Tendo o Cerrado como inspiração, o 9º Mercado SAPI (@mercadosapi) será realizado entre os dias 25 e 28 de novembro, em Goiânia, com o tema “Floresce Centro-Oeste”. O em um ambiente de troca, aprendizado e conexões evento se consolida como o maior mercado audiovisual do Centro do Brasil, reunindo público diverso com profissionais, estudantes e empresas do setor.
Com extensa programação, o SAPI é reconhecido por fortalecer o audiovisual independente brasileiro e ampliar sua presença no cenário latino-americano.
“Produzir no Centro-Oeste é uma jornada longa e, às vezes, tortuosa. Mas a gente vê esse florescer acontecendo, com produções da região alcançando espaços onde nunca se chegou antes”, destaca a produtora, roteirista e idealizadora do projeto pela Sol a Pino Filmes, Lidiana Reis.
Confira toda a programação em mercadosapi.com.
Rodadas de Negócios e Players Internacionais
As tradicionais Rodadas de Negócios, neste ano, reúnem mais de 30 players nacionais e internacionais. Entre os confirmados estão Canal Brasil, Globoplay, GNT, Gloob, Gullane+, Embaúba Filmes, Vitrine Filmes, Itaú Cultural Play e Têm Dendê Produções. Uma das grandes novidades é a presença da Audible, empresa da Amazon e referência mundial na distribuição de podcasts, que chega ao SAPI em busca de narrativas sonoras com apoio do Cinema do Brasil do Instituto Audiovisual.
“É uma oportunidade inédita para os realizadores da região apresentarem seus projetos diretamente a quem está moldando o futuro do conteúdo em vídeo e áudio no Brasil e no mundo”, afirma a organização.
O Mercado SAPI também contará com a presença das distribuidoras Santa Cine (Argentina) e da Matices Media (Bolívia), ampliando seu alcance e se consolidando como ponte entre o audiovisual brasileiro e latino-americano.
A Santa Cine, será representada por Lucía Tebaldi, profissional com mais de 20 anos de experiência e mais de cinquenta longas lançados. Já a Matices Media, terá como representante Addis Mosqueda, produtora criativa com passagens pela Sony Pictures, Egeda e Bolívia Lab.
Protagonismo feminino no audiovisual
O Prêmio Cora chega à 6ª edição reafirmando seu papel de valorizar e impulsionar o protagonismo feminino em todas as etapas da cadeia criativa do audiovisual.
O prêmio reconhece projetos em desenvolvimento nas categorias Melhor Longa de Ficção, Longa Documentário ou Animação e Curta-Metragem, oferecendo consultorias especializadas e prêmios de estímulo. Desde sua criação, o Cora já premiou 17 mulheres e recebeu mais de 300 projetos, se consolidando como um marco na construção de um setor mais plural e igualitário.
Neste ano, o júri é formado por Eva Pereira, fundadora da Cunha Porã Filmes, reconhecida por destacar a identidade amazônica em suas obras; Marilha Naccari, presidente da ONG Panvision, responsável pelo Festival Internacional de Cinema de Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM); Rubian Melo, que atua como coordenadora do NordesteLab; e Talita Arruda colaboradora do Lab Negras, Talents Rio e Sessão Vitrine, trazendo um olhar atento à representatividade e à inovação.
Palco SAPI
Os painéis, encontros e debates do 9º Mercado SAPI irão reunir nomes expressivos do audiovisual para discutir temas que refletem o momento e os desafios do setor.
A programação tem conversas sobre descentralização e diversidade nas políticas públicas, linguagem e autoria no Centro do Brasil, infância e representatividade nas telas e estratégias de engajamento em novelas e séries, além de painéis dedicados à circulação internacional e à criação de conteúdo.
Além do conteúdo, o SAPI celebra o poder dos encontros presenciais. “A grande novidade deste ano é o fortalecimento dos espaços de encontro. Queremos que o SAPI não seja apenas uma escada para o futuro, mas um espaço onde as iniciativas realmente se concretizam”,explica Lidiana Reis.
Para encerrar cada dia, o público é convidado a relaxar e trocar experiências no Happy Hour do Espaço Networking.
Novos espaços de formação: cinema, comunicação e games
A edição deste ano reforça o compromisso do SAPI com a formação e a diversidade de linguagens. Entre os dias 26 e 27 de novembro, o evento oferece três ações formativas gratuitas.
A programação começa com a oficina “Rádio Kalungueira — Comunicação Comunitária & Transformação Social”, ministrada por Fátima Tertuliano, primeira jornalista formada do território Kalunga. “Vamos trazer experiências práticas de como comunicar a partir do nosso lugar, da oralidade e da vivência comunitária, com pertencimento e resistência”, conta Fátima.
No dia seguinte, o SAPI se abre para novas narrativas digitais com a oficina “Semeando o mercado indie de games em Goiás”, conduzida por Michelle Santos e Wadson Alvim, da Ritus Studio, abordando o processo criativo e as oportunidades do universo dos jogos independentes.
Encerrando o ciclo formativo, o diretor goiano Erico Rassi — de Oeste Outra Vez, indicado para representar o Brasil no Oscar e premiado no Festival de Gramado — ministra a masterclass “Do roteiro à montagem”, explorando como pesquisas se entrelaçam na construção da narrativa cinematográfica.
Pitching Universitário: os estudantes no centro do mercado
O SAPI também lança o 1º Pitching de Projetos Universitários do Centro-Oeste, voltado a estudantes de cinema com roteiros de curta-metragem em desenvolvimento. Com mentoria da produtora Lidiana Reis e avaliação por uma banca de especialistas, a iniciativa ocorre em 25 de novembro e é realizada em parceria com o núcleo TRAMA – Narrativas Audiovisuais e Criação de Roteiros (UEG).
“A parceria com o SAPI surge do desejo de aproximar o ambiente universitário do mercado audiovisual, criando um espaço de experimentação e visibilidade para novas vozes da região Centro-Oeste”, afirma Jô Levy, coordenadora do TRAMA.
SAPI em foco
O tema desta edição, “Floresce Centro-Oeste”, foi inspirado na metáfora do Candombá, planta nativa do cerrado que floresce após as queimadas, símbolo de resistência, regeneração e vitalidade. A imagem traduz tanto uma celebração da força criativa da região quanto um chamado à reflexão sobre os desafios enfrentados por quem produz audiovisual fora dos grandes centros.
Segundo a produtora e coordenadora Lidiana Reis, o SAPI integra um movimento que busca descentralizar o cinema brasileiro, tornando-o mais diverso, representativo e verdadeiramente nacional. O objetivo é encurtar caminhos e fortalecer estruturas para que o audiovisual da macro-região CONNE (Centro-Oeste, Norte e Nordeste) possa avançar com as mesmas oportunidades e investimentos disponíveis em outras partes do país.
Com uma trajetória marcada por sustentabilidade, inclusão e responsabilidade socioambiental, o projeto aposta no compromisso com práticas que inspiram um audiovisual mais consciente e conectado ao seu território. A iniciativa adota medidas como a compensação de carbono e o Selo Verde Ecooar, evidenciando a preocupação com o impacto ambiental e social do mercado.
Desde sua criação, em 2014, o evento reuniu mais de 3.400 participantes e já contou com mais de 100 players nas Rodadas de Negócios, promovendo um total de 612 encontros.
Com mais de 500 projetos inscritos ao longo dos anos, o SAPI foi palco ainda para 120 eventos, entre mesas, painéis, debates, estudos de caso e masterclasses. Além disso, nos últimos anos 326 projetos foram inscritos no Prêmio Cora e 17 mulheres já foram premiadas. Esses números refletem a capacidade do SAPI de gerar oportunidades reais de negócios e visibilidade para os participantes.
Serviço: 9º Mercado SAPI – “Floresce Centro-Oeste”
Quando: 25 a 28 de novembro de 2025
Onde: Hub Goiás, R. 261, 384 – Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)
Informações: mercadosapi.com | @mercadosapi | @premio_cora
Programação Geral – 9º MERCADO SAPI
– DIA 1 – Terça-feira, 25 de novembro
Atividades Formativas
09h30 – Abertura do programa Produtoras em Foco
Local: Hub Goiás
Abertura Oficial
19h – Exibição especial do filme A Natureza das Coisas Invisíveis | DF | Ficção | 90 min | 2025
Com a presença da diretora Rafaela Camelo e equipe.
Local: Cine Cultura
– DIA 2 – Quarta-feira, 26 de novembro
Palco SAPI
9h30 – 11h00 | Painel de abertura – Descentralização e diversidade nas políticas do audiovisual brasileiro
11h30 | SAPI Convida
14h00 – 15h30 | Debate – Como chegar à audiência? Experiências da distribuição independente brasileira
16h00 – 18h00 | SAPI Universitário – 1º Pitching de Projetos Universitários do Centro-Oeste
Espaço de Negócios
09h30 – 12h30 | 14h00 – 17h30 | Rodadas de Negócios
Atividades Formativas*
9h30 – 11h30 | 14h30 – 17h00 | Oficina – Rádio Kalungueira: Comunicação Comunitária e Transformação Social
Happy Hour – Espaço Networking
– DIA 3 – Quinta-feira, 27 de novembro
Palco SAPI
9h30 – 11h00 | Debate – Linguagem e gênero: a autoria no Centro do Brasil
11h30 | SAPI Convida
14h00 – 15h30 | Debate – Infância na tela: construindo gerações pelo audiovisual
16h00 – 18h00 | Painel – TV Globo apresenta: Novelas, séries e microdramas – como engajar a audiência
Atividades Formativas
9h30 – 11h30 | 14h30 – 17h00 | Oficina – Semeando o Mercado de Games em Goiás
14h30 – 16h30 | Masterclass – Do Roteiro à Montagem
09h30 – 11h30 | 14h30 – 17h00 | Programa Mais Mulheres: Formando Executivas Brasileiras para o Mundo
Espaço de Negócios
9h30 – 12h30 | 14h00 – 17h30 | Rodadas de Negócios + Rodadas de Negócios Audible Amazon
Happy Hour – Espaço Networking
– DIA 4 – Sexta-feira, 28 de novembro
Palco SAPI
9h30 – 11h00 | Painel – Oportunidades e redes internacionais para o audiovisual brasileiro
11h30 | SAPI Convida
14h00 – 15h30 | Painel – Como formatar audio séries de ficção para a Audible?
16h00 – 18h00 | Painel – Criação de conteúdo: negócios e regionalidade
18h30 | Encerramento e Premiação Prêmio Cora
Atividades Formativas
9h30 – 11h30 | 14h30 – 17h00 | Programa Mais Mulheres: Formando Executivas Brasileiras para o Mundo
Espaço de Negócios
9h30 – 12h30 | 14h00 – 17h30 | Rodadas de Negócios
Espaço de Networking
9h30 – 11h00 | Encontro de Coprodução e Conexão
Encerramento do evento – Happy Hour












