Mais do que simples lanchonetes, os pit dogs são símbolos da identidade cultural e social de Goiânia, inclusive sendo reconhecidos oficialmente como patrimônio cultural da cidade. Para movimentar a capital, entre os dias 8 de maio e 1º de junho, será realizado o Circuito X, um Festival de pit dogs com uma programação com diversos participantes, oficinas e música.
O festival será dividido em dois momentos, com destaque para a Arena X, que abre oficialmente o evento, de 9 a 11 de maio, na Praça das Artes, no Jardim Goiás. O espaço irá reunir 20 expositores vendendo exclusivamente os sanduíches inscritos no Circuito X, além de oficinas gastronômicas promovidas pelo Senac e shows gratuitos em uma estrutura completa para todos os gostos.
A Arena X, ponto alto e de largada do evento, tem a presença da Cozinha Itinerante do Senac, equipada com estrutura profissional para receber chefs renomados e convidados especiais. As oficinas abordarão temas como preparo de molhos, técnicas para proteínas, montagem de sanduíches e panificação, com foco em qualificação, inovação e criatividade, sem abrir mão da tradição.
“O objetivo é capacitar o público participante, oferecendo acesso a novos conhecimentos e tendências gastronômicas. Para os empresários, especialmente os que atuam no tradicional setor dos pitdogs, a ideia é estimular a inovação sem perder a essência e a identidade cultural dessa tradição, que é patrimônio da nossa cidade”, afirma o coordenador de Gastronomia do Senac Goiás, Márcio Zago.
A Arena também contará com uma programação musical promovida pelo Sesc Goiás: banda Versário e DJ Múcio na sexta (9/5); DJ Dudax e Danilo Guedes no sábado (10/5); e banda Venosa com DJ Bruno no domingo (11/5). Lembrando que, todas as atividades do Festival são gratuitas e abertas ao público.
Após a abertura com a Arena X, o festival segue com o Circuito X, que se estende até o dia 1º de junho nos pitdogs participantes espalhados por toda Goiânia. Cada lanchonete inscrita vai oferecer um x-salada exclusivom feito especialmente para o evento, obrigatoriamente com receita tradicional, reforçando a valorização das raízes da cidade. Hambúrgueres artesanais não serão aceitos.
Segundo os organizadores, o festival foi planejado para acontecer no mesmo período da Pecuária de Goiânia, ampliando sua visibilidade e atraindo visitantes de outras cidades.
As inscrições para os pitdogs interessados em participar do Circuito X seguem abertas até o dia 10 de abril, com gratuidade para associados ao Sindipit-dog. O cadastro pode ser feito por meio do link enviado nos grupos oficiais de associados ou presencialmente na sede do Sindipitdog, na Fecomércio.
O Festival Circuito X é realizado pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás — instituição integrante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
“O pitdog é um patrimônio afetivo e gastronômico preservado ao longo de gerações. Ao realizarmos esse evento, estamos reconhecendo o valor da cultura popular e também estimulando o empreendedorismo local, a inovação e a formação profissional”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro.
“Estamos promovendo um encontro entre a tradição e a formação profissional, celebrando as raízes e o sabor goiano, ao mesmo tempo em que ajudamos os empreendedores a se reinventarem com qualidade e originalidade”, reforça o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim.
Serviço: Circuito X – Festival de pitdogs em Goiânia
Quando: De 8 de maio a 1º de junho de 2025, em diversos pit dogs de Goiânia
Arena X – de 9 a 11 de maio, na Praça das Artes – Jardim Goiás
Circuito X – nos pitdogs participantes, por toda a cidade, de 12 de maio a 1ª de junho