O Aproveite a cidade preparou uma lista com 10 bibliotecas em Goiânia. Assim, pensando em atingir o maior número de pessoas que podem ser beneficiadas, todas elas têm entrada gratuita.
Além disso, há um acervo muito grande nas bibliotecas em Goiânia. Apenas a biblioteca Marietta Telles Machado, na Praça Universitária, por exemplo, há 35 mil volumes. Na da UFG, há quase 240 mil exemplares. Dessa forma, há ainda específicas como uma com 3,5 mil livros referentes a história de Goiás, do Brasil Central. E, importante, uma com livros em braille e áudio!
Confira nossa lista com 10 bibliotecas em Goiânia e aproveite tudo o que a cidade tem para nos oferecer!
Biblioteca Municipal Cora Coralina
A Biblioteca Municipal Cora Coralina se localiza no Setor Campinas. Assim, funciona no Antigo Palace Hotel, em Goiânia. Além disso, foi tombado como parte do Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.
Endereço: Avenida 24 de Outubro, nº120 – Setor Campinas
Mais informações: (62) 3524-1975
Biblioteca Marieta Telles Machado
A Biblioteca Marieta Telles Machado possui um acervo de 35 mil volumes. Além disso, no local funciona também uma gibiteca. O horário de funcionamento é das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Praça Universitária – Setor Universitário
Telefone: (62) 3524-1786 | (62) 3524-1787
Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás
A Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás foi criada em 24 de outubro de 1973. Assim, é resultado da fusão das 13 bibliotecas departamentais das unidades de ensino, passando então a funcionar no prédio da Faculdade de Direito. Posteriormente, no final da década de 80, um acordo entre a UFG e o Ministério da Educação possibilitou a construção de uma sede para a biblioteca no Campus Samambaia.
O acervo da Biblioteca Central, juntamente com as quatro Bibliotecas Setoriais da UFG, é constituído por mais de 238 mil exemplares e 117 mil titulos. A biblioteca funciona das 7h15 às 22h, de segunda a sexta-feira. (No período de férias acadêmicas o horário pode mudar).
Endereço: Universidade Federal de Goiás (UFG) – Campus Samambaia
Telefone: (62) 3521-1151
Biblioteca Setorial da Universidade Federal de Goiás (UFG)
A Biblioteca Setorial da Universidade Federal de Goiás (UFG) possui livros, teses de mestrado, doutorado, trabalhos de graduação e livros correspondentes aos cursos que são ministrados próximos ao prédio.
Assim, são eles: Direito, Odontologia, Farmácia, Psicologia e Pedagogia. Além disso, Medicina, Nutrição, Enfermagem, Engenharia Civil e Elétrica e Musicoterapia. A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 22h. (No período de férias acadêmicas o horário pode mudar).
Endereço: Praça Universitária, Setor Universitário (no prédio da Faculdade de Direito da UFG)
Telefone: (62) 3209-6015
Biblioteca PUC Goiás – Área 1
A Biblioteca da Área 1 da PUC-GO é aberta ao público em geral. Assim, possui mais de 146 mil volumes registrados no acervo. Além disso, coleções de materiais especiais, que somam mais de 5 mil volumes, entre mapas, teses, relatórios técnicos, discos, fitas, slides, partituras, folhetos, gravuras e obras raras.
Ademais, mantém 523 títulos de periódicos correntes, entre os 1694 que possui. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 22h. Além disso, aos sábados funciona das 8h às 12h.
Endereço: Rua 226 esquina com Rua 235, Área I, Setor Leste Universitário
Telefone: (62) 3946-1169
Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas
A Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas se localiza no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica. Assim, foi criada em junho de 1967, mas recebeu a atual denominação apenas em abril de 1991, em homenagem ao escritor Pio Vargas, que cedeu algumas de suas obras para a criação do museu, em 1967.
Dessa forma, nas 82 estantes do salão estão distribuídos cerca de 70 mil títulos entre eles, 160 mapas, 28 atlas, revistas e jornais que compõem a seção especial. Além disso, no acervo podem ser encontrados revistas, jornais diversos, coleções especiais e dicionários, entre outros.
O espaço oferece a Gibiteca Jorge Braga, e nós contamos tudo sobre o local AQUI. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Centro Cultural Marietta Telles Machado – Praça Cívica – Centro
Telefone: (62) 3201-4653
Biblioteca Braille – José Álvares de Azevedo
Uma das bibliotecas em Goiânia que não é conhecida é a José Álvares de Azevedo, conhecida como Biblioteca Braille, a única em Goiás que oferece livros para deficientes visuais. Assim, seu acervo conta 1,5 mil obras em braille e 500 em áudio. Dessa forma, são obras digitalizadas para serem consultadas por meio de softwares de voz, via computador.
Além disso, há vários lançamentos da literatura atual, e também livros históricos. A biblioteca possui sala de leitura, com cabines individuais para adultos e crianças. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Endereço: Centro Cultural Marieta Telles Machado – Praça Cívica – Centro
Telefone: (62) 3201-4649
Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC)
O Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), pertencente a PUC-GO, pode ser considerada uma das bibliotecas em Goiânia. Assim, tem um grande acervo de livros e pesquisas. São 3,5 mil livros referentes a historia de Goiás, do Brasil Central, além de teologia e filosofia do século XVII ao XX. Ademais, há 170 códices manuscritos do séculos XVIII ao XX, 20 mil documentações manuscritas e datilografadas avulsas, 220 boninas de documentação microfilmada do século XVIII e XIX.
Além disso, há ainda jornais goianos do século XIX e XX, documentação manuscrita portuguesa do século XVIII e XIX referente à Goiás, 20 mil fotografias do século XIX e XX. cartografia com 50 mapas e plantas do século XVI ao XX (cópias) e 15 títulos de jornais impressos goianos originais de 1900 a 1979. O Instituto abre de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. (O local passará a funcionar na Biblioteca da PUC-GO em breve, mas ainda sem uma data confirmada).
Endereço: Rua 233, nº141 – Setor Universitário (próximo à Praça Botafogo)
Telefone: (62) 3946-1077
Biblioteca Sesc Centro
Além do serviço de empréstimo de livros, o Sesc Centro tem uma das Bibliotecas em Goiânia que conta com acesso à internet, sala de audiovisual, sala de estudo em grupo, espaço infantil, leitura local de jornais, revistas e quadrinhos e biblioteca ambulante. Além disso, há também duas televisões na sala multimídia que podem ser utilizadas, de segunda a sábado, para assistir videoaulas, filmes ou seriados.
Os empréstimos de livros são destinados aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes. Assim, cada leitor pode pegar quatro livros e permanecer com eles pelo período de 14 dias. Caso haja necessidade, o leitor pode solicitar a renovação dos livros. Para isso, basta levar a publicação que deseja renovar e o cartão Sesc na biblioteca. Já a entrada para estudo é aberta ao público em geral. A biblioteca funciona na segunda-feira das 13h às 19h. Além disso, de terça a sexta-feira das 8h às 20h, e no sábado das 8h às 17h.
Endereço: Rua 15, esq. com a Rua 19 – Centro
Telefone: (62) 3933-1700
Biblioteca infantil do Centro Cultural Oscar Niemeyer
O Centro Cultural Oscar Niemeyer, inaugurou em junho de 2019 sua biblioteca infantil, localizada no 1° piso do prédio principal. Dessa forma, o funcionamento da biblioteca é de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
A biblioteca conta com mais de 4,6 mil títulos e aproximadamente 11 mil exemplares. Assim, reúne obras de Machado de Assis, J.K Rowling, Monteiro Lobato e Lewis Carrol. Além disso, tem títulos de autores como, Arnaldo Antunes, Julio Verne, Ana Maria Machado, Roger Mello, Ziraldo, Tatiana Belinky e outros.
Acesse AQUI e leia a matéria completa sobre o local, que deve receber em breve uma biblioteca para adultos e uma virtual.
Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, Km 1 – Chácaras Alto da Glória
Telefone: (62) 3201-4911