Estão abertas as inscrições para a oficina de “Introdução ao Teatro de Animação”, da Cia Nu Escuro, com a atriz, diretora, pesquisadora e bonequeira Izabela Nascente. Os encontros serão nos dias 9, 10 e 11 de outubro (quinta, sexta e sábado), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Oficina Cultural Geppetto, em Goiânia. As inscrições são gratuitas e o formulário de inscrição está disponível no perfil do Instagram da Companhia.
A atividade faz parte do ciclo de oficinas formativas realizada pela Cia de Teatro Nu Escuro, que é uma das etapas do seu projeto de manutenção 2025, contemplado pelo Edital nº 16/2024 – Fomento à Manutenção Continuada de Grupos e Companhias Artísticas (PNAB/Lei Aldir Blanc).
As atividades reúnem artistas e diretores de destaque nacional, propondo encontros de troca de experiências, aprimoramento técnico e reflexão sobre o fazer teatral.
Oficinas abertas ao público
Entre as atividades oferecidas, duas oficinas contam com inscrições abertas ao público interessado:
Introdução ao Teatro de Animação, com Izabela Nascente, atriz, bonequeira e diretora da Cia Nu Escuro, que apresenta um mergulho criativo no universo dos bonecos, objetos e formas animadas em cena.
Oficina com Adriana Brito e Eliana Santos, atrizes e professoras da companhia, que compartilham experiências de formação em teatro e processos de criação coletiva.
Intercâmbios com nomes de referência nacional
A programação também contempla encontros exclusivos para profissionais goianos convidados pela Cia Nu Escuro, promovendo um intercâmbio direto com referências do teatro nacional:
Márcio Marciano, dramaturgo e diretor, fundador da Companhia do Latão (São Paulo) e do Coletivo Alfenim (João Pessoa), reconhecido por obras que aliam crítica social e pesquisa estética.
Tânia Farias, atriz da Tribo de Atuadores Ói Nois Aqui Traveiz (Porto Alegre), que se destaca pelo trabalho em teatro de rua, ações comunitárias e protagonismo feminino em cena.
Henrique Fontes, diretor, ator e dramaturgo do Grupo Carmin (Natal), autor de peças como A Invenção do Nordeste, referência no diálogo entre identidade regional e crítica social.
Todas essas oficinas são exclusivas reforçam a proposta de formação e qualificação da cena local, fortalecendo vínculos entre artistas goianos e nomes de destaque do teatro brasileiro.
Sobre o projeto
Com 29 anos de trajetória, a Cia de Teatro Nu Escuro é referência nacional na criação e circulação de espetáculos, unindo pesquisa estética, crítica social e diálogo com o público.
Em 2025, a companhia realiza um projeto de manutenção que contempla temporadas de repertório, circulação pelo interior de Goiás, oficinas formativas, a reestreia de O Alienista e ações estruturantes de gestão, acessibilidade, preparação corporal e musical, além da digitalização de acervo e reformulação do site.
Todas as atividades são gratuitas e contam com o apoio do Governo Federal, Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria de Cultura do Estado de Goiás e Governo de Goiás.
Serviço: Ciclo de Oficinas – Projeto de Manutenção Nu Escuro 2025
Quando: 4 e 5/10 – Márcio Marciano (Coletivo de Teatro Alfenim – PB) | 09h às 12h e 14h às 17h – inscrições fechadas para artistas convidados.
9 a 11/10 – Introdução ao Teatro de Animação – Izabela Nascente (Nu Escuro – GO) | 20 vagas – inscrições: @ciadeteatronuescuro
1º e 2/11 – Tânia Farias (Ói Nois Aqui Traveiz – RS) | 09h às 12h e 14h às 17h – inscrições fechadas para artistas convidados.
9 e 10/11 – Jogos Teatrais – Adriana Brito e Eliana Santos (Nu Escuro – GO) | 08h às 13h, inscrições: @ciadeteatronuescuro
15 e 16/11 – Henrique Fontes (Grupo Carmin – RN) | 15/11 (15h às 18h e 19h às 22h) | 16/11 (09h às 12h e 14h às 17h) – inscrições fechadas para artistas convidados.
Onde: Oficina Cultural Geppetto – Rua 1013, Quadra 39, Lote 11, nº 467 – Setor Pedro Ludovico
Entrada: Gratuita