Passeios culturais são sempre uma ótima pedida para quem quer explorar tudo que uma cidade pode oferecer. E Goiânia está repleta de boas opções, inclusive para quem gosta de arte. Desta vez, nossa abordagem é mais voltada para galerias e espaços, onde se aprecia arte de uma forma mais imersiva e tradicional, uma vez que, como nossos leitores bem sabem, a street art é um assunto bem recorrente por aqui!
Dessa forma, listamos quatro locais em que é possível conhecer gratuitamente obras de artistas, principalmente locais, consagrados e também trabalhos de quem acaba de ingressar neste universo. Além disso, visitar galerias, museus e espaços dedicados a arte em Goiânia é uma forma de refletir sobre um tema, momento e sobre a cidade.
Vale ressaltar ainda que a operação destes locais ainda é afetada pelos protocolos sanitários de prevenção ao contágio por Covid-19. Assim, o funcionamento pode ser alterado com frequência, bem como a experiência estar limitada, por enquanto, apenas ao virtual. Ou seja, se a sua ideia é um passeio presencial, em alguns casos, o jeito é guardar a dica e aproveitar depois.
Confira quatro espaços para conhecer e apreciar arte em Goiânia
Vila Cultural Cora Coralina
A Vila Cultural Cora Coralina fica ao lado do Teatro Goiânia na Rua 3, no Centro. O local é bem legal e voltou a receber exposições, mas para visitar precisa de agendamento.
A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É preciso agendar horário pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3201-9863. Inclusive, nós já estivemos por lá depois da reabertura.
Onde: Rua 3, no Centro – Goiânia
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada: Grátis
Centro Cultural Octo Marques
O Centro Cultural Octo Marques tem duas galerias de arte: Galeria Frei Confaloni e Sebastião dos Reis. Se localiza no Edifício Parthenon Center. Este importante ponto cultural da cidade também abriga a Escola de Artes Visuais.
Grande parte das atividades seguem on-line, inclusive as aulas da Escola de Artes Visuais. O Centro Cultural já realizou exposições pelas redes sociais e por meio de vídeo. Porém, quem passa pelo Parthenon pode se deparar, eventualmente, com parte do acervo exposto.
Onde: Edifício Parthenon Center, Rua 4, no Centro – Goiânia
Funcionamento: Apenas on-line
Entrada: Grátis
Galeria FAV
A Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV), fica no Campus Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Fora da região central, a galeria tem o objetivo de promover diálogo e aproximar a academia da população.
Por enquanto, só está funcionando on-line, mas você pode conferir exposições e trabalhos no perfil do espaço no Instagram @galeriadafav.
Onde: Faculdade de Artes Visuais UFG, Avenida Esperança s/n, Campus Samambaia
Funcionamento: Apenas on-line
Entrada: Grátis
Museu de Arte de Goiânia
O Museu de Arte de Goiânia (MAG) fica no Bosque dos Buritis. Logo ao lado dele, tem o Centro Livre de Artes que oferece vários cursos e oficinas, que contemplam várias vertentes artísticas.
As duas salas do museu estão funcionando com exposições do acervo e repletas de obras legais. Além disso, tem um espaço dedicado só para a história da capital. Há um busto do arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, que projetou Goiânia, plantas dos primeiros edifícios da cidade, como o Grande Hotel, e fotos da construção.
Onde: Bosque dos Buritis, no Setor Oeste – Goiânia
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h.
Entrada: Grátis