Balada para Raposo Tenório, western em animação que resgata parte da história goiana e tocantinense, é um dos curtas selecionados para a tradicional mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” que, neste ano, será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 5 de março, no CineX, no subsolo do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
Na 16ª edição da mostra “O Amor, a Morte e as Paixões”, Balada para Raposo Tenório poderá ser conferida no dia 25 de fevereiro, às 17h. Além dele, outros seis curtas integram uma espécie de mostra paralela, que terá entrada gratuita.
A obra roteirizada e dirigida por Samuel Peregrino participou recentemente de dois festivais internacionais: o First-Time Filmmaker Sessions Volume 4, na Inglaterra, e o Moonlight Short Film Fest, na Itália. Neste último, o filme, que contou com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, ganhou menção honrosa.
Balada para Raposo Tenório é baseado em um acontecimento verídico, que teve como cenário um antigo arraial fundado pelo bandeirante Antônio Sanches no Estado do Tocantins. A trama se desenvolve próxima ao Ribeirão Matança, onde nativos da tribo Xerente organizaram um ataque surpresa contra os garimpeiros que trabalhavam na região.
“O curta desconstroi o olhar romantizado sobre a colonização, trazendo uma visão mais crua sobre os conflitos entre indígenas e os faiscadores de ouro”, explica Samuel, ao informar que o filme também fomenta reflexões sobre ecologia e preservação ambiental.
A película é reflexo de uma pesquisa apurada, que incluiu obras como Bom Jesus do Pontal, de Eli Brasiliense, e História de Goiás, de Luís Moraes Palacin e Maria Augusta Santana.
Mais sobre o curta
No dia 14 de março, o curta goiano, que conta com a participação do ator tocantinense Nival Correia, desembarca no Cine Cultura de Palmas para a 5ª edição do Telas em Cena, projeto liderado pelo Instituto Cultural e Social do Tocantins (ISTO).
Samuel Peregrino irá participar de uma discussão sobre roteiro e direção de curtas-metragens, oportunidade em que falará também sobre o panorama do cinema independente no Brasil.