Durante o período de férias e de festas de fim de ano cresce consideravelmente o número do abandono de animais nas ruas, em Goiânia e em cidades do interior de Goiás. Diante desse cenário, foi lançado oficialmente a campanha Dezembro Verde 2025, reforçando o compromisso com a conscientização, prevenção e combate ao abandono de animais.
A iniciativa é da Comissão Especial de Direito Animal da OAB-GO, em parceria com o Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil de Goiás (GPA – 1a DRP) e com a Gerência de Projetos e Bem-Estar Animal (GPBEA) da AMMA.
O slogan escolhido para este ano sintetiza a urgência da causa: “Dezembro não é só festa. É o mês de vestir o verde da responsabilidade. Abandono é fechar a porta para quem só tem você.”
“Animais não sobrevivem sozinhos na rua. Eles passam fome, frio, violência, adoecem e entram em profundo sofrimento emocional. Abandonar é uma escolha cruel e egoísta”, afirma presidente da Comissão Especial de Direito Animal da OAB-GO, Pauliane Rodrigues.
Adoção é para a vida inteira: responsabilidade de 10 a 20 anos
Pauliane reforça que a adoção responsável é fundamental para prevenir o abandono. “Um animal pode viver até 20 anos. Ele vai adoecer, envelhecer e exigir cuidados contínuos. Antes de adotar, é preciso refletir: você tem condições emocionais e financeiras? Vai incluí-lo na sua rotina mesmo em viagens, mudanças ou separações? Adotar é um ato de amor e responsabilidade.”
E a ausência de programas contínuos de castração contribui diretamente para o aumento da população de animais em situação de rua e para riscos à saúde pública, como a disseminação de zoonoses. A ampliação dessas políticas é essencial para o enfrentamento do problema.
“O abandono é uma das formas mais cruéis de maus-tratos. É crime contra a vida. Precisamos de uma sociedade mais consciente, que reconheça os animais como seres sencientes, capazes de sentir dor, medo e amor. Quem abandona, mata. Quem protege, salva vidas”, reforça.
O delegado do GPA, Cláudio Antônio da Silva Domingos, complementa: “recolher animais da rua e abandoná-los em clínicas veterinárias ou propriedades privadas também é crime.”
O Grupo tem, inclusive, um mascote: o Inspetor Chocolate, acolhido após ser encontrado abandonado — símbolo da importância do trabalho de proteção animal.
A GPBEA, reestruturada em 2025, atua para fortalecer políticas públicas voltadas ao cuidado, saúde e qualidade de vida dos animais no município.
Como denunciar
Para denunciar o abandono de animais é fundamental documentar com fotos, vídeos ou testemunhas sempre que possível. A Polícia Civil, por meio do GPA (Grupo de Proteção Animal), o Ministério Público e as delegacias comuns recebem denúncias.
Nas clínicas veterinárias, é essencial preencher corretamente os dados do tutor para responsabilização em casos de abandono.
Canais para denúncia em Goiás: Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA): 153; Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema): (62) 3201-2780; e Grupo GPA – Goiânia: (62) 3201-2350.












