O Cine Cultura, no Centro de Goiânia, tem uma programação diversificada nesta semana, com três estreias que dialogam com temas universais como o afeto, o fim da vida e as transformações sociais, além de sessões gratuitas que celebram o cinema goiano e o Dia dos Pais.
Uma das novidades é “Uma Bela Vida”, novo longa do premia do diretor Costa-Gavras, vencedor do Oscar e da Palma de Ouro. Selecionado para o Festival de San Sebastian, o filme apresenta diálogos entre um médico e um filósofo sobre medicina paliativa e o fim da vida, em uma abordagem ao mesmo tempo, sensível, crítica e bem-humorada. O elenco conta ainda com participação especial da atriz Charlotte Rampling.
O cinema brasileiro também ganha espaço com o retorno às telas de “Iracema – Uma Transa Amazônica”, clássico de Jorge Bodanzky, agora em versão remasterizada em 4K. Produzido nos anos 1970, o filme segue atual ao abordar, em formato de road movie, temas como exploração humana, devastação da Amazônia e os impactos do poder e da ganância.
Já o delicado “Estranho Caminho”, de Guto Parente, vencedor do Festival de Tribeca em 2023, embora tenha sido lançado nos cinemas em agosto de 2024, o Cine Cultura não pôde exibi-lo devido à reforma da sala.
A trama acompanha o reencontro entre pai e filho durante uma pandemia fictícia, numa tocante homenagem à memória, ao afeto e ao amor pelo cinema. A estreia acontece em agosto, no mês em que se comemora o Dia dos Pais, tornando o momento ainda mais simbólico.
Lançamento
Além das estreias comerciais, o Cine Cultura promove, na quinta-feira (7/8), às 19h30, o lançamento de dois curtas-metragens goianos com entrada gratuita. Dirigidas por Felipe Pitombo, as animações “Jinga” e “Olhos Castos” unem poesia e temas sociais como ancestralidade africana, infância, racismo estrutural, empoderamento e resistência.
Produzidas pelo Pitombo Studio, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), as obras destacam a força da animação goiana.
“Jinga” conta a história de uma menina que enfrenta o racismo e se reconecta com sua ancestralidade por meio de um colar herdado da avó. Já “Olhos Castos”, inspirado na poesia de Leodegária de Jesus, é uma narrativa sem diálogos sobre os reflexos da infância na vida adulta.
O Cine Cultura fica no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica. Ingressos para sessões pagas são vendidos na bilheteria, com pagamento em dinheiro ou Pix. A bilheteria abre 30 minutos antes das sessões em dias úteis e uma hora antes nos fins de semana e feriados. Sessões gratuitas são indicadas na programação.
Confira as sessões do Cine Cultura de 7 a 13 de agosto
– Dia 7/8 – Quinta-feira
15h – Estranho Caminho (14 anos)
17h – Uma Bela Vida (14 anos)
19h30 – Lançamento de curtas goianos: Jinga (14 min, livre), Olhos Castos (09 min,
livre, Passageiro do Brasil (22 min, 14 anos)
– Dia 8/8 – Sexta-feira
14h – Cazuza, Boas Novas (14 anos)
15h45 – Uma Bela Vida (14 anos)
17h45 – Dreams (14 anos)
19h50 – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
– Dia 9/8 – Sábado
14h – Clássico surpresa de Dia dos Pais: um clássico da década de 1940 (10 anos)
16h30 – Estranho Caminho (14 anos)
18h30 – Cloud – Nuvem De Vingança (16 anos)
– Dia 10/8 – Domingo
15h – Uma Bela Vida (14 anos)
17h – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
1h – Dreams (14 anos) – última sessão
– Dia 11/8 – Segunda-feira
14h – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
15h50 – Estranho Caminho (14 anos)
17h45 – Um Lobo Entre Os Cisnes (12 anos)
20h – Uma Bela Vida (14 anos)
– Dia 12/8 – Terça-feira
14h – Um Lobo Entre os Cisnes (12 anos)
16h15 – Uma Bela Vida (14 anos)
18h15 – Cazuza, Boas Novas (14 anos)
20h – Cloud – Nuvem De Vingança (16 anos)
– Dia 13/8 – Quarta-feira
14h – Cloud – Nuvem De Vingança (16 anos)
16h20 – Iracema – Uma Transa Amazônica (16 anos)
18h10 – Estranho Caminho (14 anos)
20h – Cazuza, Boas Novas (14 anos)