O Coro Sinfônico de Goiânia apresenta, nesta quarta-feira (26/2), às 20 h, o concerto “Série Grandes Compositores”. Sob regência de Ângelo Dias, o repertório traz obras dos compositores Amy Beach, Lili Boulanger e Franz Schubert. O concerto acontece no Centro Cultural da UFG, na capital, e a entrada é gratuita até a lotação do espaço, não sendo preciso retirar ingresso antecipadamente.
O repertório inclui obras de períodos distintos da história da música, e também remonta um cenário de compositoras contemporâneas, evidenciando a inovação e a contribuição feminina na música.
Também explora músicas para coro e piano, a cappella, ora apenas vozes tenores e baixo e em outras obras a formação alterna para apenas sopranos e altos.
As peças de Amy Beach propõem novas perspectivas sobre a relação entre silêncio e som, enquanto a obra de Lili Boulanger, nascida em 1893 em Paris em uma família de músicos, reflete sua experiência de vida marcada por problemas de saúde, como tuberculose e pneumonia, que a acompanharam até sua precoce morte em 1918.
Para a abertura do concerto, o Coro interpretará cinco peças vocais do compositor austríaco Franz Schubert: An die Sonne, Gondelfahrer, La pastorella, Chor der Engel e Des Tages Weihe.
Coro Sinfônico de Goiânia
Fundado em outubro de 1999, o Coro Sinfônico de Goiânia é parte da Orquestra Sinfônica de Goiânia, mantida pela prefeitura. Composto por cantores profissionais, seu repertório é amplo, abrangendo desde obras corais a cappella até as grandes obras corais-sinfônicas, buscando sempre valorizar a literatura coral brasileira, ao lado do repertório internacional.
A missão difundir e promover a música coral na capital goiana, realizando apresentações em teatros, escolas, igrejas, entre outros. Ao longo de sua trajetória, o coro colaborou com diversas orquestras, sendo conduzido por renomados maestros como Isaac Karabtchevsky, Abel Rocha, Neil Thomson, Benoît Fromanger, Fabio Zanon, dentre outros.