Nos dias 1º e 2 de dezembro, a Cia de Teatro Sala 3, companhia dirigida por Altair de Sousa, leva aos palcos do Teatro Goiânia Ouro, no Centro da capital, uma das obras mais famosas do autor espanhol Federico Garcia Lorca. O espetáculo “Bodas de Sangue” será apresentado na segunda-feira (1/12) às 21h e na terça-feira (2/12), às 14h30 e 20h. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados, e estão disponíveis na plataforma Sympla.
As apresentações integram o projeto de manutenção da Companhia, contemplado pelo Edital de Manutenção de Grupos e Companhias Artísticas (Lei Aldir Blanc 2024).
A apresentação integra a trilogia rural do autor espanhol, escrita na década de 1930. Em novembro a companhia apresentou “A Casa de Bernarda Alba” e em janeiro a trilogia será encerrada com a apresentação do espetáculo “Yerma”.
“Nestes trabalhos, o autor espanhol denuncia uma sociedade que se degradava pelo peso de ideias e tradições antigas, arraigadas em uma moral primitiva. O trágico aí é justamente o surgimento de forças de renovação e revolta que enfrentam a obediência e os cânones impostos à mulher”, comenta o diretor Altair Sousa.
Bodas de Sangue
“Bodas de Sangue”, considerada a obra mais poética de Lorca, é composta por três atos e sete quadros. A peça apresenta a saga de dois homens que amavam a mesma mulher e foi inspirada em um acontecimento real. O poeta leu, em um jornal de província, uma notícia sobre uma festa de casamento banhada por sangue.
O fato ficou na memória de Lorca, que, em 1932, transformou a história em poesia dramática, de forma a dilatar o universo dos personagens e recriar suas relações conflituosas.
A montagem de Bodas de Sangue da Cia de Teatro Sala 3 é um tributo à música espanhola, uma das maiores paixões de Lorca. A encenação do espetáculo mescla elementos musicais com a visualidade teatral para tecer uma tênue relação de sofrimento e desilusão.
Cria-se uma atmosfera de extrema secura, relacionada à aridez do meio social em que vivem as personagens, encarceradas pelo ambiente opressor, que busca conter seus instintos e desejos latentes de liberdade e amor. Tudo isso ambientado pelos tons terrosos da cenografia de Adriana Rufino e dos figurinos de Dieferson Gomes.
Mais de duas décadas de estrada
O projeto de manutenção celebra os 22 anos da Cia de Teatro Sala 3, realizando mais de 60 ações gratuitas em Goiânia ao longo deste ano. Ainda serão apresentados “No Dorso Instável de um Tigre” e os três atos de “Agrocity, Agroreich, Agropop ou Terror e Miséria desde os tempos do Anhanguera”. O projeto ainda promete duas novas estreias, reunindo produções voltadas para os públicos infantil, infanto juvenil e adulto.
O projeto contempla também quatro ocupações urbanas em feiras livres, praças e pontos de cultura de Goiânia, com o Grupo Por Quá, Ballroom, Rafael Alves e Letícia Romano. Todas as ações serão divulgadas nas redes sociais da companhia: @ciadeteatrosala3.
Serviço: Cia Sala3 apresenta “Bodas de Sangue”
Quando: 1º de dezembro (21h) | 2 de dezembro (14h30 e 20h)
Onde: Teatro Goiânia Ouro – Rua 3, nº 1016 – Centro
Ingressos na plataforma: Sympla
Classificação Indicativa: 14 anos
Mais informações: @ciadeteatrosala3












