A Prefeitura de Goiânia deu início ao fechamento diário do Bosque dos Buritis às 22h, a partir da última sexta-feira (26/9). A medida, segundo a Prefeitura, “visa garantir a segurança dos frequentadores e a proteção ambiental”.
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) vinham realizando estudos para viabilizar as ações necessárias para a implementação da medida. O parque na região central de Goiânia passa a ser fechado no período noturno, após as 22h, e aberto a partir das 6h30 do dia seguinte.
Ações no Bosque dos Buritis
Além das rondas nas áreas internas e externas do Bosque, a GCM continuará a realizar a operação “GCM Presente”, voltada para a inibição e a coibição de ações ilícitas no interior do parque. As equipes atuam de forma preventiva, com foco na preservação do espaço público e no ordenamento do uso do local.
De acordo com o presidente-comandante da GCM, Gustavo Toledo, o fechamento após as 22h busca reduzir a incidência de ocorrências no período noturno, além de facilitar o monitoramento da área pela Guarda Ambiental.
“Durante o dia, o patrulhamento permanece ativo, com orientação aos visitantes sobre horários e regras de uso do parque. As ações integram o conjunto de medidas contínuas de prevenção e cuidado com um dos principais espaços verdes de Goiânia”, explica.
Fotos: Amma