A cineasta e jornalista goiana Bia Carvalho lança neste mês de outubro o documentário Salta, chica!, produzido em Cuba durante o primeiro semestre de 2025.
O curta-metragem é resultado do mestrado em Cinema Documental da Escuela Internacional de Cine y TV de San Antônio de Los Baños e foi realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura(Pnab), operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
O filme estreia na segunda-feira (20/10), às 19h, na sede do Ipeartes, unidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Alto Paraíso de Goiás, e segue para a Casa Candeia Espaço de Cultura, em Cavalcante, na quinta-feira (23/10). Ambas as exibições têm entrada gratuita e serão seguidas por roda de conversa sobre o processo criativo e os bastidores da produção.
Gravado em Havana, Salta, chica! acompanha o cotidiano de adolescentes que vivem e treinam na Escola Nacional de Voleibol de Cuba, onde se preparam para se tornarem atletas profissionais. Entre treinos intensos, vida escolar e descobertas da juventude, as meninas enfrentam o desafio de equilibrar a disciplina esportiva com as transformações da puberdade.
“Mesmo longe de casa e em condições desafiadoras, essas meninas estão cheias de vida e de sonhos. Elas amam o esporte e cuidam umas das outras”, destaca Bia Carvalho.
Da Chapada dos Veadeiros a Cuba
A motivação para o projeto nasceu da relação pessoal de Bia Carvalho com o voleibol e da admiração pela trajetória da seleção feminina cubana. Durante as filmagens, ela teve a oportunidade de conhecer grandes nomes do esporte, como Mireya Luis, Regla Torres e Yumilka Ruiz, hoje treinadoras da nova geração de atletas cubanas.
Natural de Pires do Rio (GO) e moradora de Alto Paraíso de Goiás há oito anos, Bianca Carvalho atua na Chapada dos Veadeiros com projetos que integram comunicação, cultura, educação e saberes socioambientais.
Como retorno à comunidade, a cineasta realizará ainda neste ano a Oficina de Cinema Documental na Escola do Vão de Almas, no território Kalunga, voltada a jovens e adolescentes do quilombo. A proposta é ensinar técnicas de roteiro e gravação com câmeras e celulares. “Quero compartilhar o que aprendi e inspirar os jovens a contarem histórias reais da sua comunidade”, afirma Bianca.
Assista ao trailer: https://youtu.be/-tXl86mVwVE
Serviço: Estreia do documentário Salta, chica! – de Bia Carvalho
Local e horário:
20/10, às 19h – Sede do Ipeartes/Seduc-GO, Alto Paraíso de Goiás
23/10, às 19h – Casa Candeia Espaço de Cultura, Cavalcante
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: 12 anos