Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Cineclube Maria Grampinho tem 2 lançamentos no projeto Cinemas Negros no Feminino

Sessões celebram os quatro anos do Sertão Negro com estreias e rodas de conversa nos dias 24 e 26 de abril, em Goiânia

by Redação
Publicado em 23/04/2025 às 19:01
Cineclube Maria Grampinho tem 2 lançamentos no projeto Cinemas Negros no Feminino

Cena do curta “Manifesto Afro Cultivo”, de Suellem Horácio, que será exibido no dia 24 de abril, às 18h | Foto: Divulgação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

No mês em que o Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes completa quatro anos de atuação em Goiânia, o espaço celebra sua trajetória com uma programação potente e afetiva. Nos dias 24 e 26 de abril, o Cineclube Maria Grampinho, um dos principais projetos da instituição, promove duas sessões especiais com filmes dirigidos por mulheres negras, dentro do projeto Cinemas Negros no Feminino: afeto e pertencimento além das telas.

A iniciativa conta com apoio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e propõe experiências cinematográficas seguidas de rodas de conversa com as diretoras e convidadas.

LEIA TAMBÉM

Confira o funcionamento dos espaços da Secult Goiás no feriado da fundação da cidade de Goiás

Confira o funcionamento dos espaços da Secult Goiás no feriado da fundação da cidade de Goiás

Cia Corpo na Contramão apresenta “Dangerosíssima Viagem” no Orum Aiyê Quilombo Cultural e no Esparta Arte e Cultura

Cia Corpo na Contramão apresenta “Dangerosíssima Viagem” no Orum Aiyê Quilombo Cultural e no Esparta Arte e Cultura

Os filmes selecionados marcam a estreia de Suellem Horácio e Daya Gomes na direção audiovisual.. Assim como tantas mulheres negras no país, as duas cineastas têm encontrado na linguagem cinematográfica uma ferramenta de expressão, pertencimento e resistência. 

Com curadoria da professora e pesquisadora Ceiça Ferreira, idealizadora do cineclube, e da cineasta Edileuza Penha de Souza, o projeto destaca  obras que mobilizam estéticas negras, saberes ancestrais e narrativas afetivas. 

As sessões integram o projeto “Cinemas Negros no Feminino: afeto e pertencimento além das telas”, que busca valorizar o trabalho de realizadoras negras e estimular reflexões sobre os modos de fazer e de olhar o cinema a partir de epistemologias negras. Além das exibições, o projeto prevê a publicação de um livro com entrevistas, artigos e relatos de processos criativos de cineastas negras brasileiras, previsto para o segundo semestre de 2025.

“As produções realizadas por mulheres negras têm revelado novas formas de narrar o mundo, por meio de olhares atentos à ancestralidade, ao território, ao cotidiano e à experiência. Este projeto é também uma ação de formação de público e de valorização de um cinema que nos contempla em nossas múltiplas existências”, ressalta Edileuza Penha de Souza.

Na tela: identidade, memória e corpo em movimento

Abrindo a programação, no dia 24 de abril (quinta-feira), às 18h, será exibido o curta “Manifesto Afro Cultivo”, de Suellem Horácio. A obra investiga os trançados afro como símbolos de identidade e resistência, conectando-os a cinco símbolos Adinkras – sistema gráfico oriundo do povo Akan, da África Ocidental.

Com uma proposta estética afrofuturista, o filme entrelaça performance, espiritualidade e arte visual. Após a sessão, Suellem conversa com o público ao lado da trancista e empreendedora cultural Dan, idealizadora do salão Afro Dan e referência em beleza afro-brasileira.

No dia 26 de abril (sábado), às 17h, será a vez do documentário “Ancestrais do Futuro – Uma narrativa sobre mulheres negras que dançam”, de Daya Gomes. A obra acompanha as trajetórias de três bailarinas negras – Luciana Caetano (GO), Gal Martins (SP) e Talyene Melônio (MA) mostrando suas trajetórias, subjetividades e experiências. Após a exibição do filme, a diretora compartilha seu processo de criação numa conversa com a professora e artista da dança Renata Kabilaewatala. 

O projeto tem realização  do Sertão Negro e da Sebastiana Mídias e Produções, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio do Cineclube Maria Grampinho. Desde sua criação, o projeto Cinemas Negros no Feminino reafirma o compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira e com a promoção da diversidade no cenário audiovisual nacional.

Cultura, afeto e território

Fundado em 2021 pelo artista visual Dalton Paula e por Ceiça Ferreira, o Sertão Negro se consolidou como referência em arte negra no Centro-Oeste. Localizado no Setor Shangri-la, região norte de Goiânia, o espaço oferece residências artísticas, aulas de capoeira, cerâmica, gravura e as sessões do Cineclube Maria Grampinho.

Também desenvolve projetos de gestão socioambiental e eventos que celebram a cultura afro-brasileira em suas múltiplas expressões.

“É uma alegria ver o Sertão Negro completar quatro anos reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das artes negras em Goiânia. E o projeto ‘Cinemas Negros no Feminino’ é parte fundamental dessa construção. São produções que nos atravessam, nos convocam a sentir e pensar sobre outras possibilidades de existir, de fazer cinema e de ocupar os espaços culturais”, destaca Ceiça Ferreira.

Sobre o Cineclube Maria Grampinho

Inspirado por Maria da Purificação, conhecida como Maria Grampinho, uma personagem histórica da Cidade de Goiás que carregava consigo histórias e sonhos, o Cineclube Maria Grampinho foi fundado e é dirigido pela pesquisadora Ceiça Ferreira. Dedicado à exibição e discussão de filmes dirigidos ou protagonizados por pessoas negras, o cineclube visa visibilizar e incentivar a criação de novas narrativas no audiovisual brasileiro.

A curadoria é realizada por meio dos projetos “Tela Preta” e “Cartografias do Audiovisual Negro Brasileiro”, coordenados por Ceiça no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Desde maio de 2022, o cineclube promove sessões mensais gratuitas aos sábados, seguidas de debates ou rodas de conversa com cineastas e estudiosos dos temas abordados. Além de ser um espaço educativo sem fins lucrativos, o Cineclube Maria Grampinho visa à democratização da cultura e oferece uma opção de lazer na região norte de Goiânia.

 

Serviço: Cinemas Negros no Feminino: afeto e pertencimento além das telas

Quando: 24 e 26 de abril (Quinta-feira e sábado)

Programação: 

– Sessão 1 – Quinta-feira, 24 de abril | 18h

Lançamento do filme: “Manifesto Afro Cultivo” (Dir. Suellem Horácio, GO, 2025)

Convidadas para roda de conversa: Suellem Horácio e Dan (Afro Dan | Beleza Afro)

– Sessão 2 – Sábado, 26 de abril | 17h

Lançamento do filme: “Ancestrais do Futuro – Uma narrativa sobre mulheres negras que dançam” (Dir. Daya Gomes, GO, 2025)

Convidadas para roda de conversa: Daya Gomes e Renata Kabilaewatala 

Onde: Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes | Rua Goiazes, quadra P, lote 9 – Loteamento Shangri-la

Entrada: Gratuita

Tags: ‘Cinemas Negros no Femininoaproveite a cidadeCineclube Maria Grampinhogoiâniagoiássertão negro

Notícias relacionadas

Exposição Caelestis ocupa Vila Cultural Cora Coralina a partir de agosto
Goiânia

Exposição Caelestis ocupa Vila Cultural Cora Coralina a partir de agosto

A partir do dia 1º de agosto, a Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, recebe a exposição Caelestis, fruto do projeto Senac Fashion School, que reúne 12 esculturas...

Read moreDetails
Jorgelina Forero conduz workshop de dança circular em Goiânia
Goiânia

Jorgelina Forero conduz workshop de dança circular em Goiânia

Goiás receberá a focalizadora de danças circulares Jorgelina Forero pela primeira vez neste final de semana. De sexta-feira (25/7) até domingo (27/7), ela estará em Goiânia para conduzir o quinto...

Read moreDetails
Economia em Goiás é a 3ª que mais cresce no Brasil
Goiânia

Economia em Goiás é a 3ª que mais cresce no Brasil

A economia em Goiás foi a terceira com maior crescimento no país na variação acumulada no ano, de janeiro a maio de 2025, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional...

Read moreDetails
MotoGP divulga calendário de 2026 e confirma data de corrida em Goiânia
Goiânia

MotoGP divulga calendário de 2026 e confirma data da corrida em Goiânia

A organização da MotoGP divulgou, nesta quarta-feira (24/7), o calendário oficial do Mundial de Motovelocidade para 2026. O GP do Brasil, que será realizado em Goiânia, acontece entre os dias...

Read moreDetails
Com goiana Maria Paula Marini, filme “Um Lobo entre os Cisnes”, que estreia em todo o Brasil
Goiânia

Com goiana Maria Paula Marini, filme “Um Lobo entre os Cisnes”, que estreia em todo o Brasil

Estreia nesta quinta-feira (25/7), nos cinemas de todo o Brasil, o filme “Um Lobo entre os Cisnes”, dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, e com a atriz goiana Maria...

Read moreDetails
Trecho da Avenida 24 de Outubro passa a ter sentido único a partir desta quinta-feira (24/7)
Goiânia

Trecho da Avenida 24 de Outubro passa a ter sentido único a partir desta quinta-feira (24/7)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), deu início, na noite da quarta-feira (23/7), à mudança de sentido na Avenida 24 de Outubro, no...

Read moreDetails
Cine Cultura estreia 3 filmes e promove sessões gratuitas na última semana das férias
Goiânia

Cine Cultura estreia 3 filmes e promove sessões gratuitas na última semana das férias

O Cine Cultura, no Centro de Goiânia, tem nesta semana, entre os dias 24 e 30 de julho, a estreia de três filmes inéditos e sessões especiais com entrada gratuita....

Read moreDetails
Concurso de Fotografia Art Déco de Goiânia recebe mais de 500 inscrições
Goiânia

Concurso de Fotografia Art Déco de Goiânia recebe mais de 500 inscrições

O Concurso de Fotografia Art Déco, realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e em parceria com a Elysium Sociedade Cultural, recebeu mais de 500...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados