Estudantes da Escola do Futuro em Artes Basileu França participam do 4º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre (FIDPOA). A competição, que entrou para a lista das mais importantes do país, acontece entre os dias 25 e 31 de agosto, na capital gaúcha.
O FIDPOA, idealizado pela bailarina Carlla Bublitz, tem o objetivo de celebrar e promover a dança na América Latina. Além disso, o festival é uma oportunidade para os bailarinos e as bailarinas vivenciarem a dança através do compartilhamento de experiências.
Neste ano, o Basileu França retorna ao festival com uma delegação formada por 55 dançarinos, com idades entre 12 e 27 anos, divididos nas categorias Júnior, Sênior e Avançado. Durante a competição, os estudantes vão ser avaliados por suas performances em vários estilos, desde o Ballet Clássico, Dança Contemporânea, até estilo Livre. As coreografias preparadas para o 4º FIDPOA contemplam variações solo, de repertório, em dupla e conjunto.
Desde a primeira edição do festival, os estudantes do Basileu França vêm se destacando e alcançando lugares nos pódios da competição, além de receberem bolsas de estudos para formação no Brasil e no exterior. Em 2023, os dançarinos voltaram para casa com a marca de 25 prêmios, além do título de melhor grupo de Dança do FIDPOA pela terceira vez, tornando a Escola invicta nessa categoria.
Além da mostra competitiva, os estudantes do Escola do Futuro em Artes vão ter a oportunidade de participar de rodas de conversas com profissionais renomados da área, participar de oficinas, masterclasses e workshops. Os estudantes vão, ainda, apresentar uma performance na cerimônia de encerramento no domingo (31/08), a convite da organização do festival.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade de ensino profissionalizante do governo de Goiás, em Goiânia, ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).
Serviço: Basileu França participa do 4º Festival Internacional de Dança de Porto Alegre
Quando: De 25 a 31 de agosto
Onde: Teatro do Bourbon Country – Porto Alegre (RS)