Em 2024, o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, será feriado nacional pela primeira vez em todo o Brasil. E na data, a Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult Goiás) preparou uma programação cultural diversificada, com atividades em Goiânia que destacam a importância da cultura africana e afro-brasileira.
Na Vila Cultural Cora Coralina o público poderá conferir a exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas, que será inaugurada no dia 20, com a Coleção África, composta por 390 peças. Com curadoria de Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garci, a mostra traz máscaras, estatuetas e objetos rituais que refletem a rica influência africana na formação da cultura brasileira.
A Biblioteca Estadual Pio Vargas, localizada no Centro Cultural Marieta Telles, na Praça Cívica, destaca-se com uma estante literária temática, com sugestões de leitura de autores negros que ajudam a aprofundar o conhecimento sobre a história e a cultura afro-brasileira.
Já no próximo fim de semana (dias 20 e 21/11), às 20h, o Teatro Goiânia será palco do espetáculo “Contos de Cativeiro”, encenado pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural. A peça, narrada por um contador de histórias, retrata a jornada do povo negro brasileiro desde a diáspora africana, oferecendo uma reflexão profunda sobre a luta e a resistência ao longo dos séculos.
Confira a programação completa da Secult Goiás no Dia da Consciência Negra
– Teatro Goiânia
Espetáculo “Contos de Cativeiro”
Data: Quarta e quinta-feira (dias 20 e 21/11), às 20h
Ingressos: De R$ 20 a R$ 40
Vendas: sympla.com.br
– Vila Cultural Cora Coralina
Exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas
Inauguração: Quarta-feira (20/11), às 19h
Visitação: Até 6/01/2025, de segunda a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
– Biblioteca Estadual Pio Vargas
Espaço para leitura com sugestões de autores negros
Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada gratuita