O Festmina – Festival Mulheres Independentes no Audiovisual chega à sua terceira edição, entre os dias 21 e 23 de novembro, no Vera Cult – Ponto de Cultura, em Goiânia. Realizado pela Pequi Roxo Produções, o festival é o primeiro de Goiás dedicado exclusivamente a filmes dirigidos por mulheres cis, trans e outras pessoas não cis que se reconhecem no gênero feminino, com recortes sociais e raciais que buscam dar visibilidade a cineastas historicamente excluídas dos espaços de destaque.
Em 2025, o III Festmina acontece de maneira totalmente independente, sem recursos financeiros, sustentado pela união de parcerias com Roch Design, Novelo Modas, Assuntar Filmes, Vera Cult Ponto de Cultura, Foto com Alma, Skambau Produções e Instituto Catalise.
Além das exibições com pipoca e refrigerante, o festival oferece oficinas gratuitas, debates, atividades formativas e um espaço infantil que acolhe crianças enquanto mães e pais participam da programação. Embora a curadoria e as obras exibidas sejam exclusivamente de mulheres, o festival é aberto a todos os públicos, e homens são bem-vindos em todas as atividades.
Sobre o Festmina
Idealizado pela produtora cultural Patrícia Silva, o Festmina nasceu com o propósito de democratizar o acesso ao audiovisual e ampliar a presença de mulheres nas telas e nos bastidores.
Ao fortalecer produções de mulheres negras, indígenas, trans e periféricas, o festival atua como espaço de formação, difusão, acolhimento e resistência artística.
Serviço: III Festmina – Festival Mulheres Independentes no Audiovisual
Onde: Vera Cult – Ponto de Cultura – Rua VC-56, Qd. 113, Lt. 14-A – Conj. Vera Cruz II, Goiânia-GO
Quando: 21 a 23 de novembro de 2025
Entrada: Gratuita
Mais informações e inscrições: Instagram: @festmina.go | e-mail: festminafestival@gmail.com
Programação:
– Dia 21 – Sexta-feira
13h às 15h – Exibição Mostra Nacional Pretas no Topo – Filmes dirigidos por mulheres pretas (primeira parte)
15h às 17h – Exibição Mostra Nacional Olhares Ancestrais – Filmes dirigidos por mulheres indígenas
15h às 18h – Oficina de Estamparia Manual – “Customize sua Camiseta!”
Com Milleide Lopes (Novelo Moda), usando materiais naturais para criar estampas sustentáveis.
18h30 às 22h – Oficina “Elaboração de Projetos com Foco na Planilha Orçamentária”
Com Patrícia Silva, produtora executiva e especialista em Política e Gestão Cultural.
– Dia 22 – Sábado
14h às 15h30 – Exibição Mostra Nacional Travessias – Filmes dirigidos por mulheres trans e outras pessoas não cis que se reconhecem no gênero feminino
16h às 18h30 – Exibição Mostra Goiana – Filmes dirigidos por mulheres goianas
18h30 às 19h30 – Bate-papo com diretoras das obras exibidas
20h – Painel “De Goiânia para o Brasil – O caminho de Levanta, Regiane! até a Tela Quente” – Com a roteirista e diretora Milena Ribeiro e o diretor de programação da TV Anhanguera, Carlyle Ávila
– Dia 23 – Domingo
14h às 16h30 – Exibição Mostra Nacional Infantil
14h às 20h – Bazzar Garimpo Criativo – Roupas, acessórios, artesanatos e trabalhos de empreendedoras locais
16h – Bate-papo com Manuela Barbosa sobre o projeto Maria da Penha nas Escolas, com distribuição gratuita do livro para as 50 primeiras pessoas
16h30 às 18h30 – Exibição Mostra Nacional Pretas no Topo – segunda parte
17h00 às 18h – Premiação dos melhores filmes
– Júri técnico
– Júri popular
18h – Slam Reexistir, com premiação e palco aberto












