O Festival das Minas, que acontece em Goiânia nos dias 8 e 9 de março, anunciou a cantora Maria Gadú como atração do evento que acontece no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O show será realizado no domingo (9/2), e os ingressos, que custam R$ 30 (até dia 25 de fevereiro), estão à venda. No dia 8, acontece o Talk das Minas, com palestras com mulheres empreendedoras e inspiradoras.
Nos dois dias, o Festival das Minas promete ser palco do maior encontro cultural dedicado às mulheres do Centro-Oeste. O evento celebra o Dia Internacional da Mulher com uma programação que une arte, cultura, diversidade e empreendedorismo, fortalecendo o protagonismo feminino em todas as suas formas.
Com três palcos dedicados a apresentações e debates, o festival reúne palestrantes, artistas e líderes de diversas áreas, vindas de todo o país.
Além de promover a inclusão e destacar a força das mulheres no cenário cultural e social, o evento cria um espaço de integração para instituições e grupos femininos, fortalecendo redes de apoio e oportunidades.
O público também poderá explorar áreas temáticas, como espaços dedicados às crianças, pets e literatura, além de participar de oficinas, palestras, desfiles, apresentações musicais e de dança.
Criado em 2018, o Movimento das Minas vem se consolidando como um dos projetos culturais mais relevantes da região. Para a edição de 2025, a expectativa é dobrar o número de empreendedoras participantes e atrair cerca de 10 mil visitantes, reforçando o papel do festival como um marco de transformação e valorização da mulher em Goiás.
Sobre Maria Gadú
Maria Gadú é cantora, compositora, musicista e também produtora. Lançou seu 1º álbum em 2009, ganhando espaço na mídia rapidamente, e tornando-se sucesso de crítica e de público. Em 2010 o show da turnê do álbum “Maria Gadú” ganhou versão ao vivo em CD e DVD.
Já em 2011, Gadú realizou uma turnê ao lado de Caetano Veloso, que culminou um registro ao vivo do CD e DVD “Caetano e Maria Gadú – Multishow ao Vivo”. No fim desse mesmo ano, a artista lançou seu 2º álbum de estúdio, o “Mais Uma Página”.
Em 2016 a artista lançou “Guelã”, seu 3º álbum de estúdio, que ganhou registro ao vivo (“Guelã ao Vivo”) em 2017 em CD e DVD.
Ao longo de sua trajetória, Gadú sempre dedicou-se a estudos sobre antropologia, sociologia e sobre a história Brasileira, e, após “Guelã ao Vivo”, intensificou suas pesquisas e seu ativismo pelas causas indígena, LGBTQIA+, feminista, anti-racista.
Toda a vivência decorrente desses estudos, trouxe à tona a faixa “Mundo Líquido”. O single e seu videoclipe foram gravados no Rio Negro, coração da Amazônia Brasileira, e propõem uma viagem de volta ao berço de um povo, o reconhecimento de sons, cores e símbolos que são a matriz do Brasil.
De março de 2019 a setembro de 2021 Gadú trabalhou na produção do álbum “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, seu 4º álbum de estúdio.
Com informações do perfil de Maria Gadú no Spotify.
Serviço: Festival das Minas | Goiânia
Quando: 8 e 9 de março
Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer
Ingressos: Show Maria Gadú – R$ 30 (até 25 de fevereiro)