A Prefeitura de Goiânia deu o primeiro passo para a implantação da nova Área Azul na capital, com a publicação dos decretos nº 2.856 e nº 2.857/2025, que instituem a Política de Estacionamento Integrado e a Política de Mobilidade Urbana Digital, dentro do Programa Nova Mobilidade. Com o novo formato, Goiânia passará das atuais 3.841 vagas para mais de 10 mil, distribuídas em bairros da capital como Campinas, Centro, Região da 44, Setor Oeste, Setor Marista, Jardim Goiás, Setor Bueno e Setor Universitário
Os decretos estabelecem as diretrizes técnicas e legais para a modernização do sistema de estacionamento rotativo pago, com foco em tecnologia, fiscalização eficiente e ampliação de vagas em diversas regiões da cidade.
O objetivo, de acordo com a prefeitura, é democratizar o uso dos espaços públicos e facilitar o acesso a comércios e serviços. “A Área Azul é uma ferramenta essencial para fortalecer o comércio. Recebemos muitas reclamações de lojistas sobre motoristas que deixam o carro o dia inteiro, ocupando o espaço que deveria ser rotativo. Com o novo sistema, o cliente que vai comprar ou resolver algo rápido encontrará vaga disponível, o que fortalece o comércio e melhora a mobilidade”, destaca o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.
Os decretos publicados marcam o início da transição para um modelo digital, integrado e fiscalizável, operado por empresas credenciadas mediante chamamento público, que ocorrerá em breve. Essas empresas serão responsáveis por disponibilizar aplicativos móveis (Web Apps) para a compra de créditos eletrônicos e controle em tempo real da ocupação das vagas.
Mais sobre a nova Área Azul em Goiânia
O preço público das vagasfoi ajustado para R$ 2,15 por hora e R$ 4,30 por duas horas. “Esse é um avanço importante para Goiânia. Por mais de uma década o valor permaneceu congelado, enquanto a cidade cresceu e as tecnologias evoluíram. Agora teremos um sistema moderno, justo e eficiente, que trará retorno real ao cidadão”, explica Tarcísio Abreu.
O estudo técnico que embasou a nova estrutura foi apresentado ao prefeito Sandro Mabel em março deste ano, com análise de ocupação, tempo de permanência e rotatividade. A partir dos decretos, a SET tem autonomia para conduzir as próximas etapas, que incluem credenciamento das empresas operadoras, implantação da sinalização e início da operação.
A expectativa é que o sistema comece a funcionar ainda neste ano, integrando mais um serviço ao Programa Nova Mobilidade, que vem transformando o trânsito da capital.
“Vamos avançar progressivamente na sinalização das vagas adicionais e Goiânia viverá um novo momento da mobilidade urbana. A publicação dos decretos é um passo decisivo para entregar à população um sistema transparente, digital e integrado”, reforça Tarcísio Abreu.












