A Escola de Artes Visuais (EAV), em Goiânia, está com inscrições abertas para o curso gratuito “Cinema Latino-Americano, uma fronteira cultural com ‘Los Hermanos’”, conduzido pelo professor e pesquisador Francisco Javier Lillo Biagetti. Com duração de oito horas, a atividade oferece uma análise aprofundada sobre os processos históricos, políticos e sociais dos países latino-americanos refletidos em suas produções cinematográficas ao longo do século XX e início do XXI.
Serão oferecidas 20 vagas gratuitas para a atividade na unidade da Secretaria de Estado da Cultura, que acontecerá no dia 21 de outubro, terça-feira, das 18h às 21h.
A inscrição pode ser feita até o dia 20. O curso é destinado a todos os interessados em conhecer os contextos histórico e sociopolítico que influenciam e são reproduzidos na cinematografia latino-americana.
Para se inscrever, é necessário enviar e-mail para ccom@goias.gov.br com nome completo, nome do curso no assunto da mensagem, e-mail e telefone. É permitida inscrição a partir de 16 anos, desde que feita pelos pais/responsáveis, que devem enviar também seus dados pessoais junto da inscrição do menor. A seleção é feita por ordem de chegada dos e-mails!
Conteúdo programático
A proposta é explorar o cinema como instrumento de registro audiovisual de gerações, revelando sonhos, ilusões e decepções vividas em diferentes contextos. Desde seu surgimento, o cinema latino-americano tem desempenhado papel fundamental na difusão de ideais políticos, na denúncia de violações aos direitos humanos e na construção de narrativas que desafiam fronteiras ideológicas e culturais.
A partir da década de 1990, com o enfraquecimento das grandes ideologias, o cinema passou a buscar novas linguagens para enfrentar os desafios da globalização e promover o diálogo entre os povos do continente.
O professor
Francisco Javier Lillo Biagetti é licenciado em Educação pela Universidade de Tarapacá de Arica (Chile) e em Letras: Português e Espanhol pela UNISEB. Mestre em Ciências Sociais com especialidade em Comunicação Social pela Universidade Arcis (Santiago, Chile).
É professor de Ciências Sociais e de Espanhol e desenvolve um trabalho dedicado à integração do cinema à educação. Desenvolveu um trabalho junto ao Ministério de Cultura do Chile para o desenvolvimento de Cineclubes nos colégios e oficinas de Análise Cinematográfica para professores.
Em Goiânia, realiza oficinas de Audiovisuais em colégios particulares e públicos, participou de oficinas no Festival PerroLoco da UFG e realizou a curadoria nas duas mostras de cinema chileno realizadas no Cine Ouro; também foi curador do Acreúna Festival Internacional de Cinema e da Mostra de Cinema Goiano no Chile (2018). Membro fundador da União de Cineclubes de Goiânia e de Une Chile Goiás.
Serviço: Curso Cinema Latino-Americano, uma fronteira cultural com “Los Hermanos” | Escola de Artes Visuais
Data e horário: 21/10 (terça-feira) | 18h às 21h
Ministrante: Francisco Javier Lillo Biagetti
Carga horária: 8 horas cronológicas
Onde: Escola de Artes Visuais – Centro Cultural Octo Marques (Edifício Parthenon Center, Rua 4, nº 515, Centro, (mezanino – entrada pela rua 7)
Inscrições: Enviar e-mail para ccom@goias.gov.br
Entrada: Gratuita