A Biblioteca Estadual Pio Vargas, localizada no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia, reabre a partir desta segunda-feira (21/7). A unidade retoma os empréstimos, devoluções e renovações de livros, o acesso ao acervo e a possibilidade de permanência do público no primeiro andar. Somente a sala de estudos permanece temporariamente indisponível.
O atendimento presencial estava suspenso devido à realização de serviços de manutenção no espaço, a fim de melhor atender seus usuários. Com o fim da paralisação, a Biblioteca volta a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Além do acesso a todo o acervo disponível, o usuário pode realizar empréstimos nas áreas de literatura, filosofia, política, sociologia, psicologia, religião, biografia e música. Para utilizar o serviço, é necessário realizar o cadastro na seção de empréstimo, mediante apresentação de identidade e comprovante de endereço. O leitor pode retirar três livros de cada vez e tem sete dias para devolvê-los ou realizar a renovação do empréstimo.
A unidade também recebe doações de livros para o seu acervo, que podem ser agendadas através do e-mail bibliotecapiovargasgoias@gmail.com ou do perfil do Instagram @bibliotecaestadualpiovargas.
Mais sobre a Biblioteca Pio Vargas
Um dos espaços mais frequentados da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), a Biblioteca Estadual Pio Vargas foi criada pela Lei n.º 6623, de 28 de junho de 1967.
Durante o período de 1976 a outubro de 1985, ficou instalada na Av. Goiás, nº 346, 1º e 2º andares. De outubro de 1985 a 1989, funcionou na sobreloja do Edifício Parthenon Center, numa área de 1,7 mil m2. Foi instalada definitivamente, onde funciona atualmente, no Centro Cultural Marietta Telles.
O acervo inicial da Biblioteca foi formado por obras da extinta Biblioteca Pública, órgão do Departamento Estadual de Cultura. O acervo era constituído de 2.800 livros.
A partir de 22 de abril de 1991, a Biblioteca Pública passou a ser conhecida por Biblioteca Estadual Escritor Pio Vargas. Nas 82 estantes do salão estão distribuídos cerca de 83 mil títulos.