O Cine Cultura, no Centro de Goiânia, terá na programação desta semana a estreia do longa sul-coreano Uma Família Normal, além de uma sessão dupla com os filmes franceses Alegoria Urbana e Não Sou Eu, que entram em cartaz na quinta-feira (8/5). A sala também terá lançamento de curtas goianos com sessões gratuitas no sábado (10/5).
Aclamado em seu país de origem, Uma Família Normal chega ao circuito trazendo uma história envolvente e atual, prometendo emocionar o público. O longa se junta à sessão dupla composta pelas produções Alegoria Urbana (Allégorie Citadine, 21 min), de Alice Rohrwacher e JR, e Não Sou Eu (C’est pas moi, 42 min), de Leos Carax.
Alegoria Urbana parte da célebre alegoria da caverna de Platão para construir uma fábula contemporânea sobre liberdade e descoberta, imaginando o que aconteceria se o prisioneiro libertado fosse uma criança de sete anos. O filme foi exibido no Festival de Veneza e é uma colaboração entre a cineasta italiana Alice Rohrwacher e o artista visual JR.
Já Não Sou Eu, criado a convite do Centro Pompidou, é um mergulho poético e reflexivo na carreira do diretor francês Leos Carax. O filme revisita seus 40 anos de filmografia e os entrelaça com as transformações culturais e políticas das últimas décadas.
Como parte da valorização do cinema regional, no sábado (10/05), a entrada será gratuita em toda a programação. Às 14h, haverá o lançamento de curtas-metragens goianos, seguido, a partir das 16h, da 2ª edição da Kino Mostra, com sessões especiais e encontros com realizadores locais.
No dia 14 de maio, o Cine Cultura realiza a Sessão Iluminar: Shinya Tsukamoto e o cinema contemporâneo japonês, com debate sobre a obra do diretor conduzido por Rodrigo Cássio (UFG), Thiago Rabelo e Fabrício Cordeiro. O encontro propõe uma reflexão sobre a estética radical de Tsukamoto, seus temas recorrentes, como o corpo, a tecnologia e a alienação urbana, e sua influência na cinematografia japonesa e mundial.
Também seguem em exibição na sala os longas Homem com H, de Esmir Filho; Pequenas Coisas Como Estas, dirigido por Tim Mielants; Oeste Outra Vez, de Érico Rassi; Cidade dos Sonhos, de David Lynch; e Uma Família Normal, do cineasta Jin-Ho Hur.|
O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica, com sessões diárias. O valor do ingresso é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com pagamento em dinheiro ou via PIX. Às segundas-feiras, todos pagam meia.
Programação do Cine Cultura de 8 a 14 de maio
Dia 8/5 – Quinta-feira
15h – Oeste Outra Vez (14 anos)
17h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu (16 anos)
18h45 – Cidade Dos Sonhos (16 anos)
Dia 9/5 – Sexta-feira
15h – Pequenas Coisas Como Estas (12 anos)
17h – Uma Família Normal (16 anos)
19h20 – Homem Com H (16 anos)
Dia 10/5 – Sábado
14h – Lançamento de curtas goianos: Porto Das Antas e No Território da Rainha (12 anos)
16h – 2ª Kino Mostra – Sessão Mulheres na Direção
19h – 2ª Kino Mostra – Sessão competitiva de curtas goianos
21h – 2ª Kino Mostra – Premiação
Dia 11/5 – Domingo
15h – Alegoria Urbana + Não Sou Eu (16 anos)
16h30 – Cidade Dos Sonhos (16 anos)
19h20 – Homem Com H (16 anos)
Dia 12/5 – Segunda-feira
14h – Oeste Outra Vez (14 anos)
16h – Pequenas Coisas Como Estas (12 anos)
18h15 – Alegoria Urbana + Não Sou Eu (16 anos)
19h40 – Uma Família Normal (16 anos)
Dia 13/5 – Terça-feira
14h30 – Uma Família Normal (16 anos)
17h – Oeste Outra Vez (14 anos)
19h – Homem Com H (16 anos)
Dia 14/5 – Quarta-feira
14h – Sessão Iluminar: Shinya Tsukamoto e o cinema contemporâneo japonês – análise dos filmes de Tsukamoto pelo professor Rodrigo Cássio (UFG), pelo crítico e pesquisador Thiago Rabelo e pelo curador Fabrício Cordeiro
17h – Uma Família Normal (16 anos)
19h20 – Homem Com H (16 anos)