Com quase 11 mil artesãos, mestres e artistas populares cadastrados, o Sistema do Artesanato Goiano (SAG), vinculado à Secretaria de Estado da Retomada, vem abrindo portas para quem deseja divulgar e comercializar suas produções. Neste ano de 2024, por incentivo do Governo de Goiás, o artesanato goiano foi destaque em nove eventos, gerando renda e oportunidades para quem participa.
Mais de 100 artesãos, mestres e artistas populares participaram de feiras em Goiás e em outros estados, neste ano de 2024. Durante a 5ª Goiás Feito à Mão, realizada em junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, 50 estandes foram montados, pelo Governo de Goiás, para o artesanato e trabalho manual produzidos no estado, por onde passaram 1,5 mil visitantes.
O artesanato goiano também participou de eventos em outros estados brasileiros: Fenearte, Fenacce, Salão do Artesanato e outros. O Governo de Goiás faz o transporte das peças e também duplica o espaço do artesanato goiano em algumas feiras.
Artesanato goiano no Sesc Centro
Depois de expor seu trabalho em eventos e projetos do Governo de Goiás, o artista popular Viníciu Fagundes, filiado à Cooperativa de Artesãos de Goiás (Cartago), abriu em novembro uma exposição individual.
“Natureza em nós” reúne, até 11 de novembro, 40 obras inéditas, entre quadros e esculturas botânicas, no Sesc Centro (Rua 15, Centro – Goiânia), com entrada gratuita.
“Os trabalhos são criados com elementos naturais de espécies vegetais nativas, principalmente do Cerrado e da Amazônia. O objetivo é provocar reflexões sobre a crise ambiental que vivemos e despertar nos visitantes a sensação de pertencimento ao meio natural e de responsabilidade individual com o futuro do planeta”, explica Viníciu.
O artista popular já teve trabalho exposto na Goiás Feito à Mão, em edição no Senado Federal, e também na Fenearte, com apoio do Governo de Goiás. Viníciu também criou esculturas para o troféu do Prêmio Goiás Sustentável 2022 e participou da criação da obra das Cavalhadas em 2023 e 2024.