Valorizar o cinema de mulheres feito em Goiás é o objetivo da próxima sessão do Cineclube da Luluzinha, nesta segunda-feira (26/5), na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. Serão exibidos três curtas-metragens da diretora paraibana Pattrícia de Aquino: “Rasga Mortalha”, “Joana” e “Concha”. A atividade é gratuita e contará com um debate sobre os filmes e suas temáticas ao final da sessão.
O Cineclube da Luluzinha propõe um espaço de exibição, formação e debates na área do audiovisual produzido por mulheres, ou seja, todos os filmes exibidos devem ter, necessariamente, pelo menos, uma mulher no núcleo duro de produtores (direção, produção executiva e/ou roteiro).
Todas as sessões do projeto são gratuitas. A iniciativa conta com apoio da Política Nacional de Apoio à Cultura Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Sinopses
“Rasga Mortalha” – Inspirado na lenda popular, o filme acompanha Seu Arlindo, um senhor do interior do Brasil que, ao ouvir rumores e os chamados de uma coruja agourenta, passa a acreditar que o animal é responsável por mortes na região. Determinado a proteger a comunidade, ele decide capturar a ave.
“Joana” – A trama apresenta Joana, uma jovem mulher presa a um relacionamento abusivo. Diante de um dilema doloroso, ela precisa decidir entre fugir para salvar sua própria vida ou voltar para proteger sua filha, correndo o risco de ser morta.
“Concha” – O filme aborda a finitude da vida e os reencontros inesperados. Amália e Daniel, separados há 45 anos, se encontram novamente para dar continuidade a uma história interrompida na juventude, desafiando o tempo e suas marcas.
Sobre a diretora
Pattrícia de Aquino possui mais de 20 anos de trajetória na arte e no audiovisual. É atriz, diretora, roteirista, dramaturga, professora de teatro e preparadora de elenco, pós-graduanda em Cinema e Linguagem Audiovisual pela UCB e bacharel em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desde 2001, atua em espetáculos teatrais, produções cinematográficas e ministrou oficinas de roteiro, criação de personagens, atuação e teatro.
No audiovisual, participou de diversas produções paraibanas e de séries como “Amazônia – de Galvez a Chico Mendes” (2007, TV Globo) e “Cangaço Novo” (2021, Amazon Prime Vídeo). Sua obra se destaca pela abordagem de temas sociais, ficção e memória, consolidando sua identidade como diretora e roteirista.
Serviço: Sessão de curtas no Cineclube da Luluzinha | Goiânia
Quando: segunda-feira (26/5)
Horário: 19h
Onde: Sala Multimídias João Bennio – Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia
Entrada: Gratuita