Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pode dar o título de Capital Nacional do Art Déco a Goiânia. O texto é de autoria das deputadas federais Adriana Accorsi (PT) e Flávia Morais (PDT), e teve como relatora a deputada Lêda Borges. O parecer do projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A capital goiana conta com o maior acervo do estilo no Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para Miami, nos Estados Unidos.
São 22 prédios tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na capital. São eles: Torre do Relógio, Coreto da Praça Cívica, Fontes Luminosas, Obeliscos com Luminárias, Palácio das Esmeraldas, prédio do Museu Zoroastro Artiaga, sede do Centro Cultural Marieta Teles, sede da Procuradoria-Geral do Estado, sede da Secretaria Estadual da Cultura, e o prédio da antiga Delegacia Fiscal.
Além disso, o Edifício do Tribunal Regional Eleitoral, casa de Pedro Ludovico Teixeira, Teatro Goiânia, Grande Hotel, Lyceu de Goiânia, antiga Estação Ferroviária de Goiânia, atual sede do Instituto Federal de Goiás, mureta do Lago das Rosa, antigo Palace Hotel, antiga subprefeitura de Campinas, Fórum de Campinas e o traçado viário dos Núcleos Urbanos Pioneiros.
O texto da propositura consta que Goiânia “é uma das cidades mais importantes do mundo no estilo Art Déco” e que foi “a primeira capital do século XX a romper com as tradicionais arquiteturas colonial e barroca por meio do modernismo e pioneira dentre as capitais planejadas no Brasil.” A proposta defende o título fomentará o turismo na cidade.
100 anos do Art Déco são comemorados em Goiânia
Em comemoração aos 100 anos do estilo que nasceu na França, a Prefeitura de Goiânia tem investido em uma série de eventos que ressalta a importância do movimento na identidade goianiense. Um deles é o concurso de fotografia lançado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) que selecionará as melhores fotos que exaltem o movimento em Goiânia.
Além disso, rodas de conversas têm sido realizadas para debater a valorização e preservação do patrimônio de Goiânia. Na programação, ainda consta o City Tour pelos pontos turísticos, entrega da Medalha do Art Déco e, em parceria com os Correios, o lançamento de um selo comemorativo.
“Temos prédios tampados por marquises que vamos limpar, restaurar e caracterizar para que o estilo surja novamente. Queremos fazer do nosso Centro um ponto de visitação mundial, integrando turismo, eventos e requalificação urbana. Estamos estabelecendo incentivos fiscais, linhas de crédito e medidas para revitalizar o Centro, como a requalificação do Jóquei Clube, da Rua do Lazer e a recuperação de fachadas históricas”, afirma o prefeito Sandro Mabel.
Recentemente, a presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), Nárcia Kelly, apresentou todo o patrimônio Art Déco de Goiânia à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de avançar nas tratativas para que a capital goiana receba o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.