O prazo de inscrições para o concurso de fotografia “100 anos do Art Déco” foi prorrogado até o dia 18 de julho. Realizado pela Elysium Sociedade Cultural em parceria com a Prefeitura de Goiânia, a iniciativa agora conta com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que irá oferecer prêmios aos três primeiros colocados.
O projeto celebra o centenário do movimento que marcou a arquitetura moderna e é amplamente representado em edifícios da capital goiana.
A proposta é reunir um acervo fotográfico que revele o estilo e sua influência na construção estética e cultural do país. O autor da melhor fotografia receberá um iPad 11, o segundo colocado será contemplado com um vale-compras de R$ 2 mil em uma loja de tecnologia, e o terceiro lugar ganhará um kit audiovisual com microfones de lapela, LED RGB, rebatedor e tripé portátil.
Para o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, fomentar iniciativas culturais como essa é fundamental para o cooperativismo, que tem entre seus princípios o interesse pela comunidade.
“Tudo que é importante para a comunidade será importante para nós. O movimento Art Déco é uma das manifestações mais presentes na história de nossa cidade e agregará muito valor ao movimento cooperativo”, destaca o presidente ao lembrar que a participação da OCB no projeto faz parte das ações em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela ONU em 2025.
Aberta a fotógrafos profissionais, amadores e interessados no tema, a seleção busca imagens autorais que registrem elementos do Art Déco em fachadas, objetos ou detalhes urbanos do Brasil.
Para se inscrever é necessário preencher o formulário online, disponível em elysium.org.br/centenario-artdeco. O concurso é gratuito e é permitido o envio de até três fotos por participante, com imagens coloridas ou em preto e branco. As imagens selecionadas integrarão uma exposição coletiva, prevista para os próximos meses.
Mais sobre a Elysium Sociedade Cultural
Com sede em Goiânia, a Elysium Sociedade Cultural é reconhecida por sua abordagem multiartística. O grupo se tornou uma referência nacional na execução de projetos voltados à dinamização e à restauração de bens culturais, que promovem a salvaguarda de construções imponentes, como o Jockey Club de São Paulo ou o Palacete Tira-Chapéu, em Salvador.
Serviço: Concurso de fotografia “100 anos do Art Déco”
Inscrições: Até o dia 18 de julho (gratuita)