Os pequenos empreendedores, muitas vezes, produzem peças autorais, mas não possuem um local físico para vendê-los. Assim, usam suas redes sociais, criam lojas virtuais ou expõem seu trabalho em eventos. Porém, as lojas colaborativas se apresentam como uma opção para estas pessoas, já que reúnem, em um só espaço, diversas marcas e produtos diferentes, e Goiânia, nos últimos anos, ganhou, pelo menos, cinco espaços que funcionam neste formato.
O conceito das lojas colaborativas vêm se espalhando por todo o Brasil. Nestes locais, normalmente, é possível encontrar produtos artesanais, de decoração, veganos e infantis. Assim, você pode comprar agendas, camisetas, brincos, anéis e colares. Além disso, brinquedos, cosméticos e incensos, por exemplo. As lojas também apostam em opções de compra exclusivas, artesanais, divertidas e criativas.
Uma das lojas na capital chega a vender produtos de 45 marcas diferentes. Em outra, é possível encontrar mais de 600 opções de compra. Em outras duas, é possível tomar um café no local. Veja abaixo cinco lojas colaborativas em Goiânia com diversos produtos lindos e criativos. E, melhor, em diferentes regiões da cidade!
Conheça 5 lojas colaborativas em Goiânia
1. Bem lhe Quero
A Bem Lhe Quero foi fundada em 2017 e hoje conta com 45 marcas autorais. A maioria é de Goiás, mas a loja colaborativa, que fica no Jardim América, em Goiânia, também tem parcerias com marcas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2020, com a pandemia do coronavírus, a Bem Lhe Quero abriu um e-commerce para complementar se adaptar ao cenário econômico e criar um catálogo de todos os produtos expostos na loja física. Assim, optaram por investir em um sistema automatizado para a loja. “Cada marca tem uma autonomia em lançar os produtos, tirar fotos para o site, acompanhar as vendas em tempo real e se organizarem da melhor forma”, diz Ana Carolina, proprietária da loja. Os produtos são enviados para todo o Brasil e há entregas em Goiânia e região metropolitana duas vezes na semana.
A proprietária explica que a loja abriu uma curadoria que avalia produtos e produtores. “Nosso compromisso é ser realmente esse elo entre cliente e artesão. Temos o intuito, desde o início, de divulgar e fortalecer as marcas que estão com a gente”, afirma.
Onde: Rua C-137, Quadra 323, loja 8 – Jardim América
Instagram: @bemlhequero
2. Enkanti
A Enkanti, no Setor Bueno, é uma das lojas colaborativas em Goiânia que você deve conhecer. O espaço foi fundado há três anos e tem hoje, em seu catálogo, aproximadamente 600 produtos. Por causa da pandemia do coronavírus, em 2020, a loja reduziu o número de expositores, mas segue em operação.
O foco é em produtos artesanais e trabalhos manuais, com parceiros de Goiânia e de outros estados, como Pará, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Segundo a proprietária da loja, Gisele Guedes Vilarinho, as vendas hoje estão divididas em presencial e on-line.
A Enkanti também trabalha com produtos personalizados por encomenda. Dessa maneira, vende toalhas para batizados e outras festas comemorativas. Além disso, faz encadernação e cartonagem com tamanho e formato que o cliente precisar.
Onde: Avenida T-4, esquina com a T-13, nº 1478 – Setor Bueno
Instagram: @lojaenkanti
3. Varanda do Ipê
A Varanda do Ipê é uma das lojas colaborativas em Goiânia para se visitar. Localizada na Rua 21, no Centro, fica em frente ao Lyceu de Goiânia. O local tem produtos de 25 expositores.
Entre os principais produtos, há artesanato e acessórios para casa e também produtos para os pets. Além disso, é possível encontrar roupas, bolsas e diversos objetos de decoração, como filtros e obras que remetem às casas antigas das cidades históricas de Goiás.
O local ainda possui um café. Assim, é possível fazer uma visita à loja e ainda aproveitar para tomar um cafezinho, comer um lanche ou almoçar.
Onde: Rua 21, nº163 – Centro (em frente ao Lyceu de Goiânia)
Instagram: @varandadoipe
4. Fluxo Co.
O Fluxo Co. foi inaugurado há cinco meses, e fica próximo ao Parque Bernardo Elis, no Residencial Celina Park. O local tem uma loja colaborativa com 20 marcas e se declara “ecolaborativa”. Este termo é utilizado, segundo a proprietária, Camila Caetano Brito, porque o local reúne marcas que não utilizam produtos de origem animal ou “que geram impacto positivo no meio ambiente, sejam porque são veganas, ecológicas, sustentáveis, naturais, locais ou artesanais”.
O local ainda possui um café. O menu tem comida fresca e vegana. Assim, é possível encontrar cafés, bolos, sucos e drinks. Além disso, waffles e opções salgadas, como quibes e batata rústica.
Onde: Avenida Milão, nº1187 – Residencial Celina Park
Instagram: @segueofluxoco
5. Casa Cultive
A Casa Colaborativa Cultive fica no Setor Sul e reúne vários produtores locais. Lá você encontra, ao menos, 12 marcas. Há peças de vestuário, que vão de camisas estampadas até moda praia e acessórios. Além disso, produtos artesanais, sustentáveis e até bebidas regionais.
Onde: Rua 104 – Setor Sul, Goiânia
Instagram: @casa.cultive