O Plano de Requalificação do Centro de Goiânia está previsto para ser lançado no dia 24 de outubro, data em que a capital goiana completa 90 anos de fundação, afirmou o prefeito Rogério na última quarta-feira (18/10).
A proposta, que também é chamada de “Um Centro Vivo, um Centro para todos”, tem objetivo, de acordo com a a prefeitura, de tornar a região “um espaço público atraente para novas empresas, retorno das pessoas como centro de compras e de lazer e cultura, com a retomada das atividades esportivas”.
O projeto também deve incluir, ainda segundo a prefeitura, projetos de melhoria da mobilidade, reforço na segurança e a preservação do acervo Art Déco, formado por prédios ao redor da Praça Cívica, um marco histórico da construção de Goiânia.
Incentivos no Centro de Goiânia
Dos incentivos fiscais para a Região Central da Capital, o prefeito Rogério Cruz destacou pontos como a isenção do IPTU, por mais de 15 anos, mais isenção de ITBI para aquisição de imóveis para fins de estacionamento.
Além disso, isenção de 100% do IPTU por três anos, e 40% por mais dois anos para imóveis comerciais que readequarem fachadas e engenhos publicitários.
Os incentivos também alcançam a isenção de 100% do IPTU para imóveis que passarem por retrofit e 40% por mais três anos. Isenção de 100% do IPTU por cinco anos, e 60% por dez anos para novos imóveis residenciais.
Também isenção de 100% do IPTU por oito anos e 60% por mais 13 anos para imóveis que passarem por retrofit; e ainda isenção total de ITBI e isenção de taxas.
O termo retrofit é adotado pelo mercado para se referir a projetos e obras com o objetivo de dar nova vida a edificações e prédios antigos. Dessa forma, são intervenções que visam à repaginação de fachadas de prédios.
A revitalização do Bosque dos Buritis, também está incluída no projeto, além de tratativas sobre o Jóquei Clube e mercados municipais.
A prefeitura de Goiânia afirma que o projeto foi elaborado após “reuniões periódicas” promovidas pela administração municipal com representantes do Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás (FEE), em que foram debatidos eixos temáticos e ações prioritárias no processo de revitalização da região.
Segurança
Para além das mudanças estruturais do Centro de Goiânia, o prefeito Rogério destacou o papel da Guarda Civil Metropolitana na garantia da segurança na região.
“Nossos agentes reforçaram o policiamento no local e isso deve ser permanente”, afirmou. “Queremos que o Centro seja atrativo, dia e noite, com comércios abertos, pessoas circulando, e vida cultural pujante”, pontuou.
Uma das medidas já tomadas é o projeto “GCM Presente”, desenvolvido pela GCM, que visa combater a criminalidade e oferecer mais segurança à população nos espaços públicos.