Nesse fim de ano, a Cia de Teatro Sala 3 dá início às apresentações das três tragédias rurais de Federico Garcia Lorca, no Teatro Goiânia Ouro, no Centro da capital. Nos dias 15 e 16 de novembro, a companhia vai apresentar o espetáculo “A Casa de Bernarda Alba”. A sessão no sábado (15/11) será às 21h, e no domingo (16/11), às 15h e às 20h. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados.
Nos dias 1 e 2 de dezembro, a companhia dirigida por Altair de Sousa leva aos palcos uma das obras mais famosas do autor espanhol: “Bodas de Sangue”. Na segunda-feira (1º/12), a sessão é às 21h, e na terça-feira (2/12), às 14h30 e às 20h. A entrada também é gratuita.
As entradas estão disponíveis na plataforma Sympla e podem ser acessados pelo link da bio do Instagram da companhia: @ciadeteatrosala3. As apresentações integram o projeto de manutenção da Companhia, contemplado pelo Edital de Manutenção de Grupos e Companhias Artísticas (Lei Aldir Blanc 2024).
Em janeiro, a companhia finaliza a trilogia com a apresentação do espetáculo “Yerma”. As obras fazem parte da trilogia rural, escrita por Lorca na década de 30.
“Nestes trabalhos, o autor espanhol denuncia uma sociedade que se degradava pelo peso de ideias e tradições antigas, arraigadas em uma moral primitiva. O trágico aí é justamente o surgimento de forças de renovação e revolta que enfrentam a obediência e os cânones impostos à mulher”, comenta o diretor Altair Sousa.
A Casa de Bernarda Alma
A montagem de “A Casa de Bernarda Alma” estreou em outubro de 2017 e tem a proposta de questionar, através dos corpos e das vozes das mulheres, os valores morais e éticos de uma sociedade presa à tradição. A obra foi escrita pelo poeta trinta dias antes de sua morte, assassinado por forças do governo espanhol, em 19 de agosto de 1936, durante a Guerra Civil Espanhola.
Bernarda Alba é uma matriarca dominadora que mantém as quatro filhas, sob vigilância implacável, transformando a casa onde vivem em um caldeirão de tensões prestes a explodir. Quatro filhas adultas com sede, impedidas de concretizar seus desejos de matrimônio e maternidade. Mulheres aprisionadas pelo preconceito e pelos padrões morais vigentes.
Com a morte de seu segundo marido, a mãe decreta um luto incansável de oito anos. O provável casamento da primogênita desencadeia uma disputa cruel e perigosa com consequências trágicas para a família.
Bodas de Sangue
Já “Bodas de Sangue”, considerada a obra mais poética de Lorca, é composta por três atos e sete quadros. A peça apresenta a saga de dois homens que amavam a mesma mulher e foi inspirada em um acontecimento real.
O poeta leu, em um jornal de província, uma notícia sobre uma festa de casamento banhada por sangue. O fato ficou na memória de Lorca, que, em 1932, transformou a história em poesia dramática, de forma a dilatar o universo dos personagens e recriar suas relações conflituosas.
A montagem de Bodas de Sangue da Cia de Teatro Sala 3 é um tributo à música espanhola, uma das maiores paixões de Lorca. A encenação do espetáculo mescla elementos musicais com a visualidade teatral para tecer uma tênue relação de sofrimento e desilusão.
Cria-se uma atmosfera de extrema secura, relacionada à aridez do meio social em que vivem as personagens, encarceradas pelo ambiente opressor, que busca conter seus instintos e desejos latentes de liberdade e amor. Tudo isso ambientado pelos tons terrosos da cenografia de Adriana Rufino e dos figurinos de Dieferson Gomes.
Mais de duas décadas de estrada
O projeto de manutenção celebra os 22 anos da Cia de Teatro Sala 3, realizando mais de 60 ações gratuitas em Goiânia ao longo deste ano. Ainda serão apresentados “No Dorso Instável de um Tigre” e os três atos de “Agrocity, Agroreich, Agropop ou Terror e Miséria desde os tempos do Anhanguera”. O projeto ainda promete duas novas estreias, reunindo produções voltadas para os públicos infantil, infanto juvenil e adulto.
O projeto contempla também quatro ocupações urbanas em feiras livres, praças e pontos de cultura de Goiânia, com o Grupo Por Quá, Ballroom, Rafael Alves e Letícia Romano. Todas as ações serão divulgadas nas redes sociais da companhia: @ciadeteatrosala3.
Serviço: Cia Sala3 apresenta “A Casa de Bernarda Alba” e “Bodas de Sangue” | Goiânia
Onde: Teatro Goiânia Ouro
Ingressos: Na plataforma Sympla
– A Casa de Bernarda Alba
Datas e horários: 15 (21h) e 16 de novembro (15h e 20h)
Classificação Indicativa: 12 anos
– Bodas de Sangue
Datas e horários: 1 (21h) e 2 de dezembro (14h30 e 20h)
Classificação Indicativa: 14 anos
Linktree da cia no Instagram: @ciadeteatrosala3












