Goiânia recebe, até esta quinta-feira (27/4), o projeto nacional A Incrível Máquina de Livros. Assim, a ação acontece das 9h às 17h, no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, no Jardim Goiás. A realização é da prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
O projeto é uma iniciativa da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e patrocínio da Colgate-Palmolive, via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
O objetivo do projeto é estimular a leitura e a formação de leitores, atraindo a atenção do público pelo viés do lúdico e da imaginação.
Em 2023, a iniciativa começou pelo Brasil em Franca (SP), e já passou por Uberlândia (MG). Agora, chega a Goiânia e segue para outras cidades como Alto Paraíso (GO), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Natal (RN).
O projeto A Incrível Máquina de Livros busca incluir capitais, bem como médias e pequenas cidades do país. Nas viagens de anos anteriores (2018, 2019 e 2021), alcançou leitores em 34 municípios de 16 estados brasileiros. Desse modo, percorreu mais de 29 mil quilômetros e promovendo a troca de cerca de 80 mil livros.
Troca de livros
A Incrível Máquina de Livros estará estacionada na Casa de Vidro. Quem for ao local pode levar um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), inserir na máquina e apertar um dos dois botões disponíveis: adulto ou infantil. Automaticamente, o livro “se transforma” em outro, que o participante poderá levar para casa.
Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até no máximo três livros. A máquina tem capacidade para transformar mil livros por dia. Não são aceitos livros didáticos e livros técnicos, e os livros transformados podem ser novos ou usados.
São centenas de títulos disponíveis na máquina, como clássicos da literatura mundial e brasileira de autores como Machado de Assis, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.
Há, também, livros presentes nas listas de mais vendidos, escritores infantis de sucesso como Eva Furnari, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Daniel Munduruku e Mauricio de Sousa.
Além disso, de obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti, como a escritora Sueli Carneiro, homenageada pela premiação em 2022, Conceição Evaristo e Itamar Vieira Junior.
Serviço: Goiânia recebe projeto nacional A Incrível Máquina de Livros
Quando: Até quinta-feira (27/4)
Horário: Das 9h às 17h
Onde: Casa de Vidro – Avenida Jamel Cecílio – Jardim Goiás