No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
No Result
View All Result

Celebrando 10 anos de trabalho, Ateliê do Gesto para Belém, Palmas e Fortaleza

Objetivo do projeto é criar rede de conexões artísticas entre artistas e comunidades através dos dois espetáculos, que já encheram casas em mais de 20 cidades brasileiras

by Da Redação
Publicado em 05/03/2025 às 15:08
Atualizado em 05/03/2025 às 18:11
Celebrando 10 anos de trabalho, Ateliê do Gesto para Belém, Palmas e Fortaleza

Cena do espetáculo "Dança Boba", que será apresentado nas três cidades | Foto: Lu Barcelos

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

“Conexões em Movimento”, um projeto cultural itinerante, leva o trabalho do grupo goiano Ateliê do Gesto para as regiões Norte e Nordeste. O grupo, que neste ano completa dez anos de estrada, vai apresentar os espetáculos de dança contemporânea “Fica Comigo” e “Dança Boba” em Belém (PA), Palmas (TO) e Fortaleza (CE).

O grupo se apresenta em Belém nos dias 15, 16 e 19 de março; em Palmas (TO) entre os dias 21 e 24 de março e em Fortaleza (CE) nos dias 10, 11 e 14 de maio. A entrada é gratuita em todas as cidades. Além das apresentações dos espetáculos, o projeto inclui residências artísticas, oficinas e atividades de mediações, estabelecendo diálogos profundos sobre a dança, a arte e a cultura.

LEIA TAMBÉM

Humorista Daniel Duncan faz show em Goiânia

Humorista Daniel Duncan faz show em Goiânia

que atuará na operacionalização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

Secult Goiás abre chamamento público para OSC atuar na operacionalização do 2º ciclo da PNAB

O projeto tem produção da Lúdica Eventos e Projetos Culturais e financiamento da Bolsa Funarte de Dança Klauss Viana 2023, através da Rede das Artes 2023 – Programa de Difusão Nacional da Funarte.

A escolha estratégica dos espaços, territórios, cidades e unidades da federação que compõem o circuito de difusão reflete um compromisso profundo com a descentralização cultural e o fortalecimento do interior do Brasil.

“A inclusão destas cidades não é meramente geográfica: trata-se de um diálogo intencional com regiões diversas do país, enriquecendo o contexto sociocultural do circuito artístico proposto”, comenta o diretor artístico João Paulo Gross. 

O objetivo do projeto é criar uma rede de conexões artísticas entre artistas e comunidades através dos dois espetáculos, que já encheram casas em mais de 20 cidades brasileiras. Assim, busca oferecer entretenimento, mas também estimular reflexões e diálogos enraizados em diferentes contextos culturais.

Por isso, oferece residências artísticas, atividades de intercâmbio, mediação e formação promovem um verdadeiro encontro entre o Ateliê do Gesto e as comunidades locais, estimulando a troca de experiências e conhecimentos. As oficinas gratuitas oferecem oportunidades de participação ativa, democratizando o acesso à formação artística. 

A iniciativa também abraça a sustentabilidade com a ação educativa “Semeadura de Conexões”, distribuindo sementes para crianças, fortalecendo o compromisso ambiental.

“Com acessibilidade em libras, parcerias locais e foco na diversidade, a gente busca, com esse proejto, democratizar o acesso à cultura, construindo uma rede interconectada de experiências artísticas enraizadas nas peculiaridades de cada região”, diz o diretor artístico Daniel Calvet.

Do Centro do Brasil para o Norte e Nordeste

Para o Ateliê do Gesto, a circulação artística representa assumir a missão de descentralizar a cultura, levando para outras geografias o que está sendo produzido no coração do país.

“Este projeto desafia a ideia de que a produção cultural de relevância só pode emergir dos grandes centros urbanos. Situados no Centro-Oeste. reconhecemos a importância de fortalecer e fomentar a produção cultural regional, estabelecendo parcerias sólidas com artistas locais, espaços culturais e iniciativas que impulsionem o cenário artístico da região”, compartilha o diretor criativo João Paulo Gross.

Em cada cidade, o grupo conta com a colaboração de parceiros locais, como a Bienal de Dança e o grupo Pavilhão da Magnólia em Fortaleza, a Cia Experimental de Dança Waldete Brito em Belém, e a Lamira Artes Cênicas em Palmas, fortalecendo laços e conectando o Ateliê do Gesto à cena artística dessas regiões.

“Assim, nosso trabalho é um convite à reflexão sobre como a descentralização cultural pode enriquecer a identidade brasileira, desafiando paradigmas e contribuindo para uma narrativa cultural mais inclusiva e autenticamente representativa”, comenta Gross.

Uma Jornada pelos Afetos e Memórias

O espetáculo “Fica Comigo” é uma celebração artística que transcende gerações. Com um enfoque especial para crianças de quatro a dez anos, a peça cativa também o público adulto, proporcionando uma imersão nas memórias que permeiam nossas vidas. A

mbientado em uma atmosfera lúdica, romântica e bem-humorada, o Ateliê do Gesto conduz o espectador a explorar o imaginário de um Senhor que guarda suas lembranças em caixas, transformando gestos em danças. Este convite à construção de afetos e memórias através da dança desafia a simplicidade e revela a potência da dança como catalisador de emoções genuínas. 

O cenário é uma composição de 150 caixas de papelão, que se movem e recebem projeções, criando lugares íntimos e curiosos. Sem rotunda ou coxias, “Fica Comigo” rompe com as vestimentas do palco italiano, transformando o teatro em um grande sótão, onde se guarda memórias e experiências, que serão revividas e reinventadas pelas personagens.

Os intérpretes, que hora são bonecos, hora lembranças esfumaçadas, vão dando vida e ajudando a construir um mundo recheado de sutilezas e reminiscências, esparramadas pelo espaço lúdico do palco/sótão, resgatando a nossa essência enquanto humanidade através dos encontros e experiências diversas que se criam.

Odisseia de Improvisação

Já Dança Boba é uma celebração da improvisação e da gestualidade para jovens adultos e idosos. Através de jogos de improviso, os intérpretes constroem danças que exploram desde memórias e nostalgias até momentos de leveza e dramaticidade.

A construção poética desvelada em cada gesto revela a efemeridade do tempo, proporcionando uma experiência cênica rica em metáforas e reflexões sobre as infinitas possibilidades da dança. 

As interações construídas ganham potência a partir da simplicidade, da construção poética desvelada e da entrega a que os intérpretes se colocam para compartilhar momentos que transitam entre memórias, nostalgias, leveza, dramaticidade, ludicidade.

Neste estado latente do corpo e da câmera em movimento a Dança se faz Boba numa generosa efemeridade do tempo, na construção real de mundos possíveis pois tudo é vídeo, é ilusão, é teatro, metáforas sobre uma possível estória que “talvez” o improvável trio conte para você. 

O grupo

O Ateliê do Gesto é um espaço de pesquisa e criação em dança, em Goiânia, que explora o corpo como campo poético e dramatúrgico. Fundado por Daniel Calvet e João Paulo Gross, o grupo nasce do desejo de investigar o movimento e suas conexões com outras linguagens artísticas, desenvolvendo uma assinatura própria no cenário da dança contemporânea.

Desde sua estreia com O Crivo, espetáculo premiado e amplamente reconhecido, o Ateliê do Gesto consolidou-se como uma referência na cena nacional e internacional, tendo se apresentado em diversos países e participado de projetos de circulação como o Palco Giratório (SESC Nacional) e o Sesi Viagem Teatral.

O grupo também integrou importantes iniciativas como a Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural (2023 e 2024), o Sesc Pulsar (2024) e foi contemplado pelos Prêmios Funarte Klauss Vianna ao longo de sua trajetória.

Com um repertório que inclui seis espetáculos cênicos, iniciativas de formação de plateia e capacitação artística, o Ateliê do Gesto segue expandindo suas fronteiras criativas.

Mais do que uma companhia de dança, é uma plataforma de experimentação e aprendizado, onde a arte do movimento se alia à busca por uma conexão sensível e consciente com o corpo. Acreditamos que dançar é lembrar que o corpo é natureza, é despertar a inteligência corporal e reconhecer a criatividade como expressão fundamental do ser humano.

 

Serviço: Ateliê do Gesto (GO) leva os espetáculos “Fica Comigo” e “Dança Boba” para Belém (PA), Palmas (TO) e Fortaleza (CE)

 

– Belém (PA)

– Apresentações Fica Comigo

Data: 15 e 16 de Março

Hora: 18h

Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique

Ação de acessibilidade: Intérprete de Libras

Atividade Educativa de cunho ambiental com a distribuição de Sementes para crianças.

 

– Apresentações Dança Boba

Data: 18 e 19 de Março

Hora: 19h30min

Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique

Ação de acessibilidade: Intérprete de Libras

 

– Oficina de Dança: para artistas locais / jovens

Data: 17 de Março

Hora: 18h30min

Local: Espaço Experimental de Dança – Rua Domingos Marreiros 1775 – Belém / PA

Ação de acessibilidade: Intérprete de Libras

 

Palmas (TO)

– Apresentações Dança Boba

Data: 21 e 22 de Março

Hora: 20h

Local: Teatro Sesc Palmas

Ação de acessibilidade: Intérprete de Libras

 

– Apresentações Fica Comigo

Data: 23 de Março

Hora: 18h

Data: 24 de Março

 

– Apresentação para Escolas

Horário: 10h30

Local: Teatro Sesc Palmas

Ação de acessibilidade: Intérprete de Libras

Atividade Educativa de cunho ambiental com a distribuição de Sementes para crianças.

 

– Oficina de Dança: para artistas locais / jovens

Data: a definir (depende do retorno do Balé – alunos do Joãozinho)

Hora: 19h

Local: Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso

Ação de acessibilidade: Intérprete de Libras

 

– Fortaleza (CE)

Apresentações Fica Comigo

Data: 10 e 11 de Maio

Hora: 17h

Local: A definir

Ação de acessibilidade: Intérprete de Libras

Atividade Educativa de cunho ambiental com a distribuição de Sementes para crianças.

 

– Apresentações Dança Boba

Data: 13 e 14 de Maio/2025

Hora: 20h

Local: Casa Absurda

Ação de acessibilidade: Intérprete de Libras

 

– Oficina de Dança: para artistas locais / jovens

Data: 12 de Maio

Hora: a definir

Local: Curso técnico de dança ou UFC ou CCBJ

Ação de acessibilidade: Intérprete de Libras

 

Entrada gratuita em todas as atividades

Fica Comigo: teaser neste link e espetáculo na íntegra neste link

Dança Boba: teaser neste link e espetáculo na íntegra neste link

Tags: aproveite a cidadeateliê do gestogoiâniagoiás

Notícias relacionadas

Big Band Basileu França encerra a temporada de 2025 com “Especial Jorge Vercillo”
Goiânia

Big Band Basileu França encerra a temporada de 2025 com “Especial Jorge Vercillo”

A Big Band Basileu França realiza o último concerto da temporada 2025 com repertório em homenagem a obra de um de Jorge Vercillo. Com entrada gratuita, o concerto sinfônico será...

Read moreDetails
Prêmio Jaburu 2025: Comendas serão entregues nesta terça-feira (25/11)
Goiânia

Prêmio Jaburu 2025: Comendas serão entregues nesta terça-feira (25/11)

O Conselho Estadual de Cultura entrega, nesta terça-feira (25/11), as comendas da edição de 2025 do Prêmio Jaburu, premiação que homenageia personalidades e valores da cultura goiana, reconhecendo, desde 1980,...

Read moreDetails
Ney Matogrosso traz show da turnê "Bloco na Rua" a Goiânia
Goiânia

Ney Matogrosso traz show da turnê “Bloco na Rua” a Goiânia

O cantor Ney Matogrosso traz a Goiânia, no dia 7 de março de 2026, show da turnê, “Bloco na Rua”. A apresentação única ainda não tem local definido, e os...

Read moreDetails
Espetáculo “A Morte da Galinha Caipira” estreia em Goiânia
Goiânia

Goiânia recebe estreia do espetáculo “A Morte da Galinha Caipira”

A Nalini Cia de Dança apresenta a estreia de “A Morte da Galinha Caipira”, espetáculo que chega aos palcos goianos como uma provocação estética e simbólica, inspirada em elementos do...

Read moreDetails
Secult Goiás amplia investimentos no FAC 2025 e convoca 82 suplentes do Edital de Mestras e Mestres da Cultura Popular
Goiânia

Secult Goiás amplia investimentos no FAC 2025 e convoca 82 suplentes do Edital de Mestras e Mestres da Cultura Popular

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) convocou 82 suplentes do Edital de Mestras e Mestres da Cultura Popular, do Fundo de Arte e Cultura (FAC). A lista completa...

Read moreDetails
Cerrado Galeria apresenta individuais de Vanderlei Lopes e Rebeca Miguel
Goiânia

Cerrado Galeria apresenta individuais de Vanderlei Lopes e Rebeca Miguel

A Cerrado Galeria, em Goiânia, recebe a partir de 28 de novembro de 2025, duas exposições individuais que celebram a força e a diversidade da arte contemporânea brasileira: A parte...

Read moreDetails
Cinema Negro no Feminino celebra lançamento de livro e exibição de curtas no Sertão Negro
Goiânia

Cinema Negro no Feminino celebra lançamento de livro e exibição de curtas no Sertão Negro

Neste sábado (22/11), o Sertão Negro, em Goiânia, será palco de uma imersão no audiovisual produzido por mulheres negras, reunindo o lançamento do livro Cinema Negro no Feminino: Afeto e...

Read moreDetails
Natal para Todos 2025 é lançado pela prefeitura de Goiânia
Goiânia

Natal para Todos 2025 é lançado pela prefeitura de Goiânia

A prefeitura de Goiânia lançou, nesta quarta-feira (19/11), no Jardim Abaporu, Região Leste da capital, o projeto Natal para Todos, que marca oficialmente o início da programação natalina em Goiânia....

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados