Goiânia será palco, nos dias 15, 16 e 17 de agosto, de uma das mais importantes celebrações da cultura afro-brasileira: o 14º Encontro Goiano de Capoeira Angola e Samba Chula.
O evento, realizado no Ponto de Cultura Buracão da Arte, sede do Grupo Só Angola, reunirá mestres e mestras de referência nacional em três dias de programação intensa, marcada por oficinas, rodas, vivências culturais, apresentações musicais e bate-papos com grandes nomes dessas tradições.
Os ingressos estão disponíveis no Sympla, com valores de R$ 60 (individual) a R$ 150 (passaporte). O link está disponível na bio do perfil: https://www.instagram.com/so.angola/
Convidados
Entre os convidados, nomes que são verdadeiros patrimônios vivos da cultura popular: Mestre Boca Rica (BA), discípulo de Mestre Pastinha e referência mundial da Capoeira Angola; Mestre Ecinho (BA), um dos últimos cantadores de chula de Santo Amaro; e Mário Lamparelli (BA), músico, pesquisador e integrante do Samba de Roda Raízes de Acupe.
Também participam grandes mestres goianos, como Mestre Vermelho, fundador do Grupo Só Angola; Mestre Caçador, Mestra Valéria, Mestra Ana Maria, Mestre Guaraná e Mestre Goiano, além de Mestre Matoso (TO) e Mestra Nani (BA).
Programação
A programação abre na sexta-feira (15/8), às 17h, com a grande roda de Capoeira Angola, seguida por shows do grupo Yabara Afro-Mandigue e dos Angoleiros do Samba Chula.
No sábado (16/8), as atividades começam cedo, com oficina de Capoeira Angola ministrada por Mestra Nani, vivência de Samba Chula com Mestre Ecinho e Mário Lamparelli, e a aguardada formatura de Mestra Marcinha, encerrando a noite com a grande roda de Samba Chula.
Já no domingo (17/8), mestres e mestras se reúnem para um bate-papo aberto ao público, em um momento de troca de saberes e histórias.
Símbolo da cultura popular brasileira, a Capoeira Angola é uma das manifestações culturais mais emblemáticas do país, profundamente enraizada em sua história e nas tradições afro-brasileiras.
“Mantê-la viva é essencial para preservar a memória e a identidade do nosso povo”, afirma Mestre Vermelho, ao enfatizar a importância do projeto.
“A Capoeira Angola é um dos grandes marcos da cultura popular afro-brasileira, e precisa ser difundida e preservada. Nosso objetivo é compartilhar saberes, fortalecer os laços comunitários e manter viva essa expressão de história, arte e resistência, por meio da prática da entrega e da musicalidade que caracterizam a Capoeira”, completa o Mestre.
Serviço: 14º Encontro Goiano de Capoeira Angola e Samba Chula | Goiânia
Quando: 15, 16 e 17 de agosto de 2025 (sexta a domingo)
Onde: Ponto de Cultura Buracão da Arte – Sede do Grupo Só Angola – Rua SR 78, Qd. 85, Lt. 16, Recanto das Minas Gerais
Mais informações: https://www.instagram.com/so.angola/
Atividades abertas ao público em geral