O Coletivo Onã fará seu lançamento público na neste sábado (20/9), às 19h, na Praça Universitária, em Goiânia. A atividade marca a chegada de um novo espaço cultural e político formado por jovens, artistas, professores e trabalhadores comprometidos com a luta contra o racismo e a intolerância religiosa, e com a valorização da cultura afro-brasileira.
O Onã nasce como desdobramento do Terreiro Morada do Cruzeiro, espaço de Umbanda e Candomblé que, desde sua fundação, convive com ataques e resistências. Segundo os organizadores, a experiência de dor e de luta diante da intolerância religiosa levou à criação do coletivo, que se organiza para afirmar a dignidade dos povos de terreiro e construir caminhos de transformação social.
“Onã” significa caminho. E para o coletivo, caminho é também Exu: senhor das encruzilhadas, princípio do movimento e guardião das escolhas. É nessa energia que o Onã se propõe a transformar encruzilhadas em territórios de criação, denúncia e afirmação da vida.
Durante o lançamento, o Coletivo Onã irá apresentar sua identidade visual, seus princípios e compromissos de atuação: afirmar a centralidade da cultura afro-brasileira, combater o racismo e a intolerância, promover a educação como ferramenta de transformação, utilizar a arte como denúncia e mobilização, e unir juventude e ancestralidade em um mesmo projeto coletivo.
Logo após a atividade de lançamento, às 20h, haverá uma gira do Terreiro Morada do Cruzeiro, em louvor a Exu e Pomba Gira, realizada no mesmo local. O momento reforça a conexão entre fé, cultura e luta que fundamenta a caminhada do coletivo.
Serviço: Lançamento público do Coletivo Onã | Goiânia
Quando: Sábado (20/9)
Horário: A partir das 19h | 20h – Gira em louvor a Exu e Pomba Gira, com o Terreiro Morada do Cruzeiro
Onde: Praça Universitária
Entrada: Gratuita