Goiânia tem, nesta quarta-feira (1/9), mais uma rodada de testagem de antígeno da população para Covid-19. Assim, a previsão é que sejam realizados mais de 3 mil testes em três diferentes regiões da capital. Os testes acontecem das 8h às 16h, por agendamento, que é feito no site. Segundo dados da Secretaria de Saúde (SMS), na última semana foram realizados mais de 5,2 mil testes, com taxa de positividade em 5,6%.
As vagas para estão abertas desde as 12h desta terça-feira (24/8). Dessa maneira, após agendar, basta comparecer no local de onde foi agendado o teste no horário marcado. A testagem de antígeno contra a Covid-19 em Goiânia acontece no Centro de Convenções e Eventos da UFG, no Campus II. Além disso, também serão realizados testes no CEPAL Jardim América, na Praça C108, no Jardim América, e a na Associação de Moradores da Vila União.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), os testes são realizados em pessoas a partir de 5 anos. Dessa forma, a testagem tem como objetivo promover o isolamento social de quem tem resultado positivo para Covid-19, mas não apresenta sintomas. Assim, seria possível identificar pessoas assintomáticas e tentar quebrar a corrente de transmissão no município.
“O teste de antígeno consegue nos ajudar no mapeamento de casos da Covid-19, e assim, garantir o isolamento deles para quebrar a cadeia de transmissão. Mesmo com o avanço da vacinação, é necessário continuar monitorando o desenvolvimento da doença no município”, afirma o titular da SMS, Durval Pedroso.
Para realizar o teste, que fica pronto em cerca de 20 minutos, é necessário fazer o agendamento pelo link disponível no site da prefeitura de Goiânia.