O Ateliê do Gesto, de Goiânia, conquistou um patrocínio nacional, e irá levar um de seus espetáculos mais queridos, o infantil “Fica Comigo”, para públicos de quatro diferentes estados brasileiros.
O grupo, que conta com a direção de Daniel Calvet e João Paulo Gross, fará uma circulação como participante do maior programa de formação de público de teatro infantil do país, que é promovido pela Fundação ArcelorMittal há 14 anos, o Diversão em Cena.
Através deste projeto, nos meses de outubro e novembro, o Ateliê do Gesto realiza sua turnê pelas seguintes cidades: Sabará/MG (10/10); Joinville/SC (12 e 13/10), Osasco/SP (22/10); Fortaleza/CE (25 e 26/10); e Iracemapolis/SP (22 e 23/11).
Este projeto conta com o patrocício da Fundacão ArcelorMittal e faz parte do programa Diversão em Cena. A realização é do Ateliê do gesto e Canteiro de Idéias. Em todas as cidades a entrada é franca e as oficinas são ofertadas de forma gratuita.
Valsas, caixas e memórias: Fica Comigo!
Criada em 2019 e estreada em 2021, a obra “Fica Comigo” é um espetáculo de dança feito para crianças e adultos, que vem embalada pelo universo sonoro de valsas, proporcionando um ambiente nostálgico e alegre para a audiência.
Trata-se da história de um antigo Guardador de Memórias que passou a vida inteira encaixotando suas lembranças nos porões de sua imaginação. Acumulando muitas vivências, ele decide vasculhar momentos especiais de suas andanças. Para isso, o protagonista conta com a ajuda de três bonecos, que ganham vida e, juntos, mostram todas as suas emoções através de uma inesquecível aventura em forma de movimento.
O cenário é uma composição de 150 caixas de papelão, que se movem e recebem projeções, criando lugares íntimos e curiosos. Sem rotunda ou coxias, “Fica Comigo” rompe com as vestimentas do palco italiano, transformando o teatro em um grande sótão, onde se guarda memórias e experiências, que serão revividas e reinventadas pelas personagens.
Os intérpretes, que hora são bonecos, hora lembranças esfumaçadas, vão dando vida e ajudando a construir um mundo recheado de sutilezas e reminiscências, esparramadas pelo espaço lúdico do palco/sótão, resgatando a nossa essência enquanto humanidade através dos encontros e experiências diversas que se criam.
Sobre o patrocínio
Segundo os fundadores do Ateliê do Gesto, Daniel Calvet e João Paulo Gross, o grupo está muito feliz em contar com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal para este projeto de circulação do espetáculo “Fica Comigo”.
Segundo os diretores “Esse apoio nos permite levar nossa arte para cinco diferentes cidades, alcançando públicos diversos, desde crianças até adultos, e fortalecendo a dança contemporânea no Brasil.”
Os dois ainda comentam: “O Diversão em Cena é uma iniciativa essencial para garantir o acesso à cultura em várias regiões. Para nós, do Ateliê do Gesto, participar desse programa é uma grande oportunidade de expandir nosso alcance e sensibilizar novos públicos.”
Nesse ponto, Daniel Calvet ainda complementa: “A circulação é fundamental para a sobrevivência e renovação de qualquer grupo artístico. Ela nos permite dialogar com diferentes culturas, trocar experiências e enriquecer nossas próprias criações. A arte tem o poder de conectar as pessoas, e poder levar nossa obra para tantas cidades também é uma forma de potencializar esse intercâmbio cultural e social.”
Sobre o Programa Diversão em Cena
Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua com a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena.
Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil.
Em 14 anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 3 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1,3 milhão de pessoas.
Escolha das cidades
De acordo com o Ateliê do Gesto, a escolha das cidades foi pensada para alcançar uma diversidade de públicos e contextos culturais. O espetáculo será levado para localidades com menor acesso a projetos de circulação como esse, como Sabará (MG) e Iracemápolis (SP), mas também ocupará centros culturais já consagrados, como Joinville (SC) e Fortaleza (CE), onde a dança já tem uma forte presença.
O que o público deve esperar?
O público de cada cidade pode esperar uma experiência encantadora com o espetáculo “Fica Comigo”, que foi concebido especialmente para crianças, mas que envolve toda a família.
A peça convida a todos para uma jornada de afeto, brincadeira e cumplicidade, com uma narrativa acessível e cativante. As crianças são envolvidas em uma atmosfera lúdica, enquanto os adultos podem desfrutar de uma história repleta de sensibilidade e reflexões sobre as relações humanas, tornando o espetáculo uma experiência rica e emocionante para todas as idades.
Em cada cidade, as apresentações, juntamente com as oficinas, oferecem ao público uma oportunidade de imersão no universo da dança contemporânea de forma divertida e criativa.
As crianças terão a chance de explorar suas próprias habilidades de movimento e expressão, e as famílias poderão vivenciar juntas um momento único de diversão e arte. Nosso desejo é que, por onde passarmos, possamos deixar uma marca de afeto e inspiração, conectando as pessoas através da arte e incentivando futuros encontros com a cultura.
Serviço: Circulação nacional do espetáculo Fica Comigo, do Ateliê do Gesto
– Sabará/MG
Data: 10 de Outubro
14h – Apresentação para Escolas
19h – Apresentação aberta ao público
Local: Centro Cultural José da Costa Sepúlveda
Oficina para crianças: 09 de Outubro às 10h30min
– Joinville/SC
Datas: 12 e 13 de Outubro às 16h – Apresentações abertas ao público
Local: Sesc Joinville
Oficina para crianças: 13 de Outubro às 13h
– Osasco/SP
Data: 22 de Outubro
10h30min e 14h – Apresentações para Escolas
Local: CEU DAS ARTES (ZONA NORTE) Yolanda Aparecida Avelino Ribeiro
Oficina para crianças: 21 de Outubro – Horário a definir
– Fortaleza/CE
Datas:
25 de Outubro às 15h – Teatro Cuca Jangurussu
26 de Outubro às 18h – Teatro Dragão do Mar
Oficina para crianças: Data e horário a definir
Parceria: As apresentações fazem parte da 3ª Bienal Criança da Bienal de Dança do Ceará
– Iracemápolis/SP
Datas:
22 de Outubro às 15h – Apresentação para Escolas
23 de Outubro às 16h – Apresentação aberta ao público
Local: Teatro Prefeito Virgínio Ometto
Oficina para crianças: Local e horário a combinar
Mais informações: https://www.instagram.com/ateliedogesto/