso. Mais que assistir, é viver a arte como quem abre uma janela para outro mundo”, destaca a direção do evento.
Serviço: Festival do Boneco 2025
Quando: 18 a 21 de setembro de 2025
Programação:
– 18/9 – 5ª feira – Goiânia
14h – Oficina bonecos de papel com Izabela Nascente
Local: Circo Lahetô (Av. H, esq. c/ 72 (Parque da Criança – Jardim Goiás, Goiânia)
– 19/9 – 6ª feira – Goiânia
19h – Roda de Teatro Lambe-lambe
Local: Circo Lahetô (Av. H, esq. c/ 72 (Parque da Criança – Jardim Goiás, Goiânia)
O ladrão de caixões – Radarani
O Mestre tocador – Gustavo Vale
O destino de Croquete – Bulacha
Carolina – Cia de Teatro Nu Escuro
Pastrana – Cia de Teatro Nu Escuro
Julieta – Cia de Teatro Nu Escuro
20h – CIRCUS A NOVA TOURNÉE – CIA CIRCO DE BONECOS: Salto/SP
Local: Circo Lahetô (Av. H, esq. c/ 72 (Parque da Criança – Jardim Goiás, Goiânia)
– 20/9 – sábado – Pirenópolis
18h – Roda de Teatro Lambe-lambe
Local: COEPI (R. do Carmo – Bairro do Carmo, Pirenópolis)
Come-Come – Juliana Graziela: Cuiabá/MT
Pastrana – Cia de Teatro Nu Escuro: Goiânia/GO
Julieta – Cia de Teatro Nu Escuro: Goiânia/GO
A Partida – As Caixeiras Cia. de Bonecas: Brasília/DF
Amor – Título Provisório e Inalterável: As Caixeiras Cia. de Bonecas: Brasília/DF
Quinina – As Caixeiras Cia. de Bonecas: Brasília/DF
19h – Eu Rio – Lia Motta: Alto Paraíso de Goiás/GO
Local: COEPI (R. do Carmo – Bairro do Carmo, Pirenópolis)
– 21/9 – domingo – Cidade de Goiás
16h – Roda de Teatro Lambe-lambe
Local: Praça do Coreto
O ladrão de caixões – Radarani: Goiânia/GO
O destino de Croquete – Bulacha: Goiânia/GO
Come-Come – Juliana Graziela: Cuiabá/MT
Babi e o umbigo – Companhia de Teatro Pneuma: Anápolis/GO
Babi e a carroça – Companhia de Teatro Pneuma: Anápolis/GO
Babi e a Vilma – Companhia de Teatro Pneuma: Anápolis/GO
17h – Marieta, Benedito e o Boizinho – Kely Rigodanzo: Goiânia/GO
Local: Praça do Coreto
Entrada: GFesratuita