Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Artes no Centro: Sesc Goiás realiza eventro com programação multicultural

Escambo de livros, música e teatro estão na próxima edição do Artes no Centro. A programação será completa com 21 artesãos de dez cidades goianas, expondo na Feira de Artesanato, dia 19/7, das 9h às 17h, no Sesc Centro, com entrada franca

by Redação
Publicado em 09/07/2025 às 10:21
Artes no Centro: Sesc Goiás realiza eventro com programação multicultural

Artesã durante Artes no Sesc, no Sesc Centro | Foto: Divulgação Sesc Goiás

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

A próxima edição do Artes no Centro, do Sesc Goiás, será no dia 19 de julho, das 9h às 17h, no Sesc Centro, em Goiânia. A programação terá a Feira de Artesanato e Arte Popular, escambo de livros, música na varanda com o artista Pádua, espetáculo circense com a Cia Devir de Recife (PE) e teatro.

Além disso, quem for poderá degustar o cardápio gastronômico, especialmente preparado para a data, indo desde o café da manhã, almoço e o lanche da tarde a preços bem acessíveis.

LEIA TAMBÉM

Goiás Turismo se une a outros órgãos na temporada e realiza Expedição Araguaia

Goiás Turismo se une a outros órgãos na temporada e realiza Expedição Araguaia

Avenida 24 de Outubro: Entrega de corredor é anunciada para o mês de julho

Avenida 24 de Outubro: Entrega de corredor é anunciada para o mês de julho

“A proposta é oferecer um dia inteiro de experiências artísticas, reunindo diversas linguagens como música, teatro, artesanato, literatura e gastronomia”, informa o supervisor de cultura do Sesc Centro, Marcelo Di Castro.

Feira de Artesanato e Arte Popular

No total, 21 artesãos de dez cidades goianas (Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental, Goiânia, Goianira, Hidrolândia, Itapuranga, Morrinhos, Olhos D´Água, Pirenópolis) vão expor seus trabalhos durante a Feira de Artesanato e Arte Popular no Sesc Centro.

O público poderá comprar peças das tipologias biojoias, cerâmica, crochê, macramê, colares bordados, fibras vegetais, madeira, bordados, papel machê, pinturas, livros lúdicos sensoriais e jogos analógicos, bolsas jeans, dentre outras.

Os destaques nesta edição serão o ceramista Gabriel Machado, de Goianira, e a artesã Sandra Carvalho, de Goiânia, que faz trabalhos artesanais em macramê, além de dar aulas para pessoas que querem aprender essa arte em cordas e fios.

Para Sandra Carvalho, “o macramê, além de envolver padrões geométricos e movimentos repetitivos, pode promover um estado de tranquilidade, facilitando a conexão com a intuição e o insight criativo, ao trabalhar de forma concentrada e deliberada nas cordas e nas formas que estão sendo montadas, o artesão pode criar um espaço de livre fluxo mental, onde a criatividade surge espontaneamente”, considera a artesã.

Os artesãos que vão expor suas peças nesta edição da Feira de Artesanato no Sesc Centro são de Anápolis: Filipe Camargo, cerâmica decorativa; Aparecida de Goiânia: Carlos Antônio, escultura em cerâmica; Cleiton, objetos utilitários em madeira; João Sacerdote, escultura em madeira; Valmir Neves, escultura em cerâmica; e de Cidade Ocidental: Edinar, escultura em papel machê.

Além disso, de Goiânia: Alda Assis, biojoias; Jana, bolsas em crochê; Juliana Jardim, pinturas em cerâmica; Kate Flor, livros lúdicos sensoriais; Miryan Lemos, cerâmica esmaltada; Sandra Carvalho, macramê; Rita Barbosa, bolsas bordadas em jeans reciclado; Goianira: Gabriel Machado, escultura em cerâmica; e de Hidrolândia: Marcos Lisita, escultura em madeira; Terra Bordada, bordados em tecidos.

De Itapuranga: Hanilson, casas em madeira de demolição; Morrinhos: Neires Aparecida, colares bordados; Olhos D’Água: Fatinha, arte sacra em fibras vegetais; Hilda Freire, esculturas em cerâmica; e de Pirenópolis: Alex Botega, esculturas em cerâmica.

Programação do Artes no Centro

“O projeto nasceu como ‘Sábado Cultural’ e logo encontrou grande acolhida por parte do público, tornando-se um importante ponto de encontro para diferentes expressões artísticas e passou a ser denominado ‘Artes no Centro’, um nome que traduz melhor a essência do que construímos: um espaço vivo de cultura, aberto e acessível a todos”, explica Marcelo Di Castro.

“Localizado no coração da cidade, o Sesc Centro ocupa um lugar simbólico e estratégico, pois é ali que a arte cruza com a cidade e se conecta com as pessoas”, completa.

Com classificação livre e aberto ao público em geral, das 10h às 12h, no espaço da biblioteca, terá a atividade Escambo das Letras: trocas de livros adultos e infantis. O objetivo é valorizar o livro como instrumento de veiculação cultural e facilitar o acesso às obras por meio de trocas. De posse dos cupons, os participantes poderão efetuar a troca de seus livros pelos que estiverem expostos para a mesma finalidade.

Com duas sessões programadas, sendo a primeira às 10h30 e a segunda às 13h30, o espetáculo Elza é uma peça de teatro lambe-lambe em homenagem à cantora Elza Soares, reconhecida internacionalmente. A peça apresenta a história de vida da artista, uma mulher negra e empoderada que continua a inspirar, especialmente, as mulheres a ocuparem espaços importantes nas artes e na sociedade.

Na sequência, o público poderá conferir mais duas sessões do espetáculo circense – Experimento VI: Isso (não) é um número de circo, nos horários de 11h e 15h, com apresentação da companhia circense pernambucana Cia Devir, formada pelos artistas João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima. O que pode o circo? Quais são seus limites, se é que eles existem, enquanto linguagem artística? Estas e outras provocações estarão no espetáculo que envolverá o público.

A apresentação agrega circo contemporâneo, teatro e cultura pop e é marcada por elementos autobiográficos e pela dissolução da barreira entre o real e o ficcional, que convida o público a jogar e respirar junto com os artistas do começo ao fim.

A próxima atração, das 12h às 14h, será o show acústico com o cantor e compositor Pádua. Ele é um dos artistas mais respeitados da música autoral em Goiás e tem mais de quatro décadas de carreira. O artista irá apresentar sucessos marcados na memória afetiva do público, tais como “Pele” e “Louca Magia”, além de novas composições. O repertório valoriza a simplicidade e a força poética de sua obra marcada pela fusão de ritmos e influências da música brasileira.

O Artes no Centro, portanto, “reafirma o compromisso do Sesc com a democratização da cultura e valoriza o centro da cidade como parte fundamental desse movimento, porque o Sesc Centro pulsa cultura e a arte é de todos”, completa o supervisor de cultura da instituição.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, “o Artes no Centro e a Feira de Artesanato e Arte Popular proporcionam visibilidade e divulgação dos artesãos goianos e artistas daqui e de outros estados. Com nossa atuação integrada, Goiânia conta com esta agenda artística e multicultural para turistas e os goianienses”, afirma.

E segue: “São ações transversais que perpassam o comércio, serviços, turismo e gastronomia. Nossas equipes da cultura, gastronomia e outras atuam de forma multidisciplinar e entregam um evento espetacular, pois a cada edição o Artes no Centro mescla os artistas daqui e de outros estados”, conclui.

Para o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, “o Artes no Centro e a Feira de Artesanato e Arte Popular potencializam a produção artística, a cultura e os espetáculos produzidos dentro e fora de Goiás, além de fomentar o crescimento, a valorização e a difusão do artesanato produzido por mestres artesãos. Oferecemos programação de um dia inteiro dentro do Sesc Centro para que as pessoas possam conhecer, conversar com artistas, comprar as peças dos artesãos e participar ativamente da nossa agenda cultural”.

“A equipe do Sesc está totalmente engajada na realização de um evento diferenciado, valorizando a convivência e o acesso democrático à arte e oferecendo ao público não apenas uma programação cultural de qualidade, mas também um ambiente acolhedor, onde cada detalhe contribui para a vivência plena da arte’, reforça Marcelo Di Castro.

O Sesc é uma instituição do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás, presidido por Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que tem por presidente José Roberto Tadros.

Serviço: Artes no Centro e Feira de Artesanato e Arte Popular | Sesc Goiás

Quando: Sábado (19/7)

Horário: das 9h às 17h

Onde: Sesc Centro – Rua 15 esquina com Rua 19 – Centro – Goiânia (GO)

Entrada: Gratuita

Programação:

– Feira de Artesanato e Arte Popular | Horário: das 9h às 17h

– Escambo das Letras – trocas de livros adultos e infantis | Horário das 10h às 12h

– Espetáculo: Elza com o Grupo: Cia de Teatro Nú Escuro (Goiânia/GO) | Horários: 1ª sessão às 10h30 / 2ª sessão às 13h30 – Gênero: teatro lambe-lambe

– Espetáculo: Experimento VI – Isso (não) é um número de circo – Grupo: Cia Devir (Recife/PE), com os artistas João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima | Horários: 1ª sessão às 11h / 2ª sessão às 15h – Gênero: circo

– Show: Pádua – acústico voz e violão | Horário: das 12h às 14h

Tags: aproveite a cidadeArtes no Centrogoiâniagoiássesc centrosesc goiás

Notícias relacionadas

Goiás Gastronomia: Festival traz grandes chefs a Goiânia
Goiânia

Goiás Gastronomia: Festival em Goiânia terá mais de 50 grandes chefs

Goiânia se prepara para receber um dos maiores encontros de gastronomia e cultura do país: o festival Goiás Gastronomia. Lançado oficialmente nesta terça-feira (8/7), o evento ocupará o Parque Agropecuário...

Read moreDetails
Observatório de Turismo realiza 1ª pesquisa presencial em parques de Goiânia
Goiânia

Observatório de Turismo realiza 1ª pesquisa presencial em parques de Goiânia

A Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), por meio do Observatório de Turismo, realizou nos dias 5 e 6/7 (sábado e domingo), a primeira pesquisa presencial em parques de...

Read moreDetails
Grupo Carroça estreia “As Fanfarronas” em Goiânia
Goiânia

Grupo Carroça estreia “As Fanfarronas” em Goiânia

Livremente inspirado na obra “O Soldado Fanfarrão”, de Plauto, o Grupo Carroça, formado exclusivamente por mulheres, realiza, na quinta-feira (10/7), às 19h, na Praça do Jacaré, Setor Crimeia Oeste, em...

Read moreDetails
Senac Goiás lança Carreta Pet Móvel
Goiânia

Senac Goiás lança Carreta Pet Móvel

O Senac Goiás lançou oficialmente, nesta segunda-feira (7/7), no estacionamento da Fecomércio, em Goiânia, a Carreta Pet Móvel, um serviço que consiste em um micro-ônibus totalmente adaptado e equipado para...

Read moreDetails
Flamboyant Garden Festival 2025 acontece durante todo o mês de julho
Goiânia

Flamboyant Garden Festival 2025 acontece durante todo o mês de julho

O mês de julho será marcado por diversas atrações no Flamboyant Shopping, em Goiânia. De 8 a 27 de julho, o Flamboyant Garden Festival reunirá cultura, lazer e a gastronomia....

Read moreDetails
Campinas: Bairro celebra 215 anos com ações da Prefeitura de Goiânia
Goiânia

Campinas: Bairro celebra 215 anos com ações da Prefeitura de Goiânia

O bairro de Campinas, em Goiânia, celebra aniversário de 215 anos nesta terça-feira (8/7), com a transferência simbólica da sede do governo municipal para a região. A agenda começa cedo,...

Read moreDetails
Boogarins volta ao Martim Cererê para lançar novo disco, no dia 18
Goiânia

Boogarins volta ao Martim Cererê para lançar novo disco, no dia 18

Depois de conquistar plateias ao redor do mundo, com passagens por festivais como Coachella, Lollapalooza, Primavera Sound e Rock in Rio Lisboa, a banda goiana Boogarins retorna às suas origens...

Read moreDetails
Diaspóricas cruza o Atlântico e grava 4ª temporada em Cabo Verde
Goiânia

Diaspóricas cruza o Atlântico e grava 4ª temporada em Cabo Verde

A série documental Diaspóricas — que vem ganhando projeção por seu protagonismo feminino negro no cinema e na música — parte, pela primeira vez, para fora do Brasil, em conexão...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados