O grupo goiano de dança contemporânea, Ateliê do Gesto, completa uma década de trabalho intenso em 2025. Para celebrar, o grupo que tem à frente os diretores artísticos João Paulo Gross e Daniel Calvet, apresenta “O Crivo” nos dias 26 e 27 de abril, às 19h, no Centro Cultural UFG, em Goiânia.
Antes, o Ateliê do Gesto oferece um ensaio aberto ao público do espetáculo no espaço de ensaio do grupo, no Setor Jaó, no dia 15 de abril às 19h30. Tanto para o ensaio, como para as apresentações, a entrada é gratuita e o grupo solicita um quilo de alimento para doação ao Goiás Social.
A temporada integra um projeto que visa à manutenção e à expansão de sua atuação, tem a produção de Lúdica Eventos e Projetos Culturais e o patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás e do Governo do Estado de Goiás.
O projeto reflete a consolidação do trabalho do Ateliê do Gesto, que conta com um repertório de seis espetáculos, tendo percorrido mais de 80 cidades e nove países e oferecido mais de 30 oficinas, quatro residências e 25 aulões.
Ainda serão oferecidas três oficinas ao longo do ano, além de aulas abertas, rodas de conversa, temporada do espetáculo “Fica Comigo” e um processo de pesquisa que culminará na mostra do processo de criação do mais novo trabalho “MAReAR”. O projeto envolve toda a equipe do Ateliê do Gesto que lista, além de Calvet e Gross, as bailarinas e pesquisadoras, Isabel Mamede, Thais Kuwae, Wanessa de Souza e a produtora Marci Dornelas.
Celebrando dez anos
Segundo os diretores, a contribuição do projeto “Ateliê do Gesto – 10 anos” se destaca por democratizar o acesso à arte em Goiás, oferecer atividades acessíveis à população e fomentar a criação de uma cena cultural mais vibrante e inclusiva. O projeto também busca consolidar a presença do grupo como um importante agente cultural, ampliando seu impacto social e artístico na região.
“Com este projeto, nós queremos não apenas manter, mas também expandir as atividades do grupo, oferecendo aulas, oficinas, apresentações e ensaios abertos que democratizam o acesso à cultura e fomentam a formação de novos públicos e artistas”, compartilha o diretor artístico João Paulo Gross.
A expansão passa pela preparação de um novo espetáculo, “MAReAR”, cujos trabalhos já iniciaram neste mês de fevereiro. Os artistas do Ateliê acabam de passar por um processo de preparação poética com Lu Celestino, a partir de um trabalho na água. O grupo, que tem um forte compromisso com a formação, educação e democratização da arte, ofereceu neste mês de abril uma oficina de improvisação e gestualidade
Em julho de 2025 serão oferecidas três aulas abertas e, neste mesmo mês, o grupo embarca para o Festival Off de Avignon, um dos maiores festivais de teatro do mundo, para apresentar “Dança Boba”.
Em agosto, de volta da França, o grupo vai oferecer uma oficina de contatos, apoios e improvisação, além de um bate papo com o curso de Produção Cênica do Basileu França e outro ensaio aberto. Em novembro, o grupo apresenta mais uma temporada de “Fica Comigo” e oferece a última oficina, de composição coreográfica. O trabalho será encerrado com a mostra da pesquisa “MAReAR”.
O grupo
O Ateliê do Gesto é um espaço de pesquisa e criação em dança que explora o corpo como campo poético e dramatúrgico. Fundado por Daniel Calvet e João Paulo Gross, o grupo nasce do desejo de investigar o movimento e suas conexões com outras linguagens artísticas, desenvolvendo uma assinatura própria no cenário da dança contemporânea.
Desde sua estreia com “O Crivo”, espetáculo premiado e amplamente reconhecido, o Ateliê do Gesto consolidou-se como uma referência na cena nacional e internacional, tendo se apresentado em diversos países e participado de projetos de circulação como o Palco Giratório (SESC Nacional) e o Sesi Viagem Teatral.
O grupo também integrou importantes iniciativas como a Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural (2023 e 2024), o Sesc Pulsar (2024) e foi contemplado pelos Prêmios Funarte Klauss Vianna ao longo de sua trajetória.
Com um repertório que inclui seis espetáculos cênicos, iniciativas de formação de plateia e capacitação artística, o Ateliê do Gesto segue expandindo suas fronteiras criativas.
O Crivo
O Crivo é um espetáculo de dança inspirado em Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa. Dois homens constroem relações que se revelam à medida que atravessam suas estórias e o sertão – não um lugar geográfico, mas um espaço de vazio e solidão, pontuado pelo som da natureza e pelas notas intensas e sutis dos pianos de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Arthur Moreira Lima.
Nesse percurso, diálogos e encontros os conduzem à busca pelo que muda e o que permanece em cada um. Entre a força e a delicadeza, a descontinuidade do tempo se impõe, onde meio se faz fim e corpos se esgotam na essência do ser. A dramaturgia se desenha no mistério, na convivência e na comoção, revelando a condição humana em sua forma mais ínfima e completa.
Serviço: Ensaio aberto e temporada de “O Crivo”, do Ateliê do Gesto (GO)
– Ensaio aberto
Quando: 15 de abril
Horários: 19h30
Onde: Sala de ensaio do Ateliê do Gesto – Alameda Pampulha, 1773 – St. Jaó, Goiânia
– Temporada
Quando: 26 e 27 de abril
Horário: 19 horas
Onde: Centro Cultural UFG, Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia
Entrada: Gratuita (pede-se a doação de 1kg de alimentos para doação ao Goiás Social)
Ingressos: retirada via Sympla. (Link disponível na bio do Instagram do grupo: @ateliedogesto)