Goiânia recebe, a partir do dia 27 de outubro, a exposição inédita As Matérias Vivas de Antônio Poteiro: Barro, Cor e Poesia, do Artista Antônio Poteiro. Assim, a mostra acontece no Centro Cultural Octo Marques, com entrada gratuita, foi prorrogada até o dia 3 de dezembro. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Excepcionalmente, o Centro Cultural Octo Marques estará aberto no sábado para receber o último dia da exposição. No sábado dia (3/12), quando funcionará excepcionalmente, a exposição terá uma visita guiada comentada pelo curador da mostra, Divino Sobral, às 15h.
A obra de Antônio Poteiro é marcada por um traço autobiográfico. Dessa maneira, traz as memórias de homem simples, que viveu próximo à natureza, à cultura e às religiosidades populares.
Com curadoria de Divino Sobral e produção de Malu da Cunha, a exposição As Matérias Vivas de Antônio Poteiro: Barro, Cor e Poesia reúne diversas obras do artista, em comemoração ao seu 97º aniversário. Além disso, agrega obras de seu pai, Américo Batista de Souza e de seu filho, Américo Batista de Souza Neto.
Mais sobre o artista
Poteiro é um dos mais significativos artistas da história brasileira. Ademais, é um dos maiores nomes das artes plásticas do país. Radicado em Goiás, o artista é atualmente o maior expoente da arte naïf brasileira.
A mostra, além de manter viva parte importante da tradição e história da arte goiana, une trabalhos de três gerações. Dessa forma, a exposição em Goiânia oferece ao público a oportunidade de ver como a arte de Antônio Poteiro é herdeira. Além disso, continuadora e transformadora da tradição ancestral presente em sua família, originada na região que há séculos é conhecida pela cerâmica.
A exposição inédita de Poteiro em Goiânia é realizada pela Enel Distribuição Goiás, por meio do Programa Goyazes de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult Goiás).
Serviço: Exposição As Matérias Vivas de Antônio Poteiro: Barro, cor e poesia
Abertura: 26 de outubro, às 19h
Permanência da exposição: 27 de outubro a 3 de dezembro de 2022 | Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h | Excepcionalmente aberta no sábado (3/12)
Onde: Centro Cultural Octo Marques – Rua 4, nº 515 – Centro (Sobreloja do Edifício Parthenon Center)
Entrada: Gratuita
Curador: Divino Sobral
Produção: Malu da Cunha
Coordenação: Instituto Antonio Poteiro