Depois de conquistar o público nacional ao circular por treze estados brasileiros, o grupo de dança goiano Ateliê do Gesto está de volta a Goiânia. O espetáculo infantil “Fica Comigo” ganha temporada neste fim de ano com duas apresentações gratuitas e abertas a todo público no Centro Cultural UFG. O trabalho voltado para crianças a
partir de três anos será apresentado nos dias 22 e 23 de novembro, às 17h.
A apresentação do dia 23 conta com acessibilidade em Libras. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados pela plataforma Sympla. O grupo pede a doação de um quilo de alimento para o ingresso ao espetáculo.
Esta temporada integra o projeto de manutenção do grupo, e este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento à Manutenção Continuada de Grupos e Companhias Artísticas Nº 16/2024. Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2014, da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, com apoio do Governo de Goiás.
Contando com um repertório de seis espetáculos, tendo percorrido mais de 80 cidades e nove países e oferecido mais de 30 oficinas, quatro residências e 25 aulões, o Ateliê do Gesto comemora a consolidação deste trabalho com este projeto de manutenção que visa à manutenção e à expansão de sua atuação.
As atividades que celebram dez anos de estrada, e que começaram no início de 2025, se encerram no próximo mês com a mostra do processo de criação do mais novo trabalho “MAReAR”.
O projeto envolve toda a equipe do Ateliê do Gesto que lista, além de Calvet e Gross, as bailarinas e pesquisadoras, Isabel Mamede, Thais Kuwae, Wanessa Paula e a produtora Marci Dornelas.
Sobre o espetáculo
Fica Comigo apresenta em movimentos sensivelmente coreografados a história do Senhor Guardador de Memórias, que passou a vida encaixotando suas lembranças e conta com a ajuda de três bonecos que ganham vida e, juntos, relembram momentos especiais.
Com direção e coreografia de Daniel Calvet, que divide também a concepção com seu parceiro de grupo João Paulo Gross, o espetáculo é embalado pelo universo sonoro de valsas e músicas que proporcionam um ambiente nostálgico e alegre.
Os intérpretes, como bonecos ou como lembranças, ganham vida com os bailarinos Daniel Calvet, Isabel Mamede, João Paulo Gross e Thais Kuwae, que também colaboram na coreografia.
Juntos, constroem um mundo recheado de sutilezas, memórias e lembranças esparramadas pelo espaço lúdico, ambientado pela cenografia composta por 150 caixas de papelão, que se transformam com a projeção cênica.
Criada em 2019 e estreada em 2021, a obra “Fica Comigo” é um espetáculo de dança feito para crianças e adultos, que vem embalada pelo universo sonoro de valsas, proporcionando um ambiente nostálgico e alegre para a audiência.
O grupo Ateliê do Gesto acaba de levar este trabalho já conhecido e querido por todo o país neste segundo semestre, para Juazeiro (CE), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Anápolis (GO), Goiânia (GO) e Vitória (ES). O grupo circulou por dez estados por meio do Palco Giratório do Sesc.
Para crianças, através das crianças
Ao se voltare para os pequenos, Gross e Calvet desenvolveram um espetáculo que remete às nossas memórias e provoca dimensões sensoriais que escapam à racionalidade lógica dos adultos. A apresentação, contudo, é destinada a todas as idades. Para trazer a importância da infância na vida humana, Ateliê do Gesto leva para o palco um trabalho que mergulha no imaginário infantil.
“As crianças têm essa capacidade de experimentação criativa e cabe a nós proporcionar um terreno fértil que possa florir para ajudá-las a lidar com suas relações de forma tranquila e suave”, comenta Daniel Calvet, que assina a direção e coreografia do trabalho, admitindo que o processo criativo contaminou saudavelmente o trabalho do Ateliê do Gesto, ao imergir os bailarinos nesse mundo imaginário e fantástico.
Ao desenvolver esse trabalho, Gross e Calvet estiveram atentos ao desafio de elaborar um trabalho para crianças que, hoje, estão imersas num mundo completamente tecnológico. O espetáculo busca trazer as crianças e também os adultos – imersos no mesmo ambiente – de volta para as percepções do corpo.
“Neste cenário, como ficam as relações, os sentimentos? Como lidar com tudo isso e entender que o corpo registra e guarda nossas memórias? A proposta é trazer o olhar para essas experiências e perceber que tudo se passa pelo corpo. É no corpo que registramos tudo, é nele que imprimimos toda a nossa história e ampliamos
nossa experiência de estar no mundo”, comenta João Paulo.
Sinopse
“Fica Comigo” é a estória de um antigo Guardador de Memórias que passou a vida inteira encaixotando suas lembranças nos porões de sua imaginação. Acumulando muitas histórias na caixola, ele decide reviver momentos especiais de sua vida.
Para isso, conta com a ajuda de três bonecos que ganham vida e juntos, mostram todas as
suas emoções através de uma inesquecível aventura em forma de dança. Muitas brincadeiras acontecem criando um clima de encantamento, assim como, lições de amizade, amor, respeito, saudade, além de muita animação.
Serviço: Ateliê do Gesto apresenta temporada de “Fica Comigo”
Quando: 22 e 23 de novembro
Horário: 17h
Onde: Centro Cultural UFG – Avenida Universitária, nº 1. 533 – Setor Leste Universitário
Entrada: Gratuita












