Rios, cachoeiras, lagos, cidades históricas, grutas, serras, parques… todos estes atrativos nós encontramos em nosso estado. Por isso, resolvemos listar 10 lugares turísticos em Goiás que você precisa conhecer.
São cidades e regiões de Goiás que merecem uma visita seja nas férias, em um feriado ou em apenas um dia, dependendo do tempo que você (e sua família e amigos) tiver disponível. O importante é que na lista de lugares turísticos de Goiás tem passeios para todos os gostos. Além disso, essa lista mostra que nosso estado tem paisagens maravilhosas que impressionam a todos!
Confira 10 lugares turísticos em Goiás para você conhecer
1. Cidade de Goiás
Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada no século XVII, durante o Ciclo do Ouro. Assim, é uma das principais cidades turísticas de Goiás e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Entre suas manifestações culturais o destaque é para a Semana Santa e para o Festival Internacional de Cinema (FICA). Além disso, em especial, para a Procissão do Fogaréu, que recebe visitantes de todo o País anualmente, na quinta-feira Santa.
A cidade de Goiás é o local de nascimento da poetisa Cora Coralina, que tem um museu em sua homenagem. O local é aberto à visitação e se localiza na casa onde Cora morou por muitos anos.
2. Pirenópolis
Pirenópolis, chamada de Piri por muitos, é uma das principais cidades turísticas de Goiás com lindos cenários históricos, dezenas de cachoeiras e com diversos restaurantes, que movimentam o local, que fica entre Goiânia e Brasília.
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Pirenópolis reúne um dos principais acervos patrimoniais do Brasil, que testemunhou o início da ocupação do território goiano. São casarões, ruas e igrejas de arquitetura colonial que compõem o conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico tombado pelo Iphan em 1990. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, por exemplo, é o maior e mais antigo monumento histórico do Centro-Oeste brasileiro, construída em 1727.
Como outras cidades que surgiram e enriqueceram com o ouro no século XVIII, a decadência da mineração impactou o crescimento do arraial, que posteriormente voltou-se para a agricultura e, atualmente, também tem pés fincados no turismo. Afinal, além de um belo centro histórico, a região da Serra dos Pirineus é repleta de belezas naturais e dezenas de cachoeiras.
3. Caldas Novas
Caldas Novas tem o maior manancial hidrotermal do mundo. Assim, possui um grande parque hoteleiro, com parques aquáticos e piscinas hidrotermais. Recebe anualmente mais de 2 milhões de turistas de todas as idades e, por isso, não podia ficar de fora da nossa lista de 10 lugares turísticos em Goiás.
Além das águas termais, o ecoturismo também é forte na região. A cidade se encontra às margens do lago da Represa de Corumbá. Ademais, possui o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com suas trilhas e cachoeiras.
Próximo da cidade se localiza o município de Rio Quente, famoso por sua pousada de renome nacional, e, claro, por ter águas termais.
4. Chapada dos Veadeiros
Com toda certeza um dos 10 lugares turísticos em Goiás que você deve conhecer, que é muito procurado para o ecoturismo e pelo clima de misticismo e espiritualidade. Assim, recebe turistas do mundo inteiro, que buscam as centenas de cachoeiras na região, como a Cachoeira dos Couros, e locais com vistas incríveis, como o Vale da Lua.
A principal cidade da região é Alto Paraíso e a 30km dali está a Vila de São Jorge, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que detém o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Nessas localidades encontram-se pousadas aconchegantes, spas, restaurantes (muitos deles vegetarianos), espaços místicos e templos.
5. Vale do Araguaia
O Vale do Araguaia é composto por sete municípios: Aragarças, Aruanã, Baliza, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia. Assim, durante a Temporada do Rio Araguaia (entre junho e setembro) recebe cerca de 1,5 milhão de turistas, que buscam, entre outros atrativos, pescar na região.
Aruanã, que fica a 314km de Goiânia, é uma das principais cidades turísticas de Goiás e a mais visitada do Vale do Araguaia, com hotéis e casas de hospedagem. Além disso, é possível acampar em diversos locais, nas margens do próprio Rio Araguaia e também do Rio Vermelho.
Outra cidade muito visitada é São Miguel do Araguaia, que fica a 483km da capital do estado. É o ponto de acesso para a Ilha do Bananal, que, apenas para você ter noção, é a maior ilha fluvial do mundo
6. Trindade
Chamada pelos goianos de “Capital da fé”, Trindade se localiza a 25 km de Goiânia e recebe fiéis durante todo o ano. O maior evento é a Romaria do Divino Pai Eterno, que é iniciada na última sexta-feira de junho de cada ano e se estende até o domingo da primeira semana de julho. Realizada há quase dois séculos, a romaria é considerada o segundo maior evento religioso do Brasil.
7. Formosa
Formosa é uma das cidades turísticas de Goiás com atrações de cair o queixo! Está localizada a 282 km de Goiânia e a 80 km de Brasília, nasceu ainda no século XVIII, como desdobramento da cidade de Luziânia. A cidade possui diversas cachoeiras, sendo o Salto do Itiquira a mais conhecida. Ela se localiza a 34km do centro de Formosa e possui uma queda de 168 m, um dos mais altos da América Latina.
Formosa ainda tem locais como o Poço Azul, o Lajedo, que forma grandes piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas e o Buraco das Araras, com aproximadamente 105 m de profundidade cada um. Além disso, possui 42 sítios arqueológicos catalogados pelo Iphan, destacando-se o Sitio Arqueológico do Bisnau e o Sítio Arqueológico da Lapa da Pedra, conhecido popularmente como Toca da Onça.
8. Terra Ronca
O Parque Estadual Terra Ronca, um dos lugares turísticos em Goiás, se localiza entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, e tem este nome devido ao “ronco” das águas no interior de suas cavernas. Localizado a 600 km de Goiânia e a 400 km de Brasília, o local é cercado de Cerrado, com trilhas, rios e cachoeiras. Assim, é um cenário muito chamativo para o ecoturismo.
O interior das cavernas do Parque foi esculpido por rios subterrâneos durante mais de 600 milhões de anos. Dessa maneira, os desenhos das rochas foram formados a partir do gotejamento no teto. As cavernas mais visitadas do local são Terra Ronca, Angélica, São Mateus, São Bernardo, São Vicente e Lapa do Bezerra. Você pode saber mais sobre este lugar incrível AQUI!
9. Mineiros
A cidade de Mineiros se localiza no sudoeste goiano e fica a 420 km de Goiânia e a 650 km de Brasília. Boa parte do Parque Nacional das Emas se encontra na região, representando um de seus destaques. Por isso, Mineiros se enquadra como uma das cidades turísticas de Goiás.
Para quem gosta de cachoeira, a cidade e a região chamam muita atenção, já que possui 120 quedas d’água catalogadas. Além disso, possui uma grande diversidade de fauna e flora, e conta com grutas e lindas piscinas naturais. Outra atração é o morro da Pedra Aparada, um imponente sítio ecológico na cidade.
10. Cristalina
Cristalina se localiza a aproximadamente 180km de Goiânia e é um dos lugares turísticos em Goiás, já que é considerada por muitos místicos como o ponto de equilíbrio do mundo pelo magnetismo de seu solo.
Além dos cristais, a cidade conta com outros atrativos, como turismo ecológico e o Lago dos Cristais, que chama muita atenção pela sua cor, um azul maravilhoso. Outro ponto que vale a visita é a Pedra Chapéu do Sol, um enorme bloco de Quartzito que pesa mais de 340 toneladas. Assim, ela está equilibrada há milhões de anos em uma base de pouco mais de um metro quadrado.