“A gente queria uma casa. Mas não queríamos apenas vender pizza, mas, sim, uma experiência de vender comida boa, em um espaço gostoso, com atividades culturais”. Assim a proprietária da Ateliê Pizza Café Arte, Joselita Pereira, define a pizzaria que ocupa um casarão da década de 40, no Centro de Goiânia, desde 2018.
Desde que foi aberta, a Ateliê Pizza Café Arte vende pizzas individuais, com massas no estilo napolitano, de longa fermentação, e feitas no forno a lenha. O espaço funciona de terça a domingo, sempre das 18h às 23h.
Além de pizzas de qualidade, Joselita e seu marido, o pizzaiolo da Ateliê Pizza Café Arte, Matheus Xavier, fazem questão de lembrar que a casa é ideal para eventos de diversos tipos, desde exposições até casamentos.
Como novidade, a partir do mês de novembro de 2024, servirá almoço de terça a sexta-feira, das 11h às 14h30. Os pratos ainda estão sendo preparados, mas Matheus Xavier adianta que será uma mescla de comida de vó, com pratos tradicionais. Ele salienta que o cardápio será atualizado semanalmente, e que todos os pratos são linkados com os ingredientes das pizzas.
As pizzas
Em seu cardápio, a Ateliê Pizza Café Arte oferece pizzas individuais, com ingredientes frescos e, em sua maioria, de produtores locais. Segundo Matheus, a ideia sempre foi “trazer regionalismo à pizza Napolitana”. Assim, além de pizzas tradicionais, há opções sazonais, e também opções veganas.
Também há entradas, como Crostini, Focalie e o Rotolino, além de diferentes Burratas, como a de Pesto de Manjericão e a de Melaço de Cana, Pistache e Figo. Para sobremesa, tem algumas opções de pizzas doces, com mel ou melaço, por exemplo, e Calzone de Chocolate com Banana.
Para acompanhar, ha opções de vinhos que harmonizam com as pizzas vendidas na casa, além de cervejas especiais, chopes e drinks.
Para quem frequenta o local desde o início, fica claro que o cardápio mudou pouco de 2018 para cá. “Não temos que ter um cardápio flutuante o tempo todo. Temos a preocupação de manter a qualidade e de manter pizzas que fazem sucesso desde o início”, afirma a proprietária, Joselita Pereira.
Entre as tradicionais, há pizzas como a DOC, que leva muçarela de búfala, grana padano, manjericão e molho, é uma das mais vendidas. Outras Tradicionais são a de Calabresa, a de Pepperoni, Marguerita, Mussarela e Quatro Queijos.
Outras pizzas do cardápio recebem nomes de pessoas queridas do casal Joselita e Matheus, que já homenagearam diversos amigos e familiares. A Tatchâna, por exemplo, homenageia a avó de Joselita. A pizza tem queijo muçarela, cebola, pimenta biquinho e linguiça Suína.
Já a Xavier, que leva o sobrenome do pizzaiolo, leva Figo e Parma. Segundo Joselita, os ingredientes causaram estranhamento no início. Porém, as dúvidas acabaram logo que as pessoas experimentaram, já que, segundo ela, ficou uma delícia. Hoje, a pizza segue como uma das mais vendidas da pizzaria.
Há ainda a Da Lita (Molho, Mussarela, Tomate Cereja, Pesto de Manjericão) e a Pé Rachado (Molho, Pasta de Pequi, Mussarela, Linguiça Suína), ambas feitas em homenagem à Joselita. Também tem a Aline, pizza de Quatro Queijos com Pepperoni, e a Araxá (Molho, Mussarela, Couve, Linguiça Suina, Alho Frito, Ovo Estalado (Opcional)), que homenageia o pai de Joselita.
Mais sobre a casa e a pizzaria
Joselita conta que a casa onde hoje funciona a Ateliê Pizza Café Arte estava abandonada há seis anos, quando o casal encontrou o imóvel. Eles já buscavam um espaço no Centro para montar a pizzaria, mas estavam com dificuldade de encontrar.
Quando a encontraram, logo souberam que ali seria o local ideal para a pizzaria que, no início, funcionava apenas com um forno a lenha portátil. Com o equipamento, o casal conta que fazia eventos e feiras, como a Feira da Lua, antes de conseguir abrir um local próprio.
Sempre com foco em receber eventos culturais, Joselita lembra que a casa já recebeu apresentações de teatro, de Tango, de Jazz, além de receber DJs e shows.
“Nossa ideia é sempre dar palco para quem não tem palco, e nos preocupamos em dar acolhimento, já que nossa intenção sempre foi a de que as pessoas tivessem histórias com a casa”, salienta.
O casal reforça que o intuito sempre da Ateliê Pizza Café Arte foi o de fortalecer o Centro com eventos, além de fazer parcerias com outros locais da região central de Goiânia.
“Sempre tentamos fazer programas combinados com a cultura no Centro. Um exemplo, é que seguramos a cozinha quando tem eventos no Teatro Goiânia ou na Vila Cultural Cora Coralina, por exemplo”, conta Matheus Xavier.
Outro ponto importante para o casal é o fato de que a cozinha é comandada, hoje, em 90% por mulheres. “Além de fortalecer a região, nossa ideia é dar caminhos para outras pessoas. Queremos que as pessoas cresçam junto conosco”, concluem.
Serviço: Ateliê Pizza Café Arte | Goiânia
Onde: Rua 29, nº 186 – Centro
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 18h às 23
Mais informações: https://www.instagram.com/ateliepizzacafearte/