“Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, é o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar. O longa-metragem foi escolhido como Melhor Filme Internacional na maior premiação de cinema do mundo. A 97ª cerimônia do Oscar foi realizada neste domingo (2/3), no Dolby Theatre, em Los Angeles (EUA).
O filme brasileiro concorria ainda na categoria de Melhor Filme, que foi conquistado pelo filme “Anora”, e também com Fernanda Torres, que concorria na categoria Melhor Atriz, e foi superado por Mikey Madison, de “Anora”.
Em Goiânia, alguns bares e um cinema transmitiram a cerimônia do Oscar 2025. Todos os locais estavam lotados de brasileiros torcendo pelo filme e também pela atriz Fernanda Torres.
Dirigido pelo cineasta Walter Salles, o filme “Ainda Estou Aqui”, que estreou em novembro de 2024, já levou mais de 4 milhões de pessoas ao cinema no Brasil e no mundo.
O filme conta a história real de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres e Fernanda Montenegro), que se tornou advogada ativista dos Direitos Humanos após a morte de seu marido, o deputado federal Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), assassinado pela ditadura militar em 1971.
Discurso sobre a vitória de Ainda Estou Aqui
Em seu discurso, Walter homenageou Eunice Paiva, e falou da honra de ganhar o primeiro Oscar do Brasil.
“Isso vai para uma mulher que teve uma perda tão grande. Esse prêmio vai para ela, Eunice Paiva, e para as mulheres extraordinárias que deram vida a elas, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, disse o diretor.