Um dos maiores clássicos da dramaturgia mundial, “Romeu e Julieta”, ganha nova vida, novo ritmo e nova alma em “E[cs]xtas[y]e – Uma história de Romeu e Julieta”, espetáculo do Fábrica Grupo de Teatro, que reestreia em Goiânia com ingressos gratuitos nos dias 23, 24 e 25 de abril, no Centro Cultural UFG.
A produção, que marca o retorno do Fábrica após um hiato de oito anos, conta com recursos do Programa Goyazes da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, apoio da Meglio Interiores e patrocínio da Ionix.
Nesta terceira remontagem pelo Fábrica, o grupo convida o público a uma jornada sensorial, onde o amor é cantado, vivido e interpretado por três Romeus e três Julietas, simultaneamente. Uma metáfora poética sobre o tempo e a intensidade dos sentimentos — da paixão que arrebata à cumplicidade que atravessa décadas. O espetáculo tem interpretação em Libras.
“Ainda tínhamos muito a dizer com essa obra”, afirma o diretor e dramaturgo Wellington Dias, veterano das artes cênicas e um dos fundadores do Fábrica. “Nesta versão, todas as músicas são em português, com destaque para compositores goianos. E isso muda tudo — aprofunda a identificação, fortalece a emoção.”
Ópera Rock regional, vídeo mapping e figurino gótico
A trilha sonora promete emocionar o público e os próprios artistas. “Tudo está lindo! As músicas foram cuidadosamente escolhidas para nos emocionar profundamente. Como atriz e cantora, me sinto tocada em cada momento do espetáculo. Tenho certeza que muitas pessoas vão cantar junto com a gente!”, aposta Clara Couteiro.
O espetáculo é uma ópera-rock, embalada por sucessos do rock, do pop e da MPB. “O amor é o nosso combustível, e o palco, o nosso altar”, define o ator Marcelo di Castro, um dos Romeus da montagem. “Mostramos o amor nascente, o amor que escolhe ficar e o amor que nunca morre.”
A cenografia e vídeo mapping de Paulinho Pessoa mistura tradição italiana com elementos contemporâneos: cubos, plataformas e correntes transformam o palco em um grande relicário de paixões humanas. Os figurinos, assinados por Layon Berigo, misturam o estilo elizabetano com a rebeldia do século XXI — uma fusão de blue jeans gótico, rendas e atitude rock’n’roll.
Acessibilidade: Versão para pessoas autistas e interpretação em Libras
O espetáculo faz questão de ser inclusivo: todas as sessões da primeira temporada contam com interpretação em LIBRAS, e uma versão exclusiva para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) será apresentada em agosto.
Nesta edição especial, luz âmbar, música acústica e ausência de cenas de conflito garantem o conforto e a participação de todos. “É um presente poder dirigir essa versão”, celebra a bailarina e especialista no tema, Manu Marinho.
Gabriela Colorida, a “ama” das Julietas, emociona-se ao falar sobre a importância do projeto: “Estamos contando essa história sob o olhar da nossa geração, com nossas dores, nossas lutas e nossa esperança no amor. A arte é eterna, como o amor que ela representa.”
Seviço: E[cs]xtas[y]e – Uma história de Romeu e Julieta | Fábrica Grupo de Teatro
Quando: 23, 24 e 25 de abril
Onde: Centro Cultural UFG – Goiânia
Ingressos: Gratuitos | Retirada pelo Sympla
Acessibilidade: Sessões com intérprete de LIBRAS
Mais informações: www.instagram.com/agencialumieira