A designer goiana Eleonora Hsiung estreou na New York Fashion Week (NYFW) com acessórios flutuantes, em um desfile realizado no último sábado (8/2) no icônico Sony Hall, em plena Times Square. Ao lado da estilista Bel Zaiden, da marca Kennzai, a coleção Frame of Freedom, na maior semana de moda do mundo.
Referendada por sua criatividade, o Atelier Eleonora Hsiung foi a única marca de acessórios brasileira a participar desta edição da NYFW. Para o debut em Nova Iorque, ela propôs um desafio à gravidade, com acessórios que a artista considera “um manifesto criativo, no qual arte, liberdade e criatividade se encontraram na passarela”.
“Decidimos mostrar uma visão diferente de Isaac Newton, o pai da física moderna, apostando numa linguagem arquitetônica aliado à estética fluida da Kennzai e ao nosso DNA ousado e inconformista”, comenta ela, que produziu a nova coleção em seu atelier em Goiânia (GO), ao longo dos últimos 35 dias.
A coleção Frame of Freedom, que está disponível no site da marca, foi inspirada na obra da artista do Azerbaijão, Aida Mahmudova, especialmente na exposição Room With A View e no conceito de ‘liminality’, que questionam o espaço e a liberdade ao explorar os estados de transição e transformação.
“Fazer parte de uma narrativa tão rica foi uma oportunidade de absorver duas fontes criativas: o trabalho de Bel Zaiden e o universo reflexivo de Aida Mahmudova”, diz.
Eleonora Hsiung explica que o conceito de ‘liminality’ — termo cunhado pelo antropólogo Van Gennep para descrever momentos de transição entre espaços — se tornou a força norteadora dessa nova produção, que explora os estados de transformação e liberdade.
“O resultado são peças que dialogam diretamente com a essência da Kennzai e com a coleção Frame of Freedom. Essa abordagem permitiu ao Atelier Eleonora Hsiung criar peças autorais, que utilizam materiais e formas que conectam arquitetura, moda e poesia visual”, explica.
Mais sobre Eleonora Hsiung
Defensora de que os acessórios trazem identidade e autenticidade para as mulheres e podem ser os elementos principais para compor um visual, a designer Eleonora Hsiung tem se destacado, desde 2010, por design inconformista e excelência artesanal na concepção de seus acessórios
As peças já adornaram personalidades como Gisele Bündchen, Iggy Pop, Ivete Sangalo, Walério Araújo, Costanza Pascolato e Anitta e, atualmente, fazem parte do visual da personagem Leona, interpretada pela atriz Mariana Ximenes, na novela Mania de Você, da Rede Globo.
Em desfiles nacionais, o atelier já colaborou com marcas e estilistas nacionais de renome como Melissa, Acquastudio, Helô Rocha, Walério Araújo, Juliana Jabour e Lenny Niemeyer.
Para ela, o desfile na NYFW consolida a relevância do design contemporâneo brasileiro, projetando os talentos nacionais para o mundo. “O trabalho da Bel Zaiden foi impecável e surpreendente. Criar acessórios inovadores para compor os visuais fluídos da Kennzai foi um momento especial em nossa trajetória e é uma demonstração do poder transformador da criatividade, na qual arte, moda e design inovador se encontram”.
Ela afirma que a coleção de estreia da Kennzai na NYFW foi um manifesto criativo, que celebra a independência feminina e o poder da expressão individual.
A designer acredita que a colaboração com o atelier Eleonora Hsiung acrescentou uma dimensão simbólica e sofisticada às criações, explorando o equilíbrio entre forma, função e emoção. Para a designer, o desfile em Nova York não foi apenas uma oportunidade de visibilidade, mas uma celebração do design autoral brasileiro, de sua capacidade de desafiar normas e de seu compromisso com a inovação.