A Cia Corpo na Contramão oferece neste mês de novembro mais uma atividade gratuita que integra a programação de formação artística do Esparta Arte e Cultura, em Goiânia. Desta vez, o público-alvo são os artistas circenses, que poderão participar de oficina de aparelhos aéreos, com Cauê Marques.
A formação é voltada para profissionais que já possuem experiência na linguagem do circo. Os encontros acontecerão às segundas e quartas-feiras, entre 19h e 21h, a partir do dia 3 de novembro. A oficina acontece no Esparta Arte e Cultura, no Jardim Atlântico.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando o link da bio da companhia: @ciacorponacontramao. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento à Manutenção Continuada de Espaços Culturais, da Política Nacional de Cultura Aldir Blanc, viabilizada pela Secult Goiás.
A oficina
Cauê Marques, que vai conduzir a oficina de aéreos, está voltando ao Brasil após uma temporada em Portugal e outra na Espanha. Ele traz na bagagem a formação em três das mais respeitadas escolas de circo do mundo.
Com foco no aperfeiçoamento de técnica e ampliação do repertório corporal, a oficina abordará os aparelhos tecido acrobático e faixa, proporcionando um ambiente de treino seguro, desafiador e colaborativo. “A proposta é criar um espaço de desenvolvimento contínuo para profissionais e praticantes avançados, fortalecendo a cena circense local”, compartilha Marques.
Mais atividades
O projeto “Esparta e Companhia”, que celebra 15 anos da ocupação desse espaço, ativo desde 2010, vai até junho de 2026. A programação contempla oficinas, saraus e espetáculos, tudo oferecido gratuitamente. Outras oficinas também estão previstas ao longo do projeto.
De março a junho do próximo ano, é a vez do público infantil receber a oficina de circo. Os encontros serão às segundas, das 10h às 11h. Os pequenos ainda farão uma apresentação ao final do semestre. As inscrições serão divulgadas em tempo oportuno, pelo Instagram da Cia Corpo na Contramão.
Quinze anos de atividade
Com estrutura acessível e equipada para práticas circenses, o Esparta Arte e Cultura recebe aulas, ensaios e apresentações, além de intercâmbios artísticos e projetos como o Sarau na Lua. “Mais que um local físico, é o território onde desenvolvemos nossa linguagem e fortalecemos a cena cultural”, comenta Lua Barreto, diretora da Cia Corpo na Contramão.
A Cia desenvolve uma pesquisa de linguagem que leva as Libras para dentro da cena, sinalizadas pelos próprios artistas, além de desenvolver figurinos e cenários feitos com a utilização de materiais de reuso. O espaço possui rampa de acesso e banheiro adaptado, porta com abertura de três metros e ações sustentáveis, utilizando energia solar e fazendo coleta seletiva.
“Hoje, poucos espaços alternativos em Goiânia têm condições de receber espetáculos que utilizam aparelhos circenses, e o movimento de grupos e Cias locais que trabalham com equipamentos aéreos é intenso e merece um espaço descentralizado, com condições de recebê-los. Isto porque a falta de espaços alternativos com custos mais baixos acaba limitando a circulação desses espetáculos e, consequentemente, o crescimento e desenvolvimento desses grupos. O Esparta Arte e Cultura pretende se tornar uma alternativa possível para a circulação de espetáculos e grupos circenses de Goiânia”, comenta Lua.
Serviço: Projeto “Esparta e Cia” oferece oficina gratuita de aparelhos aéreos para profissionais do circo
Quando: segundas e quartas-feiras de novembro
Horário: 19h às 21h
Onde: Esparta Arte e Cultura – Rua da Asteria, Quadra 82, Lote 21, Casa 1
Inscrições: disponíveis na bio da @ciacorponacontramao
Atividade gratuita












