Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil em Goiás (APNs-GO) celebram 37 anos de atuação em Goiânia. Para comemorar a data especial foi preparado um Circuito de Artes Negras- Tradições Orais Entoadas nos Cenários Ancestrais- que une memória, ancestralidade e resistência. O evento acontece neste sábado (06/09), a partir das 14h, na Vila Cultural Cora Coralina, no Centro.
A programação traz performances poéticas, cantos afrocentrados, danças quilombolas, roda de capoeira e manifestações tradicionais que reafirmam a força, a espiritualidade e a vitalidade da cultura negra no Cerrado.
De acordo com a coordenadora estadual dos APNs-GO, Neuza Maria da Silva, o Circuito de Tradições Orais é um momento para a preservação e recuperação dos elementos históricos, pois as atrações culturais exaltam as tradições afrogoianas, consideradas Patrimônio Cultural Imaterial do estado.
“O encontro é oportuno para a valorização da cultura afro-brasileira e resgate do legado que deixamos em terras goianas. São três décadas em que os APNs celebram as tradições afroculturais em Goiânia”, enfatiza.
O evento, que é inclusivo e festivo, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital de chamamento 01/2024; e conta as parcerias do Grupo Quilombo Capoeira, Marcha das Mulheres Negras e deputado Mauro Rubem e Vila Cultural Cora Coralina.
APN’s
Em mais de trinta anos de atuação em Goiás, o trabalho da APNs é voltado para valorização da cultura negra, por meio ações educativas e culturais, para aprimorar a missão no enfrentamento ao racismo e de todas as formas de preconceito, bem como as incidências políticas- como ações afirmativas e políticas públicas- na promoção da igualdade racial.
Programação Circuito Cultural dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil em Goiás
Quando: Sábado (6/9)
Horário: das 9h às 17h
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Sala João Bênnio, Centro, Goiânia-GO
14h50- Abertura
15h- Espetáculo: Tradições Orais Entoadas: Uma Viagem pelos Cantos do Cerrado Goiano
15h20- Monólogo Poético de Otto Caetano
15h30- Performance- Negros Em’Cantos. Mulheres e tocadores
15h40- Espetáculo: Cenários Ancestrais: Ritmos e Encenação das Tradições Afro
15h50- Dança das Peneiras: Equipe Dona Creusa. Dançadeiras + tocadores.
16h10- Roda de Capoeira: Equipe Quilombo Capoeira
16h30 – Encerramento e agradecimentos