O Centro Cultural UFG (CCUFG), em Goiânia, recebe desde o dia 5 de agosto de 2025 a exposição Deslocar-se na penumbra, primeira mostra individual do artista Matheus Pires. A mostra reúne obras produzidas entre 2019 e 2025, entre desenhos, vídeos, fotografias, objetos e instalações, resultantes de uma poética construída a partir da caminhada como método de escuta e forma de ativar o espaço.
Graduado pela Faculdade de Artes Visuais da UFG e mestre em Artes pela Universidade de Brasília, Matheus retorna à UFG com uma pesquisa sensível que articula arte, política, paisagem e linguagem. Sua prática parte da errância e do deslocamento como gesto estético e político, explorando geografias diversas, do Setor Jaó à Sachsenhausen, de Rio Verde ao monte Ararat.
“Essa exposição é uma caminhada sobre o risco. Sobre o que não foi dito, sobre o que custa ou mesmo não pode ser representado. Ela nos convida a andar devagar, como quem atravessa um terreno instável. Os trabalhos de Matheus se tornam imagens que tensionam símbolos, questionam o poder e friccionam discursos.”, afirma o curador Paulo Duarte-Feitoza.
Selecionada por edital público, a exposição reafirma o compromisso do CCUFG com práticas artísticas que dialogam com a pesquisa, a extensão universitária e as urgências do presente.
Segundo Matheus Pires “O deslocamento, físico e geográfico, pode ser tomado como uma estratégia de desedentarização do pensamento, de desestabilização do ponto de vista, um modo de repensar as relações entre os elementos do mundo, em uma prática inventiva de pura atividade e imaginação política.”
Ainda segundo o artista, em sua prática, “a experiência reiterada de atravessamento de um espaço é um método de desvelamento de suas tessituras, uma busca de um tempo da experiência que permita o acesso às suas camadas, sejam elas históricas, arquitetônicas e urbanísticas, memórias, ideológicas, cotidianas, relacionais ou simbólicas. O espaço não é dado; ele aparece quando se presentifica para nós, quando nos interroga. Ao ser extraído de sua dimensão banal, procuro respondê-lo com a formulação de novas indagações.”
Ao ocupar as galerias do CCUFG, Deslocar-se na penumbra afirma a força da arte como forma de escuta e reinvenção do mundo.
A exposição integra a programação de artes visuais do Centro Cultural UFG, espaço público comprometido com o pensamento artístico e curatorial como forma de pesquisa, extensão e diálogo com os múltiplos territórios que atravessam a cidade e a universidade.
Serviço: Exposição Deslocar-se na penumbra, de Matheus Pires | Centro Cultural UFG
Quando: Até 20 de setembro de 2025
Onde: Centro Cultural UFG – Avenida Universitária, nº 1.533, Setor Leste Universitário
Horário de visitação: Terça a sexta, das 10h às 18h | Sábados, das 9h às 13h
Entrada: Gratuita
Curadoria: Paulo Duarte-Feitoza
Classificação indicativa: livre
Informações: @centroculturalufg ou https://centrocultural.ufg.br/