A Associação dos Trabalhadores em Arte e Cultura (ATAC) e a Cerrado Galeria ampliam a parceria voltada à formação, à circulação e ao fortalecimento das artes visuais em Goiás. Durante o período do Festival Bananada, em Goiânia, a colaboração acontece em três frentes: oficinas do programa ATAC Pro, na sede da galeria; a inclusão do espaço no percurso do Curto-Circuito ATAC; e uma obra inédita de Estevão Parreiras no stand da associação dentro do festival.
Nos dias 19 e 20 de agosto, a Cerrado Galeria recebe o quarto ciclo do ATAC Pro, programa gratuito de formação voltado aos trabalhadores da arte e da cultura, com três oficinas dedicadas à atuação profissional no campo das artes visuais.
Na quarta-feira (19/8), às 10h, a Oficina de Fotografia de Obras de Arte, com o fotógrafo Diego Bresani, aborda iluminação, enquadramento, controle de cor e os desafios da produção de imagens para portfólios, catálogos e exposições. Indicado ao Prêmio PIPA em 2026, Bresani tem trabalhos publicados em veículos como Revista Piauí, Vogue e The Guardian.
Na quinta-feira (20/8), às 10h, a Oficina de Expografia e Montagem de Exposições, com Cleandro Elias, coordenador das galerias do Centro Cultural Octo Marques, propõe uma introdução prática à instalação de obras, organização do espaço expositivo, iluminação e manuseio.
No mesmo dia, às 14h, a Oficina de Carreiras em Artes Visuais reúne duas perspectivas complementares: a da diretora executiva da Cerrado Galeria, Julia Mazzutti, e a do artista visual goiano Genor Sales, indicado ao Prêmio PIPA 2025, participante da ARCOmadrid 2025 e integrante do Jatobá Nascente. A conversa percorre a elaboração de portfólio, a relação com galerias e instituições e os circuitos de legitimação e circulação da arte.
Curto-Circuito e Festival Bananada
A Cerrado Galeria também será um dos pontos do Curto-Circuito ATAC, iniciativa que conduz convidados de diferentes estados do país, presentes na cidade para o Festival Bananada, por ateliês, galerias e territórios criativos de Goiânia. Na galeria, o grupo participa de uma visita guiada às exposições de Alice Lara e Renato Rios.
Dentro do festival, a parceria assina o stand da ATAC, que recebe uma obra desenvolvida especialmente para o projeto por Estevão Parreiras, artista representado pela Cerrado Galeria. O painel, de 2,10 x 1,85 metros, permanece instalado durante todo o evento e integra a identidade visual do espaço, propondo um ponto de encontro entre música e artes visuais.
A programação dá sequência a uma colaboração iniciada em junho, com a Residência Artística ATAC realizada na Cidade de Goiás, que teve Siron Franco como artista mentor.
Sobre a ATAC
A ATAC (Associação dos Trabalhadores em Arte e Cultura) é uma organização que tem o objetivo de fortalecer o setor cultural por meio de formação, articulação em rede, desenvolvimento de projetos e incidência em políticas públicas.
Atua conectando artistas, produtores, técnicos, gestores e demais trabalhadores da cultura para gerar conhecimento, oportunidades e desenvolvimento profissional. Seu propósito é conectar saberes, tecnologias, programas e atividades para fortalecer trabalhadores da cultura.
Serviço: ATAC PRO — Oficinas em Artes Visuais (Ciclo 4)
Onde: Cerrado Galeria — Rua 84, nº 61, Setor Sul, Goiânia
Participação: Gratuita
Quando:
19 de agosto (quarta): Oficina de Fotografia de Obras de Arte, com Diego Bresani — 10h
20 de agosto (quinta): Oficina de Expografia e Montagem de Exposições, com Cleandro Elias — 10h
20 de agosto (quinta): Oficina de Carreiras em Artes Visuais, com Julia Mazzutti e Genor Sales — 14h
Obra de Estevão Parreiras no stand da ATAC – Festival Bananada, 21 a 23 de agosto de 2026
Links para inscrições das atividades disponíveis da ATAC:
– Inscrições do SOM de Goiás: https://som.vc/oportunidade/863/#info
– Inscrições do Nossos Palcos: https://shre.ink/GwSN
– Inscrições do ATAC Pro: https://shre.ink/GwSi
Mais informações: @atac.go












