Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, o grupo Ateliê do Gesto vai oferecer, em Goiânia, uma oficina de composição coreográfica, destinada a profissionais e estudantes da área de dança. São 35 vagas disponíveis e as pessoas interessadas podem se inscrever até o dia 2 de dezembro pelo link disponível na bio do Instagram da Companhia: @aeliedogesto.
A oficina é gratuita, mas os participantes são convidados a doar alimentos não perecíveis, que serão destinados ao programa Goiás Social, uma iniciativa do Governo de Goiás para atender populações de baixa renda.
As atividades acontecem entre 17h e 21h, na quinta e sexta-feira e das 13h às 17h, no sábado. A oficina será ministrada na sala de ensaio do Ateliê do Gesto, no World Group Center, Setor Jaó.
A partir do repertório do Ateliê do Gesto — com obras como O Crivo, Dança Boba e Fica Comigo — os participantes poderão vivenciar na prática as partituras de movimento que fundamentam o trabalho do grupo, explorando temas, dinâmicas e arquiteturas que dão vida às dramaturgias corporais desses espetáculos.
A atividade integra o projeto de manutenção do grupo, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, viabilizado pela Secretaria de Estado da Cultura de Goiás – Governo de Goiás.
Estreia à vista
Antes de encerrar o ano, o grupo, que tem João Paulo Gross e Daniel Calvet à frente, estreia o seu sétimo espetáculo nos dias 13 e 14 de dezembro. Com circulação nacional e internacional, Ateliê do Gesto apresenta pela primeira vez “MAReAR”, um mergulho sensível nas marés internas do corpo. As apresentações serão às 20h, no Centro de Artes World Group Center, no Setor Jaó, em Goiânia.
A entrada é gratuita, com retirada antecipada pelo Sympla, e ambas as sessões contam com acessibilidade em Libras. A estreia encerra Integrando este projeto, Poesia de Lispector e pensamento de Bachelard
A nova criação em dança contemporânea é resultado de uma pesquisa que nasce do encontro entre a poética de Clarice Lispector (Água Viva) e o pensamento de Gaston Bachelard (A Água e os Sonhos), que abordam a água como matéria de imaginação, fluxo e instabilidade criadora.
“A partir dessas referências, o espetáculo investiga o corpo como território líquido, permeado por memórias, afetos, vertigens e forças que se transformam constantemente”, compartilha João Paulo Gross, que assina direção e coreografia.
Dez anos de estrada
Ao celebrar uma década de trajetória, Ateliê do Gesto encerra 2025 contabilizando um repertório de sete espetáculos, tendo percorrido mais de 80 cidades e nove países, ofertado mais de 30 oficinas, quatro residências e 25 aulões.
O projeto de manutenção, assim, foi a comemoração da consolidação de seu trabalho, promovendo a expansão de sua atuação. O projeto envolveu toda a equipe do Ateliê do Gesto que lista, além de Calvet e Gross, as bailarinas e pesquisadoras, Isabel Mamede, Thais Kuwae, Wanessa Paula e a produtora Marci Dornelas, da Lúdica Produções.
Serviço: Ateliê do Gesto oferece oficina de composição coreográfica
Quando: 4, 5 e 6 de dezembro
Horário: 17h às 21h (qui e sex) e 13h às 17h (sáb)
Onde: Centro de Artes World Group Center – Alameda Pampulha, nº 1.773 – Setor Jaó
Inscrição: Até 2 de dezembro, pelo https://www.instagram.com/ateliedogesto/












